“Hélio Oiticica – Estrutura Corpo Cor” leva 60 obras do artista para Fortaleza

Dos originais parangolés aos bólides complexos, capazes de se remodelar com o olhar por meio de texturas, cores vivas e elementos que provocam o imaginário, o artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980) é a síntese do artista libertário. Inventor e anfitrião de seus próprios trabalhos, resultantes de uma mente aguda, inquieta, movida por técnica precisa e valores que encontravam nas questões sociais e políticas sua grande tela para se esboçar, o artista rompeu a linha que dividia a obra e o espectador, tornando a interação e a sensorialidade parte fundamental de sua obra e da apreciação da mesma.

A exposição Hélio Oiticica – Estrutura Corpo Cor acontece no Espaço Cultural Airton Queiroz, da Unifor, em Fortaleza, de 26 de janeiro até 1º de maio de 2016 e conta com 60 obras do artista.

Com curadoria de Celso Favaretto e Paula Braga, as 60 obras mostram a transformação do artista, que partiu da pintura para chegar ao além-da-arte (por ele denominado “invenção), saindo da bidimensionalidade para a múltipla experiência sensorial, dando corpo teórico e experimental à interação entre o público e a obra, unindo arte e vivência. Os 17 espaços da exposição, assim, marcam as diferentes fases do artista, como o Grupo Frente, os Metaesquemas, Seco, Bólides, Neoconcretismo, Macaleia, Relevos espaciais e outros. A exposição contempla ainda um espaço educativo e uma cronologia do artista, nos ambientes térreos do Espaço Cultural.

Abertura – 26.01.2016

A mega exposição estréia com 40 obras do projeto Hélio Oiticica, concebidas em parceria com César Oiticica Filho, que estava presente na abertura. Neville d’Almeida, co-autor das Cosmococas também prestigiou o evento.

Além destas 40 obras, haviam mais 5 da coleção Edson Queiroz e outras de coleções particulares. Houve dificuldade para conseguir a lista de obras, já que o artista será tema de uma grande retrospectiva que terá itinerância por 3 cidades dos Estados Unidos a partir de maio e para qual muitos colecionadores já tinham prometido suas obras.

Grande parte da exposição é interativa, os visitantes são encorajados a vestir os 3 parangolés e sambar ao som de Gilberto Gil, adentrar os 2 penetráveis e manipular algumas bolides.

Imperdível, a Dasartes recomenda.

Nenhuma imagem anexada.

Compartilhar:
Notas - 21/10/2015

'O céu de chumbo' ilustrado por Caetano Dias

Caetano Dias realiza sua mostra “Céu de chumbo”, um compilado de trabalhos em fotografia, vídeos e objetos. O artista baiano …

Notícias - 23/10/2015

Museu de Arte da Pampulha recebe prêmio nacional do Instituto Brasileiro de Museus

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi um dos agraciados com o Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, promovido …

Notícias - 07/08/2015

Entre o Vídeo e o Cinema

A mostra inédita, “Olho – video art cinema”, acontece em agosto no Espaço Itaú de Cinema, no Rio de Janeiro …

Notícias - 07/12/2016

Oito artistas iraquianos participarão da 57ª Bienal de Veneza

A Fundação Ruya anunciou que o Pavilhão Nacional do Iraque na 57ª Bienal de Veneza contará com o trabalho de …

Notícias - 16/08/2018

Arquiteto do Centre Pompidou e Whitney Museum lamenta tragédia em Genova

O arquiteto italiano Renzo Piano estava em uma reunião no Cern, em Genebra, na Suíça, quando soube do colapso de …

Notícias - 27/10/2014

O mais malvado dos malvados, o mais querido dos queridos!

Depois de fazer individual na Caixa Preta, no começo do ano, ele prepara sua próxima exposição. Ele enviou as fotos …

Notícias - 19/05/2014

Rosângela Rennó abre exposição na Fundação Eva Klabin

A Fundação Eva Klabin apresenta a exposição “Círculo Mágico”, com intervenções da artista Rosângela Rennó na Coleção da casa-museu da …

Notas - 02/09/2015

Rodolpho Parigi faz performance com levitação, dia 07 de setembro, no CCBB

Um dos destaques da TRIO Bienal será a performance do artista paulista Rodolpho Parigi, no dia 7, segunda, às 19h, …

Notícias - 01/06/2017

Saiba mais sobre o controverso novo Centro Cultural milionário de Nova York

Quando finalizado em 2019, o Shed servirá como um local de uso misto, trazendo arte visual, dança, performance e muito mais …

Notícias - 17/01/2019

Museu Nacional abre primeira exposição depois do incêndio

O histórico Museu Nacional exibiu nesta semana fósseis descobertos na Antártida em um área externa, em sua primeira exposição desde …

Notícias - 13/01/2019

Governador do Rio de Janeiro ordena fechamento de exposição na Casa França-Brasil

A exposição Literatura Exposta, inaugurada na Casa França-Brasil no dia 4 de dezembro de 2018, tinha seu encerramento previsto para …

Notícias - 22/09/2016

Sem Título Galeria abre em Fortaleza

Quando um novo espaço de arte surge na cidade são novos modos de existir que passam a habitar o território. …