IBERÊ CAMARGO: SÉCULO XXI

A mostra comemorativa aos 100 anos de nascimento de Iberê Camargo, que fica em cartaz na Fundação de 18 de novembro de 2014 a 29 de março de 2015, foi concebida a partir das principais problemáticas de suas obras e suas repercussões na produção de artistas brasileiros contemporâneos. Diferenciando-se de um formato convencional de exposições comemorativas, em geral um conjunto representativo ordenado cronologicamente, a mostra destaca a potência da poética de Iberê Camargo em diálogo com trabalhos de dezenove artistas brasileiros de gerações variadas.

O recorte valoriza as relações de vizinhança e tensões entre as pinturas, gravuras e desenhos de Iberê e uma grande variedade de linguagens, incluindo escultura, instalação, fotografia, literatura, dança e cinema. Com essa perspectiva, pretende-se salientar o diálogo consciente e inconsciente que os artistas travam entre si e, no caso particular deste projeto, evidenciar uma espécie de “efeito Iberê Camargo” na arte brasileira, ou seja, o modo como sua produção impôs-se ao nosso meio artístico, desvelando questões profundas da existência humana e do modo de representá-las. Um efeito que excedeu a própria duração da vida do artista, ultrapassando as linguagens por ele praticadas para ressoar em artistas de extração completamente distintas as suas, embora com sensibilidade e energia semelhantes.

Pela primeira vez, todos os espaços do edifício sede da Fundação Iberê Camargo são tomados como expositivos. A totalidade do prédio projetado por Álvaro Siza, desde o lado de fora ao interior tortuoso das rampas, passando pelo grande átrio, acolhe obras e conjuntos de obras com afinidades aos grandes eixos problemáticos tratados pelas várias séries de Iberê Camargo. Séries como “Carretéis”, “Núcleos”, “Fantasmagorias”, “Ciclistas” e “Idiotas” são apresentadas na companhia de trabalhos de artistas cuja proximidade, em alguns casos, pode trazer à mente a ideia de sombra, enquanto o caráter profundamente diverso da produção de outros, ao contrário, provoca fricções, ingrediente fundamental para o desdobramento de novos planos de leituras. O cinema, que Iberê tanto apreciava ocupa as rampas que levam de um andar ao outro, como também a literatura, que ele amava a ponto de praticá-la.

Alternando exemplares das principais séries de Iberê Camargo com trabalhos expressivos de artistas contemporâneos, a proposta de Iberê Camargo: século XXI é estabelecer um coro, colocar lado a lado um grupo consistente de vozes até então distantes umas das outras. A tensão e a surpresa provenientes dessas aproximações e cruzamentos interessam por si sós, dado que podem desencadear uma multiplicidade de sentidos.

Site da fundação:iberecamargo.org.br/site/

 

Compartilhar:
Caixa SP
Notas - 01/12/2015

Sergio Gonçalves Galeria participa da SCOPE Miami Beach 2015

A Sergio Gonçalves Galeria participará da maior e mais global feira de arte contemporânea emergente SCOPE International Contemporary Art Show, …

Notícias - 05/05/2017

Divulgada a lista dos artistas selecionados para o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciam a lista de artistas participantes do 20º Festival de Arte …

Notas - 13/10/2015

Delicadeza preenche os salões da Mendes Wood

A fachada da Galeria Mendes Wood não poderia ser mais receptiva para os artistas presentes nos salões do espaço. Desde …

Notas - 21/06/2016

Michael Wesely participa de retrospectiva da Arte Alemã na Lituania

O artista participa da mostra “Elective Affinities – Arte Alemã Desde 1960” ao lado de grandes mestres como Gerhard Richter, …

Notícias - 03/09/2014

Nelson Leirner dialoga com William Kentridge em seu "trabalho mais emblemático"

Nelson Leirner apresenta em seu novo trabalho um ponto de encontro com o artista William Kentridge. A mostra intitulada como …

Notícias - 28/06/2018

Giro DASartes

Quem quer ganhar uma tela de Damien Hirst?
O artista britânico Damien Hirst está sorteando uma gravura para um sortudo usuário do …

Notícias - 08/12/2017

Reviravolta: verdadeiro comprador de Salvator Mundi se apresenta em resposta aos boatos

Uma reviravolta sobre as noticias do compradora da obras mais comentada de todos os tempos.

Como a Dasartes anunciou ontem,  o comprador da …

Notícias - 19/05/2014

Rosângela Rennó abre exposição na Fundação Eva Klabin

A Fundação Eva Klabin apresenta a exposição “Círculo Mágico”, com intervenções da artista Rosângela Rennó na Coleção da casa-museu da …

Notícias - 23/08/2018

Luma Arles, o Complexo Cultural de US$ 100 milhões na França

O Luma Arles, um vasto complexo de arte e cultura em um antigo pátio ferroviário na cidade de Arles, no …

Notícias - 04/10/2018

Propriedade de Ana Mendieta processa Amazon por violação de direitos autorais em novo filme

A propriedade alega que certas imagens no filme “Suspiria” de Luca Guadagnino constituem violação de direitos autorais, sendo diretamente derivadas de …

Notícias - 24/03/2016

Novas construções de Henrique Oliveira por Redação

A Galeria Millan em São Paulo, apresenta a partir do dia 31 de março em seu recém-inaugurado espaço Anexo Millan, …

Notas - 26/11/2015

Ateliê Galeria Priscila Mainieri realiza oficina de graffiti e atividades para crianças

No mês de dezembro, aproveitando o início da férias escolares, o Ateliê Galeria Priscila Mainieri inclui na sua programação cultural …