Fotografia viral de artista digital do Aerporto de Houston alagado é falsa

Há todo tipo de imagens incríveis e angustiantes que surgem referente ao furacão Harvey, em Houston, EUA. Mas, como sempre, é preciso verificar antes sua veracidade para poder compartilhar.

A foto acima está fazendo viralizando nas mídias sociais, supostamente mostrando o aeroporto de Houston após a inundação do furacão Harvey. É uma imagem surpreendente – e não inacreditável, dado as fotos muito reais de rodovias inundadas pelo estado – mas também totalmente falsa.

A imagem foi feita pelo artista digital Nickolay Lamm para a empresa de mecanismos de pesquisa StorageFront, como parte de uma série que mostra o efeito sobre o aumento do nível do mar. A imagem mais divulgada mostra o que seria o aeroporto de LaGuardia depois de 25 pés de aumento do nível do mar, mas há outros na mesma série que mostram o efeito de cinco pés e 12 pés de aumento.

Trabalhadores do aeroporto de Houston disseram nas redes sociais que, embora o aeroporto tenha sido afetado pela tempestade, não é nada como a imagem mostra. A FAA fechou o aeroporto para o tráfego comercial no domingo, e todas as estradas para o aeroporto também estão fechadas. Isso fez com que vários passageiros do Sudoeste ficassem presos no aeroporto, e a companhia aérea acabou levando a segurança para o aeroporto no domingo.

Ainda há uma série de aeronaves paradas no Hobby, o aeroporto mais pequeno de Houston. A FAA espera que o aeroporto permaneça fechado até hoje no mínimo, embora os vôos que não sejam de emergência continuem a operar.

Compartilhar: