Instituto Moreira Salles e Fundação Biblioteca Nacional inauguram novo portal

No dia 17 de abril, às 11h, acontece o lançamento do portal Brasiliana fotográfica, uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, dedicado a promover a fotografia brasileira, além de contribuir e promover a discussão sobre a preservação do patrimônio fotográfico digital.

Inicialmente, o portal disponibilizará 2.000 fotografias selecionadas dos acervos das duas instituições. Do IMS, destacam-se as coleções Mestres do Século XIX, Coleção Gilberto Ferrez, Coleção Brascan 100 Anos no Brasil, Coleção Pedro Corrêa do Lago e Coleção Dom João de Orleans e Bragança. Da Biblioteca Nacional, estarão disponíveis conjuntos como a Coleção D. Teresa Cristina Maria (registrada no Programa Memória do Mundo da Unesco como Patrimônio da Humanidade), álbuns contendo retratos de artistas brasileiros e estrangeiros, colotipias de A. Ribeiro e estereogramas de Revert Henrique Klumb.

No endereço http://brasilianafotografica.bn.br, os usuários poderão pesquisar as imagens, salvar suas pesquisas e compartilhá-las nas redes sociais. A cada semana, novas galerias de imagens serão destacadas e, periodicamente, curadores convidados farão comentários e reflexões sobre as fotografias escolhidas.

O projeto visa dar uma atenção aos arquivos digitais, que, muitas vezes, acabam por se perder pela falta de medidas que assegurem sua durabilidade. Joaquim Marçal, coordenador do projeto Brasiliana Fotográfica Digital e pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, ressalta que “o portal Brasiliana Fotográfica pretende contribuir para a conscientização de todos acerca dessas questões, apontando para as diretrizes e as melhores práticas, visando a contribuir para a preservação do nosso patrimônio fotográfico digital.”

Compartilhar:
Notícias - 14/02/2016

Claudia Jaguaribe em Basel

Até 21 de março, a Fundação Brasilea apresentará obras da artista brasileira Claudia Jaguaribe (Capa da edição n.43 da revista …

Notícias - 19/01/2017

Vem aí a 1ª BIENALSUR

A 1ª BIENALSUR, cujo processo teve início em dezembro de 2015 e não conta com um curador geral acontecerá no …

Notícias - 23/02/2017

ArcoMADRID 2017 em imagens

Por Sylvia Carolinne

Com abertura no dia 22/2, a 36ª edição da ARCO Madrid surpreende por trazer um excelente grupo de …

Notícias - 25/02/2015

Conheça os cursos livres da EAV Parque Lage em 2015

Cursos teóricos com leitura de textos e imagens, e análise de projetos em: Teorias da arte, Abstracionismo, Arte brasileira, Arte …

Notícias - 15/02/2018

Arquitetura: Conheça o edifício mais sombrio do mundo

Além de testemunhar os feitos do atletismo, os visitantes dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, Coréia do Sul, terão …

Notícias - 31/08/2018

Dasartes lança campanha para escolha da capa #CapaDasartes76

Repetindo o sucesso de 2017, a Dasartes relança a campanha para escolha da capa de sua edição de setembro de …

Notícias - 13/10/2014

Gerhard Richter na Marian Goodman de Londres

“A globalização torna ao mesmo tempo tudo fragmentado e próximo”, disse Gerhard Richter em entrevista ao Guardian. Falta quietude no …

Notícias - 29/01/2015

Projeto Permanências e Destruições ocupa diferentes áreas da cidade do Rio de Janeiro.

A destruição como condição de reconfiguração espacial. Foi a partir dessa ideia que o curador João Paulo Quintella criou o …

Notas - 30/04/2015

MCM Gallery abre em São Paulo

São Paulo ganha mais um espaço dedicado às artes plásticas. A MCM Gallery, dos sócios Maria Claudia Mastrangello, Matheus Bulhões …

Notícias - 03/02/2015

O Prêmio Brasil Fotografia 2014 apresenta exposição dos premiados até março, em São Paulo.

O Prêmio Brasil Fotografia 2014 anunciou os nomes dos fotógrafos premiados: • Prêmio Aquisição / Prêmio Brasil Fotografia Especial: JR …

Notícias - 18/04/2018

Dasartes vence o prêmio ABCA na categoria difusão das artes visuais

Prestes a completar 10 anos, em 2018, e firmar-se como a revista de artes visuais mais longeva da história do …

Notícias - 10/05/2018

Grupo ativista quer esculpir uma escultura de gelo de Donald Trump

O grupo ativista finlandês Melting Ice espera esculpir uma escultura de gelo de 35 metros de altura de Donald Trump …