FUNDAÇÃO IBERÊ Camargo oferece bolsa de estudo para artistas na Espanha e Alemanha

Ø Lançamento da Bolsa Iberê Camargo, uma das principais residências  de Artes Visuais do Brasil, acontece dia 24 de abril, às 19h, no auditório da Fundação Iberê Camargo.

Ø  Nesta 14ª edição, a instituição oferece residências em Künstlerhaus Bremen, em Bremen, na Alemanha, e na Casa de Velázquez, em Madri, Espanha, no período de  15 de outubro a 15 de dezembro de 2014.

Ø  A Bolsa oferece também uma terceira residência na Fundação Iberê Camargo para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.

Ø  Seis trabalhos inéditos terão oportunidade de divulgação no  website da Fundação Iberê Camargo.

Ø  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de julho.

Ø  Mais informações pelo site www.iberecamargo.org.br/bolsa ou bolsa@iberecamargo.org.br, telefone (51) 32 478000

O edital da 14ª Bolsa Iberê Camargo 2014, uma das principais residências em Artes Visuais do País, será lançado dia 24 de julho, às 19h, no auditório da Fundação Iberê Camargo. Nesta edição, artistas brasileiros serão contemplados com dois meses de residências internacionais na Casa de Velázquez, em Madri, Espanha, e em Künstlerhaus Bremen, em Bremen, na Alemanha, no período de 15 de outubro a 15 de dezembro deste ano. A instituição também vai estimular o aprimoramento de artistas brasileiros ou estrangeiros com residência comprovada há mais de 05 (cinco) anos no País, com uma terceira residência de duas semanas para participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre. A Bolsa vai, ainda,  selecionar seis artistas para criarem trabalhos inéditos que serão amplamente divulgados no site da Fundação Iberê Camargo. Todos selecionados receberão bolsa-auxílio e passagens aéreas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de julho pelo site www.iberecamargo.org.br/bolsa. Mais informações pelo telefone (51) 3247.8000 ou pelo e-mail bolsa@iberecamargo.org.br.

No evento de lançamento, os artistas Jander Rama, Mariana Xavier e Ana Tomimori, bolsistas de edições anteriores, irão dividir a sua experiência com o público. Laura Cogo, produtora cultural da Fundação, vai apresentar os locais para residência e orientar sobre a elaboração do portfólio e do projeto. É pré-requisito para participar ter realizado, no mínimo, três exposições individuais ou coletivas e dominar o idioma exigido pela instituição escolhida.  Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 5 de setembro.

Cronograma
 

Inscrições: De 28 de abril a 27 de julho de 2014.

Júri: De 01 a 03 de setembro de 2014.

Divulgação dos contemplados: 05 de setembro de 2014.

Mais sobre a Bolsa Iberê Camargo

A Bolsa Iberê Camargo proporciona aos residentes uma imersão em sua produção e o aperfeiçoamento de suas habilidades, a partir da realização de um projeto em um importante centro de arte no exterior. Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, mais de 20 artistas para participar dos programas de intercâmbio. Ao longo de sua existência se consolidou como uma das mais importantes iniciativas do gênero, estabelecendo um fluxo cultural e uma importante rede de trocas e experiências entre a produção artística nacional e a internacional. Os selecionados já foram contemplados com temporadas de estudo nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, França, Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina. No ano do 10º aniversário, foi realizada a exposição Convivências: Dez anos da Bolsa Iberê Camargo.

Compartilhar:
Caixa SP
Notas - 06/10/2015

“Don’t Follow the Wind”, a exposição que você não pode visitar

A zona de exclusão de Fukushima, no Japão, área de 20 km ao redor da usina nuclear que foi devastada …

Notícias - 06/01/2017

Conheça o festival de lanternas mágicas em Londres

The Magical Lantern Festival abre em 19 de janeiro em Chiswick House Gardens em Londres e acontece até 26 de …

Notícias - 31/08/2018

Novidades no Inhotim, veja a programação especial de Setembro

O Instituto Inhotim vai inaugurar novas exposições temporárias no dia 6 de setembro. Quatro relevantes projetos dos artistas David Lamelas, …

Notícias - 27/04/2017

Fundação Louis Vuitton apresenta o melhor da arte africana em Paris

Nenhuma exposição única pode capturar completamente o cenário artístico do segundo maior continente do mundo, que tem 54 países e …

Notas - 15/12/2017

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia. os grupos Pusat Sekitar Seni e …

Notícias - 06/09/2017

Umas das primeiras pinturas de Rothko nunca exibida nos EUA estará em exposição em Boston

Uma exibição imersiva de 11 obras-primas de Mark Rothko (1903-70), emprestado pela National Gallery of Art em Washington, DC, convida …

Notícias - 06/07/2017

Corpo de Salvador Dalí será exumado para teste de paternidade

Um tribunal espanhol ordenou que os restos de Salvador Dalí fossem exumados de seu grandioso e autodesenvolvido último lugar de …

Notícias - 09/04/2015

Marino Marini apresenta individual na Fundação Iberê Camargo

Marino Marini é apontado como um dos artistas mais importantes de sua época por personalidades como o crítico e ex-curador …

Notícias - 25/02/2015

Conheça os cursos livres da EAV Parque Lage em 2015

Cursos teóricos com leitura de textos e imagens, e análise de projetos em: Teorias da arte, Abstracionismo, Arte brasileira, Arte …

Notícias - 15/12/2016

Bienal do Mercosul é adiada para 2018 com novo curador

Em Porto Alegre, a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, foi prorrogada de 2017 para o próximo ano.

A 11ª …

Notas - 23/07/2015

Sarah Meister é convidada especial da SP-Arte/Foto

Há 18 anos no MoMA – um dos primeiros museus do mundo a criar um acervo fotográfico –, Sarah Meister …

Notícias - 22/02/2016

Intervenções artísticas para inauguração de Galeria na Lapa - Rio de Janeiro

Para marcar a inauguração de sua galeria de arte o produtor cultural Paulo Branquinho promove evento na famosa rua Morais …