II Bienal do Sertão leva a arte contemporânea às margens do Rio São Francisco

© Divulgação

Iniciou no dia 1 de outubro a II Bienal do Sertão de Artes Visuais com o tema “Entre abusos e seduções”. A mostra apresenta trabalhos de 37 artistas contemporâneos que extrapolam os limites do sertão em obras com possibilidades de leituras universais, mas também regionais. Emblemática dessa questão, está a performance “Migrar/Situação de êxodo in(verso)” do paraibano Diógenes Magno em que o artista registrou em vídeo seu deslocamento em um pau de arara entre São Gonçalo (RJ) até o espaço da Bienal, no limite entre a Bahia e Pernambuco. A obra integra o eixo “Sertão Abduzido” da mostra.

Dentro do eixo temático “Diluições e endeusamentos (incógnita e irraciocínio na paisagem)”, o fotógrafo paranaense Shinji Nagabe apresenta a série “Itabanhana” onde a paisagem e a arquitetura do nordeste servem de cenário para retratar crianças uniformizadas e desprovidas de qualquer identidade, diluindo seus aspectos regionais numa cena universal que provoca estranhamento e incógnita no espectador.

No mesmo eixo, a jovem pintora carioca Thaieny Dias apresenta retratos desfigurados. Mas, em oposição à ideia de suspensão e congelamento que surge no trabalho de Nagabe, Thaieny apresenta o vigor do gesto e movimento em seus retratos.

Há ainda um núcleo histórico, onde será apresentado o acervo de peças regionais da “Casa do Sertão de Petrolina”. Com curadoria de Denilson Santana, a II Bienal do Sertão ficará em exposição até o dia 30 de outubro em Juazeiro, na Bahia. Abaixo, a lista com todos os artistas selecionados.

1. Dinha Argolo
2. Ana Paula Maich
3. Andressa Monique
4. Antônio Carneiro Dourado
5. Bernadete Ferreira Farias
6. Caroline Moraes
7. Cecília Cavalieri
8. Chana de Moura
9. Diógenes Magno
10. Elen Gruber
11. ERRO Grupo
12. Erivalda Filipe de Oliveira Anjos
13. Felipe Cidade
14. Fernando Quitério
15. Gabriela Noujaim
16. Guilherme Bergamini
17. Henrique Marques
18. Herbert Baioco
19. Ícaro Lira
20. Jussara Pires
21. Lys Valentim
22. Luma Flores
23. Maicon Medeiros
24. Marina Camargo
25. Mariana Guimarães
26. Márcia Porto
27. Mozileide Neri
28. Patrícia Araújo
29. Patrícia Geraldes
30. Paula Scavazzini
31. Renata Cruz
32. Rodrigo Quintanilha
33. Shinji Nagabe
34. Susana Bravo
35. Thaieny Dias
36. Thyago Marão Villela
37. Tonil Braz

Compartilhar: