Gonçalo Ivo e a aurora amanhecida

A mostra “Aurora” reúne parte das 35 pinturas que ilustram a edição brasileira do livro Aurora, do pai do artista, o escritor e poeta alagoano Lêdo Ivo (1924-2012), publicado postumamente na Espanha, em 2013, e que será lançado junto a inauguração da exposição no próximo dia 24 de maio.

“É hora da partida/ parto sem levar nada/ no fim da madrugada, na aurora amanhecida”, são os versos que encerram o livro Aurora, de Lêdo Ivo, que conta com reproduções de pinturas de Gonçalo Ivo feitas especialmente para a edição brasileira do livro, em atenção a um desejo do poeta alagoano, falecido em dezembro de 2012. Essas pinturas não apenas condensam e deslocam a recente investigação pictórica de Gonçalo Ivo, como servem para iluminar as 15 obras presentes na mostra, entre as quais duas pinturas no formato 220 x 140 cm, feitas sobre fórmica, suporte inédito em sua produção e apresentado pela primeira vez ao público.

Numa delas, Poema noturno, homenagem a Lêdo Ivo, de 2014, pintada sobre fórmica negra, cruzes e linhas, recorrentes em suas últimas obras, estabelecem uma misteriosa constelação, cujas cores, grávidas de movimento, carregam consigo a claridade que, no dizer de seu pai sobre a aurora, “[…] permite ver/ a matéria do mundo”. Como sugerem os versos que, desta vez, abrem o derradeiro livro preparado por Lêdo Ivo, “Ao romper da aurora/ tudo é epifania”, e a pintura de Gonçalo, como se nota no conjunto agora exposto, continua a celebrar, em sua própria religiosidade, aparições que, “[…] vindo da sombra/ do mistério da noite”, devolvem ao olhar a capacidade de surpreender-se e reanimar-se com coisas terrestres.

Sob a iniciativa da Gustavo Rebello Arte e com o apoio da Contra Capa Editora, a exposição, Aurora, conjuga, assim, duas linhas de força da trajetória de Gonçalo Ivo: a incessante investigação cromática, cotidianamente invocada em seu ateliê, e o diálogo com outras manifestações da arte e do espírito, não raro estabelecido na forma de livros.

“A pintura de Gonçalo Ivo é mais do que um estudo da cor, é uma escola para a cor. Ali, ela aprende. Amadurece, como animal efetivamente caçado, que não pode mais deixar de assumir sua evidência no mundo. Cada tela é uma classe, feita de superior maestria, onde a luz incide para se adorar já não enquanto acaso, mas enquanto inteligência. É esta a diferença entre a cor por consciência e a casual. O trabalho de Gonçalo Ivo, cientista desta arte, é um modo de revelação, não enquanto delirante tentativa mas exatamente enquanto pronúncia de sábio que chega cada vez mais perto do que não se podia ver.” Valter Hugo Mãe.

Compartilhar:
Notícias - 28/11/2017

Vem aí o projeto INC_PHOTOGRAPHY 2018

O INC_PHOTOGRAPHY junto com Territoire Sensible e Instituto Inclusartiz lançam uma parceria, que terá como primeira ação a residência artística com …

Notícias - 18/01/2018

Google faz sucesso com seu app megaviral Face-Matching Art

“Googling yourself” assumiu um novo significado neste fim de semana. Isso porque um novo aplicativo do Google que combina seu …

Notas - 15/06/2015

Sergio Gonçalves Galeria chega à Europa dia 17

A Sergio Gonçalves Galeria desembarca, pela primeira vez, na oitava edição da The Solo Project, feira de Arte Contemporânea, em …

Notícias - 19/04/2016

As tatuagens de Carlos Vergara

“Os desenhos nos cadernos me interessavam, mas tinham um caráter de anotação. A proposta dessa exposição é dar a eles …

Notícias - 02/03/2017

Em Nova York, Armory Show retorna para 23ª edição

O Armory Show retorna aos Piers 92 e 94 de Nova York no coração de Midtown Manhattan para sua 23ª …

Notícias - 19/10/2017

Chapel Art Show comemora 50 anos e homenageia German Lorca

O Chapel Art Show comemora 50 anos de história traduzindo a trajetória da arte brasileira por meio de obras como …

Notícias - 14/01/2015

Entrevista com Marcio Doctors, Curador do Projeto Respiração na Fundação Eva Klabin

Criado em 2004, o Projeto Respiração tem por objetivo criar intervenções de arte contemporânea no acervo de arte clássica da Fundação …

Notícias - 16/08/2018

Veja 5 obras ambiciosas da residência Burning Man 2018

No final de agosto, espera-se que cerca de 75 mil pessoas desçam os sete quilômetros quadrados do deserto de Nevada …

Notícias - 05/11/2015

Festival Multiplicidade: entrevista com a Alumbramento

De 05 a 08 de Novembro, o Festival Multiplicidade promove o encerramento do seu ano 20, dedicado a antevisão. Ocupando …

Notícias - 22/09/2016

Conheça os artistas selecionados para o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio 2016

O Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que em 2016 chega a sua quarta edição, apresenta os artistas selecionados pelo Comitê Curatorial. …

Notícias - 19/01/2016

CAIXA Cultural do Rio abre agendamento de visitas mediadas à exposição de Frida Kahlo por Redação

A partir do dia 21 de janeiro de 2016 (quinta-feira), o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira começa o agendamento de …

Notícias - 23/11/2017

O famoso sofá de Salvador Dali pode deixar o Reino Unido se um comprador não for encontrado

O sofá “Mae West Lips” de Salvador Dali, uma das peças de mobiliário mais famosas do século 20, poderá ser …