Fotografia viral de Stephen Hawking na guerra do Vietnã é falsa

Você viu esta foto de Stephen Hawking protestando contra a Guerra do Vietnã em 1968? É uma imagem poderosa, mas na verdade não é Hawking.
O site Gizmodo confirmou com a Galeria Nacional de Retratos em Londres que na verdade não sabe quem seria o homem com muletas e óculos.

“A Galeria Nacional de Retratos pede desculpas por uma fotografia tirada de uma manifestação anti-Guerra do Vietnã em Londres, em outubro de 1968, anteriormente identificada erroneamente como Stephen Hawking”, disse a Gizmodo um porta-voz da Galeria Nacional.

“O fotógrafo, Lewis Morley, indicou que Hawking estava na imagem, mas a Galeria desde então confirmou que isso estava incorreto”.

O ativista e jornalista britânico Tariq Ali, que também aparece na foto, foi o primeiro a apontar em sua página do Facebook que a imagem na verdade não mostra Hawking .

Então, como muitas pessoas começaram a pensar que era o famoso cientista? A Galeria Nacional de Retratos em Londres vende impressões da foto em seu site. A imagem à venda lista claramente as pessoas na foto, clicadas por Lewis Morley, como “Stephen Hawking; Tariq Ali; Vanessa Redgrave.”

Mas se olharmos mais de perto essa foto, não é o mesmo homem. O homem sem nome na foto e Hawking podem ter óculos semelhantes e um físico semelhante, mas existem muitas maneiras de distingui-los. Como apenas uma diferença física, o homem na foto de protesto da Guerra do Vietnã anexou lóbulos das orelhas, enquanto Stephen Hawking havia separado as lóbulos das orelhas.

Para tornar as coisas ainda mais confusas, os meios de comunicação também marcaram a foto como Hawking, como o The Guardian fez nesta galeria de fotos a partir de 2013 . O fotógrafo, Lewis Morley, morreu em 2013.

Compartilhar: