INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA "IMAGINE BRAZIL".

O renomado crítico Hans Ulrich Obrist, curador da Serpentine Galleries, que já realizou projetos no País, como a exposição na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (2012), e foi considerado pela revista Art Review o homem mais poderoso nas artes em 2009, Gunnar Kvaran, diretor do Museu Astrup Fearnly (em Oslo), um dos maiores acervos de arte contemporânea do mundo, e Thierry Raspail, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon e da Bienal de Lyon, são os curadores de Imagine Brazil.

Ao longo dos últimos cinco anos, o trio tem vindo ao país e mantém contato com a cena artística nacional por meio de encontros e visitas a museus, instituições, universidades, exposições, ateliês de artistas, galerias etc. A partir desta pesquisa e com o intuito de desenhar um panorama contemporâneo da arte brasileira, os curadores conceberam esta exposição. Imagine Brazil reúne 14 jovens artistas emergentes que, baseados em trabalhos conceituais, têm mergulhado em múltiplas possibilidades de suporte como pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos e música, utilizando várias linguagens.

Para situar suas obras num contexto histórico, a cada um dos participantes foi solicitado escolher um artista mais velho considerado importante na cena artística contemporânea e para seu respectivo trabalho, a fim de se construir uma exposição dentro da exposição.

Imagine Brazil, que nasceu em Oslo (museu Astrup Fearnly), passou por Lyon (MAC) e Doha, curiosamente, reúne entre os jovens (pós 2000), artistas brasileiros que se formaram participando de residências, exposições e mesmo de bienais fora do Brasil, portanto uma geração altamente internacionalizada. Segundo os curadores, o que particularmente chamou a atenção dos três, foi a quantidade de artistas jovens que se distanciou da tradição modernista, não trabalhando mais conforme os paradigmas estéticos formais, mas que questiona e desconstrói esta herança. “Eles estão inventando novos códigos e procedimentos numa narrativa conceitual com grande abrangência de temas, numa tentativa de reexaminar a complexa história da arte e a dolorosa história de seu país, assim como destacam as tensões e desigualdades social e econômica que os afligem”.

Entre os jovens artistas (e seus convidados) estão: Deyson Gilbert (Montez Magno); Rodrigo Matheus (Fernanda Gomes); Adriano Costa (Tunga); Mayana Redin (Milton Machado); Jonathas de Andrade (Caetano Veloso); Rodrigo Cass (Rivane Neuesnschwander); Paulo Nazareth (JBorges); Sofia Borges (Maria Martins); Cinthia Marcelle (Pedro Moraleida); Sara Ramo (Cildo Meireles); Marcellvs L (Arrigo Barnabé); Gustavo Speridião (Carlos Zílio) Paulo Nimer Pjota (Adriana Varejão); Thiago Martins de Melo (Tunga).

Exposição: Imagine Brazil
Inauguração: dia 12 de março, às 20h
Até: 03 de maio de 2015
De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

 

Compartilhar:
Notícias - 17/11/2016

Artigo Rio Art Fair abre quarta edição em shopping de luxo

A ARTIGO Rio Art Fair abre sua quarta edição, para um novo público no Rio de Janeiro, que acontece na …

Notícias - 19/08/2015

MAM Rio encerra a série de homenagens ao centenário de Iberê Camargo

Iberê Camargo: um trágico nos trópicos, exposição que abriu as homenagens ao centenário do artista no CCBB/SP, em maio de …

Notícias - 15/11/2018

Bienal de Curitiba realiza mostra de videoarte em ônibus e terminais

A abertura da Bienal de Curitiba 2018 |25 Anos no Museu Municipal de Arte (MuMa) acontece na terça-feira, 20 de …

Notícias - 19/10/2017

Em imagens: Steve MCcurry além da menina dos olhos verdes

Internacionalmente conhecido desde que sua foto icônica de uma garota afegã do campo de refugiados Nasir Bagh no Paquistão foi capa da …

Notícias - 24/01/2019

Gerhard Richter sente-se "abusado" pela indicação ao Oscar e midia internacional reprova filme

O filme baseado na vida de Richter, Never Look Away, foi indicado para dois Oscars, melhor filme em língua estrangeira …

Notícias - 27/10/2016

Feiras de Arte em imagens: ArtBO, Paris Photo e Accessible Art Fair

ARTBO Feira Internacional de arte de Bogotá 2016

A décima segunda edição da ArtBO traz 74 galerias internacionais para Bogotá, na …

Notícias - 26/05/2016

Vem aí ArtBasel 2016

A Art Basel retorna para a sua 47 ª edição europeia de 16 a 19 junho com um lineup de …

Notícias - 08/12/2016

Design Museum de Londres reabre em deslumbrante novo edifício

O Design Museum em Londres reabriu recentemente em uma nova instalação, cortesia de John Pawson , OMA e Allies and Morrison . O co-diretora …

Notícias - 12/10/2015

Crise na Bienal do Mercosul: curadores renunciam e mostra se reduz

A 10ª Bienal do Mercosul está em crise profunda. A equipe curatorial, composta pelo historiador e crítico de arte Gaudêncio …

Notícias - 24/08/2017

Primeiro espaço dedicado aos cartazes abre em Nova York

Uma nova instituição cultural quer que você leve mais a sério sua decoração favorita de dormitório. A House Poster, o primeiro …

Notícias - 23/01/2015

MAC de Niterói debate Direitos Autorais nas Artes Plásticas

O primeiro “Museu Fórum” do ano vai debater um assunto que está muito em pauta: Direitos Autorais nas Artes Plásticas. …

Notícias - 01/06/2017

Olafur Eliasson em imagens incríveis

Uma exposição de obras do aclamado artista Olafur Eliasson abrirá no Musée d’art contemporain de Montréal de 21 de junho a 9 de …