Incêndio em galeria do Chelsea fecha temporariamente galerias de arte adjacentes

Paula Cooper, a antiga vendedora que ajudou a fazer do Chelsea um destino de referência para galerias em Nova York, ficou surpresa quando sentiu cheiro de fumaça em seu caminho para o trabalho na manhã do dia 10/7. “Havia muita fumaça na Rua 22 – achei que foi o vento soprando”, disse ela. “Todo mundo estava pra fora.”

Como relatado pela primeira vez pelo New York Post , um incêndio de causa desconhecida começou no segundo andar de 521 W. 21 St. um pouco antes do meio dia. O incêndio afetou o espaço de armazenamento de Paula Cooper, embora o quanto tenha afetado o local será uma questão de avaliação adicional. “O chefe de bombeiros está aqui tentando determinar o que causou o incêndio”, disse Cooper quando chegou por volta das 4:30 da tarde. “Começou esta manhã e foi contido. Ninguém se feriu, felizmente, e não se espalhou. Estava contido em nossa sala de armazenamento. O corpo de bombeiros foi ótimo. As pessoas sentiram cheiro de fumaça e ligaram.”

Steve Henry, diretor sênior da galeria, disse: “As obras na galeria não foram ameaçadas ou danificadas. Foram as obras guardadas nos fundos. Todos os trabalhos têm que ser retirados e inspecionados, então uma equipe de conservação está chegando amanhã.”

Perguntado sobre a possível destruição, Cooper disse: “Tenho certeza de que houve algum dano, definitivamente”. A extensão desse dano continua a ser avaliada, pois o incidente continua sob investigação. Mas, por enquanto, a segurança dos trabalhadores é uma bênção. “Nossos vizinhos têm sido tão legais”, disse Cooper sobre o apoio que ela e sua galeria receberam da 303 Gallery, da Sikkema Jenkins & Co., da Gagosian e da Tanya Bonakdar.

Henry disse: “Apesar do que ouvimos sobre o estado da arte, há uma comunidade e as pessoas se preocupam umas com as outras”.

Conforme relatado no mês passado, a Paula Cooper Gallery anunciou recentemente planos para realocar temporariamente sua sede em um prédio diferente do outro lado da rua, na 534 W. 21st St., para a West 26th Street, por conta da construção de outro prédio próximo. O novo espaço será inaugurado em meados de setembro com uma exposição comemorativa do 50º aniversário da galeria, com trabalhos de Sol LeWitt, Jennifer Bartlett, Jackie Winsor e Dan Flavin, entre outros.

Compartilhar:
Notícias - 22/07/2015

Funarte lança nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro

No dia 24 de julho (sexta-feira), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco, e o ministro …

Notícias - 15/09/2016

Netos de musa de Matisse processam National Gallery para recuperação de retrato "roubado"

National Gallery de Londres está sendo processado pelos netos de musa de Matisse sobre uma pintura em que eles afirmam …

Notícias - 14/05/2015

João Turin no MNBA

Depois de ter batido recorde de visitação no período em que esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde recebeu …

Notícias - 22/09/2016

Tate de Londres adquire obra de primeira artista mulher

O Museu Tate de Londres http://www.cialisgeneriquefr24.com/ anunciou a aquisição de obra de uma das primeiras artistas mulheres. A pintura rara, …

Notícias - 30/03/2015

A Cama de Tracey Emin volta ao Tate

A artista inglesa Tracey Emin está “fazendo a cama” em preparação à homenagem que receberá do Tate, que voltará a …

Notícias - 22/06/2017

ArtBasel em vendas: Economia lenta X Resultados impressionantes

Art Basel em Basel, é a melhor feira de arte do mundo, criando um grupo mais prestigiado de colecionadores e …

Notícias - 18/05/2016

Um tributo a José Bernnô

A Galeria Estação abre sua nova exposição nesta quinta dia 19 de maio como um tributo ao artista José Bernnô, …

Notícias - 27/10/2016

Feiras de Arte em imagens: ArtBO, Paris Photo e Accessible Art Fair

ARTBO Feira Internacional de arte de Bogotá 2016

A décima segunda edição da ArtBO traz 74 galerias internacionais para Bogotá, na …

Notícias - 23/03/2017

Novas esculturas de Anish Kapoor impressionam

Anish Kapoor, um dos artistas mais influentes de sua geração, apresenta uma grande exposição de novas obras na Lisson Gallery, …

Notícias - 14/05/2015

Arte Presente – O Presente é a Realidade

A primeira edição do evento ARTE PRESENTE focada em Performance recebe a artista carioca Celina Portella para uma conversa informal …

Notas - 10/07/2015

Zahed Taj-Eddin realiza palestra no Plenário 16, da Câmara dos Deputados

A Consultoria Legislativa promove palestra com o artista sírio Zahed Taj-Eddin na próxima segunda-feira, dia 13, às 16h, no Plenário …

Notícias - 07/02/2015

Confira a programação aberta ao público da 10a Residência Artística do Red Bull Station

Toda última quarta-feira de cada mês palestras com nomes do mundo da arte contemporânea serão realizadas no auditório do Red …