INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA "IMAGINE BRAZIL".

O renomado crítico Hans Ulrich Obrist, curador da Serpentine Galleries, que já realizou projetos no País, como a exposição na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi (2012), e foi considerado pela revista Art Review o homem mais poderoso nas artes em 2009, Gunnar Kvaran, diretor do Museu Astrup Fearnly (em Oslo), um dos maiores acervos de arte contemporânea do mundo, e Thierry Raspail, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon e da Bienal de Lyon, são os curadores de Imagine Brazil.

Ao longo dos últimos cinco anos, o trio tem vindo ao país e mantém contato com a cena artística nacional por meio de encontros e visitas a museus, instituições, universidades, exposições, ateliês de artistas, galerias etc. A partir desta pesquisa e com o intuito de desenhar um panorama contemporâneo da arte brasileira, os curadores conceberam esta exposição. Imagine Brazil reúne 14 jovens artistas emergentes que, baseados em trabalhos conceituais, têm mergulhado em múltiplas possibilidades de suporte como pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos e música, utilizando várias linguagens.

Para situar suas obras num contexto histórico, a cada um dos participantes foi solicitado escolher um artista mais velho considerado importante na cena artística contemporânea e para seu respectivo trabalho, a fim de se construir uma exposição dentro da exposição.

Imagine Brazil, que nasceu em Oslo (museu Astrup Fearnly), passou por Lyon (MAC) e Doha, curiosamente, reúne entre os jovens (pós 2000), artistas brasileiros que se formaram participando de residências, exposições e mesmo de bienais fora do Brasil, portanto uma geração altamente internacionalizada. Segundo os curadores, o que particularmente chamou a atenção dos três, foi a quantidade de artistas jovens que se distanciou da tradição modernista, não trabalhando mais conforme os paradigmas estéticos formais, mas que questiona e desconstrói esta herança. “Eles estão inventando novos códigos e procedimentos numa narrativa conceitual com grande abrangência de temas, numa tentativa de reexaminar a complexa história da arte e a dolorosa história de seu país, assim como destacam as tensões e desigualdades social e econômica que os afligem”.

Entre os jovens artistas (e seus convidados) estão: Deyson Gilbert (Montez Magno); Rodrigo Matheus (Fernanda Gomes); Adriano Costa (Tunga); Mayana Redin (Milton Machado); Jonathas de Andrade (Caetano Veloso); Rodrigo Cass (Rivane Neuesnschwander); Paulo Nazareth (JBorges); Sofia Borges (Maria Martins); Cinthia Marcelle (Pedro Moraleida); Sara Ramo (Cildo Meireles); Marcellvs L (Arrigo Barnabé); Gustavo Speridião (Carlos Zílio) Paulo Nimer Pjota (Adriana Varejão); Thiago Martins de Melo (Tunga).

Exposição: Imagine Brazil
Inauguração: dia 12 de março, às 20h
Até: 03 de maio de 2015
De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

 

Compartilhar:
Notícias - 17/08/2017

Yayoi Kusama abrirá seu próprio museu em Tóquio

Yayoi Kusama anunciou através de seu site que abrirá um museu dedicado a seu trabalho em Tóquio no dia 1 de …

Notícias - 22/09/2016

Mais Performance por favor. Oi Futuro é ocupado com performances e exposições

O Oi Futuro Ipanema no Rio de Janeiro abre o Festival Mais Performance que apresenta trabalhos de 10 artistas nacionais …

Notícias - 13/04/2017

Art Berlin: Negociações para uma nova feira na capital alemã

Art Cologne, principal feira de arte da Alemanha, está em discussões com Abc Art Berlim Contemporânea para estabelecer uma nova …

Notas - 03/09/2015

Projeto Latitude lança a 4a Pesquisa Setorial Latitude

O Projeto Latitude lança no dia 3 de setembro de 2015 os resultados da 4a Pesquisa Setorial Latitude, conduzida pela …

Notícias - 08/03/2018

Compradores inadimplentes em leilões tornam-se cada vez mais comuns

O dealer americano Anatole Shagalov se envolveu em casos legais que revelam problemas de compra de arte com empréstimos.
Uma série …

Notícias - 07/12/2017

Nova pesquisa diz que obras de arte tristes vendem 35% menos do que obras mais felizes

Os autores da pesquisa estudaram preços de 10.000 pinturas de 33 artistas impressionistas franceses.

Também pesquisou 2.000 pinturas de 15 artistas …

Notícias - 12/03/2015

OBRAS-PRIMAS DE PICASSO E OUTROS GRANDES NOMES DO MODERNISMO ESPANHOL CHEGAM AO CCBB

Em parceria com uma das mais destacadas instituições dedicadas à arte moderna, o Museo Reina Sofía, de Madri, Espanha, o …

Notícias - 09/05/2015

TRANSBORDA Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea

Já estão abertas as inscrições para o TRANSBORDA Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea, que tem como objetivo fomentar e …

Notícias - 14/05/2015

FRIEZE 2015

A feira de arte Frieze NY que começa dia 14 e vai até o domingo, 17 de maio, tem a …

Notícias - 15/02/2018

Um desenho perdido de Klimt acabou em um armário do ex-secretário de museu

Um desenho de Gustav Klimt que desapareceu de um museu austríaco surgiu no armário de um recém-falecido ex-secretário da instituição. …

Notícias - 15/09/2016

Netos de musa de Matisse processam National Gallery para recuperação de retrato "roubado"

National Gallery de Londres está sendo processado pelos netos de musa de Matisse sobre uma pintura em que eles afirmam …

Notícias - 15/08/2015

Festa da revista Amarello levanta Parque Lage

Parece que foi ontem, mas já se vão quase seis anos que o primeiro número da revista Amarello e seu …