Inhotim é evacuado por rompimento de barragem em Brumadinho

O Parque Inhotim determinou na tarde desta sexta-feira (25) o fechamento emergencial após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte.

A assessoria de imprensa do Instituto Inhotim informou ao jornal “O Globo” que o parque está fechado e obedece à orientação do Corpo de Bombeiros para uma evacuação de emergência.

Também em um comunicado em suas redes sociais, nesta tarde, o Instituto Inhotim informa que o parque não foi atingido e o evacuamento foi determinado por total segurança dos visitantes. O parque também não abrirá neste sábado e domingo.

Segundo o jornal local em.com.br, a barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana, rompeu-se no fim da manhã desta sexta-feira (25). A barragem pertence à Vale. Prefeituras de cidades próximas ao Rio Paraopeba alertam os moradores que se mantenham longe do curso d’água.

Helicóptero e viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local para resgatar vítimas.

Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros de Contagem, que atende o município, há vítimas e várias viaturas foram enviadas ao local, além de um helicóptero. Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mineradora informou que apenas a área interna foi atingida.

Em nota, a Vale confirmou o rompimento da barragem. Há indicações de que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Os assessores informam que ainda não há confirmação sobre feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, acrescentam.

Uma jovem moradora de Nova Lima, e 17 anos, informou que o pai dela “escapou de morrer” no rompimento da barragem em Brumadinho. “Agora estamos tranquilos porque meu pai entrou em contato com a minha mãe e disse que está tudo bem”, informou a adolescente. “Ela informou que o pai trabalha há muitos anos na mina como técnico, mas ela não soube dar mais detalhes sobre vítimas.

Por volta de 13h30, a Prefeitura de Brumadinho alertou em redes sociais para a população da cidade manter distância do lei do Rio Paraopeba.

A Prefeitura de Juatuba, cidade vizinha de Brumadinho, também emitiu um alerta na tarde desta sexta-feira. A administração direcionou o aviso aos moradores do Bairro Francelinos, que beira o Rio Paraopeba. A Defesa Civil de Juatuba e o Conselho Municipal De Desenvolvimento Ambiental (Codema) estão no local solicitando a retirada e máxima atenção da população, pois ainda não se sabe a gravidade do desastre.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) enviou na tarde desta sexta-feira a Brumadinho uma equipe com quatro pessoas, que vão fazer levantamento sobre o licenciamento ambiental e tomar outras providências após o rompimento da Barragem Córrego dos Feijões, da mineradora Vale. A equipe inclui dos técnicos do Núcleo de Emergências Ambientais e mais duas da Fundação Estação do Meio Ambiente.

Há informações de que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) colocou a Defesa Civil da capital à total disposição do posto de comando que deve ser montado na região de Brumadinho. O órgão consegue informou que pode colocar até 70 agentes disponíveis no local. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas, que já coordenou o órgão em BH, também está se deslocando de Maceió (AL) para Brumadinho.

Fonte: em.com.br.

Compartilhar:
Notas - 28/07/2015

Arte na Favela

O Coletivo Z.O Team e o grafiteiro Wark Rocinha participarão nos dois próximos fins de semana do Circuito Favela Criativa, …

Notícias - 03/02/2016

Novo projeto do MASP dialoga com o espaço comum e o lazer no museu

De 17 de março a 31 de julho de 2016, o MASP apresenta o projeto de arte contemporânea Playgrounds, que …

Notícias - 26/04/2015

Prêmio Marcantonio Vilaça anuncia vencedores

Em cerimônia no MAC-USP, foram anunciados os vencedores do Prêmio Marcantônio Vilaça: após nomear 30 finalistas, o prêmio foi dado …

Notícias - 13/09/2018

Urs Fischer transforma colecionadora em uma vela de cera gigante e depois a queima

Urs Fischer está queimando o mundo da arte até o chão – de novo.

Na galeria Davies Street de Gagosian, em …

Notícias - 15/12/2014

Com curadoria de Daniela Name, a galeria Mercedes Viegas inaugura a coletiva "20".

Com curadoria de Daniela Name, a mostra reúne artistas que fizeram parte da história da galeria e da marchand, que …

Notícias - 07/12/2016

Helen Marten vence Prêmio Turner 2016

Helen Marten é a vencedora do Prêmio Turner 2016. A artista baseada em Londres ganhou o valor de £ 25,000, cerca de R$ …

Notícias - 21/07/2014

REFLEXÕES SOBRE “BAIXA A BOLA”

O homem é o lobo do futebol. Hobbes uma vez declarou que, da mesma forma que o mal tempo não …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Iberê Camargo tem novo Superintendente

Emilio Kalil assume a gestão executiva da Instituição para dar continuidade ao processo de reposicionamento de governança e programação artística

A …

Notícias - 13/01/2019

Governador do Rio de Janeiro ordena fechamento de exposição na Casa França-Brasil

A exposição Literatura Exposta, inaugurada na Casa França-Brasil no dia 4 de dezembro de 2018, tinha seu encerramento previsto para …

Notícias - 31/03/2014

Abertura da exposição de Daniel Arsham

Abertura da exposição de Daniel Arsham na Baró G… Carolina Krieger

Notícias - 15/08/2015

Festa da revista Amarello levanta Parque Lage

Parece que foi ontem, mas já se vão quase seis anos que o primeiro número da revista Amarello e seu …

Notícias - 14/12/2017

Pintura de Balthus causa polêmica no Metropolitan de Nova York com petição para censura

Via Irish Times

Uma das conversas, realizada no rescaldo do escândalo de acusações de assédio do diretor de cinema Harvey Weinstein, …