Índia está construindo a estátua mais alta do mundo

Por três anos, trabalhadores em Gujarat, na Índia, construíram uma estátua maciça do primeiro vice-primeiro ministro do país, o combatente pela liberdade Sardar Vallabhbai Patel. A figura de aço e bronze, batizada de Estátua da Unidade, foi projetada para se erguer cerca de 182 metros de altura, ou duas vezes a altura da Estátua da Liberdade. Após a conclusão, representará a estátua mais alta do mundo.

O projeto foi concebido há quase uma década pelo primeiro-ministro Nahendra Modi, que era então o ministro-chefe de Gujarat. A figura, projetada para parecer estóica, com a cabeça erguida e os braços ao lado do corpo, é a visão do escultor indiano Ram V. Sutar. Seu projeto e construção agora estão sendo realizados por um consórcio de várias empresas que inclui a Michael Graves Architecture & Design (MGA & D) e a Turner Construction, que anteriormente desenvolveram o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. O Custo total do projeto: 2.989 milhões de rúpias, ou US$ 460 milhões.

Em fevereiro, a MGA & D anunciou que a equipe havia atingido um grande marco no processo de construção, com a conclusão do principal suporte estrutural da estátua de núcleos de concreto gêmeos. Construído em torno destes serão andaimes de aço, para servir como um sistema de suporte para a superfície mais externa da estátua, que consistirá de uma série de painéis de bronze fundido.

A estátua mais alta do mundo é o Buda do Templo da Primavera em Henan, na China, que será cerca de 30 metros menor que esta nova estátua terminada. Bater esse recorde, claro, não é um feito simples. Além de sua altura, o projeto de Sutar propunha um desafio logístico único. A estátua deve aparecer como se estivesse “caminhando sobre a água”, como disse o diretor associado da MGA & D, James Wisniewski. O local fica na ilha de Sadhu-Bet, um afloramento rochoso no meio do leito do rio Naramada, e a equipe teve que projetar e reforçá-lo de uma maneira que integrasse a base da escultura com o corpo de água ao redor.

“O objetivo era criar um afloramento de rocha naturalista que se fundisse suavemente com a linha de água, e isso foi muito bem-sucedido”, disse Wisniewski.

Também sob a responsabilidade da equipe de construção, há um amplo complexo de edifícios para suplementar a imponente estátua. Estes incluem um museu dedicado a Patel, restaurantes, um hotel e um centro de boas-vindas.

Compartilhar:
Notícias - 08/06/2017

Coleção dos Rockefeller's será leiloado pela Christie's em 2018

A Christie’s está a frente da coleção pessoal de Peggy e David Rockefeller, e venderá em uma série de leilõs …

Notícias - 12/03/2016

OBRAS-PRIMAS DE PICASSO E OUTROS GRANDES NOMES DO MODERNISMO ESPANHOL CHEGAM AO CCBB

Em parceria com uma das mais destacadas instituições dedicadas à arte moderna, o Museo Reina Sofía, de Madri, Espanha, o …

Notícias - 09/12/2014

Ação conjunta reúne galerias de Porto Alegre com programação especial

Gallery Night Poa é uma ação conjunta das galerias de arte de Porto Alegre que oferece ao público três noites …

Notícias - 19/05/2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição do artista José Bechara

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 24 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na sala 06, a exposição “Nos intervalos …

Notícias - 02/03/2016

Jac Leirner no jardim da White Cube

A exposição “Junkie” da artista brasileira Jac Leirner explora o tema da dependência pessoal. Leirner criou séries fotográficas e esculturais, …

Notícias - 01/07/2016

ArtRio vem aí

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notícias - 01/02/2018

Entrevista com Guerrilla Girls

Últimos dias para conferir a mostra “Guerrilla Girls: Gráfica, 1985-2017” no MASP, em cartaz até 14 de fevereiro.

A Dasartes esteve …

Notícias - 09/06/2016

Volpi em Londres

A exposição

Volpi: nos cruzamentos da arte moderna brasileira

Com curadoria do historiador de arte e crítico anglo-brasileiro Michael Asbury, a galeria …

Notas - 05/05/2016

Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) chega ao Brasil

A Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) convida para o lançamento do seu centro educacional, que oferecerá formação nas disciplinas …

Notícias - 16/11/2018

Carmen Herrera bate recorde de vendas pela Phillips

Na noite de vendas de Arte Contemporânea e Século 20 da Phillips, ontem, em Nova York, apenas dez lotes não …

Notícias - 03/06/2015

Morre o colecionador Jean Boghici

Quando o MAR – Museu de Arte do Rio foi aberto, em 2013, uma das primeiras exposições foi “O Colecionador …

Notícias - 25/08/2015

OiR aposta na interatividade com o público em sua 2ª edição

Três anos depois de transformar o Rio de Janeiro em um imenso museu a céu aberto, ao ocupar diferentes pontos …