Homem bêbado ataca uma das pinturas mais celebradas em museu de Moscou

Uma das pinturas mais famosas da Rússia foi danificada na sexta-feira em Moscou, quando um visitante embriagado na Galeria Tretyakov pegou um bastão de metal e deu vários golpes na tela de Ilya Repin, “Ivan o Terrível e seu filho Ivan” de 1885.

Ele perfurou a pintura em três lugares e danificou gravemente o quadro, segundo a Reuters. Felizmente, os rostos e as mãos, que estão entre as características mais célebres da pintura, não foram destruídos.

O atacante, identificado como Igor Podporin, de 37 anos, disse ter atingido a pintura porque se sentiu “sobrecarregado” depois de beber mais de duas doses de vodka no café do museu.

No entanto, alguns funcionários do museu sugeriram que ele pode ter uma influência nacionalista. A curadora Tatyana Gorodkova disse em uma conferência de imprensa que ouviu Podporin dizer que “Ivan, o Terrível”, não matou seu filho antes dele golpear a pintura – uma crença mantida por alguns nacionalistas russos.

“O incidente foi horrível e assustador e fala da agressão que reina na sociedade”, disse a diretora de Tretyakov, Zelfira Tregulova. Em uma conferência de imprensa na segunda-feira, os curadores descreveram a obra-prima do século 19 como a Mona Lisa da Rússia e lamentaram a recusa de algumas pessoas em distinguir arte e história.

No rescaldo da destruição, Tregulova disse que o incidente não poderia ter sido evitado. “Não foi possível fazer nada. Foi uma questão de segundos”, disse ela. No entanto, o museu está revendo suas práticas de segurança e pode proibir a venda de álcool no local. A pintura também será colocada sob vidro à prova de balas após a sua restauração.

Enquanto isso, o vice-ministro da Cultura da Rússia, Vladimir Aristarkhov, pediu penas mais duras para transgressões semelhantes, que atualmente levam uma pena máxima de três anos. Ele disse que um impedimento mais efetivo é necessário para compensar a escassez de pessoal de segurança em museus russos carentes de dinheiro.

Esta é a segunda vez que a pintura foi danificada. Em 1913, Repin ainda estava vivo para consertar a pintura depois de um ataque com faca, embora o incidente supostamente tenha levado o curador do museu a se suicidar.

Compartilhar:
Notícias - 27/06/2016

Ascânio MMM e suas invenções

Simões de Assis Galeria de Arte abre exposição individual do artista Ascânio MMM, com curadoria de Felipe Scovino

Esta é a …

Notícias - 26/09/2014

Poema vira inspiração para mostra de Manoel Novello

O espaço urbano e a arquitetura são as inspirações para a exposição “Cidade que me guarda”, do artista Manoel Novello. …

Notas - 20/07/2015

Casa do Povo abre inscrições para o projeto “Ateliê Vivo” de Karlla Girotto e G>E

A Casa do Povo e o G>E, grupo de pesquisa em moda e design que atua na instituição e que …

Notícias - 07/03/2018

Phillips anuncia destaques do maior leilão de Londres na história da empresa

A noite de vendas de arte do século 20 e Arte Contemporânea da Phillips, em Londres, está pronta para tornar-se …

Notícias - 23/11/2017

Parte final de pintura de Magritte é descoberta depois de 85 anos

Oitenta e cinco anos depois de desaparecer, uma pintura perdida do artista surrealista René Magritte foi encontrada – em pedaços.

Na última semana, o Royal Museums …

Notícias - 15/08/2017

Painel de 4 metros de Portinari será exposto ao público no MAM-RJ

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Bank of America Merrill Lynch apresenta ao público, a partir …

Notícias - 26/10/2017

Família de Matisse vence batalha nos tribunais de US$ 4,5 milhões

A família de Pierre Matisse, filho mais novo de Henri Matisse, venceu sua batalha legal contra um negociante parisiense sobre …

Notícias - 01/06/2017

Sotheby's leiloará bolsa com pó lunar estimada entre US$ 2-4 milhões

Em 1969, Neil Armstrong deu um “salto gigante para a humanidade” quando ele pousou na lua. Ele também coletou amostras …

Notícias - 17/05/2018

Retrato encontrado de Rembrant pode valer milhões

Um retrato de um jovem do século 17 que um negociante de arte holandês comprou da Christie’s por apenas 137 …

Notícias - 29/11/2018

Chuva ameaça esforços de recuperação no Museu Nacional

À medida que meses de chuva sazonal caem sobre o Rio de Janeiro, pesquisadores que trabalham nos escombros do Museu …

Notícias - 02/01/2019

Pavilhão do Brasil na 58ª Bienal de Veneza terá curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro e mostra de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

A Fundação Bienal de São Paulo, o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores anunciam Gabriel Pérez-Barreiro como …

Notícias - 12/12/2018

‘Histórias afro-atlânticas’ conquista o Grande Prêmio da Crítica da APCA

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, centro da capital, a …