Filha de Lygia Pape processa LG por possível uso de imagem de obra

Paula Pape, filha da artista brasileira Lygia Pape, processou a LG Eletronics Inc., no tribunal federal de Manhattan no mês passado.
Ela alega que o fabricante de eletrônicos de Seul usa cópias da escultura de sua mãe, “Tteia 1, C”, em materiais de embalagem, publicidade e promoções para o seu telefone celular K20 V. A associação cultural que administra os direitos sobre o trabalho de sua mãe negou repetidamente os pedidos da LG de permissão para usar a arte, disse Paula.

Pape disse em uma declaração que sua mãe, que morreu em 2004, foi uma artista por 50 anos e nunca comercializou suas peças. Ela chamou a escultura, que foi colocada em exibição pública nas Serpentine Galleries de Londres em 2011, “O culminar de todo o trabalho”.

Lygia Pape foi “uma figura crítica no desenvolvimento da arte moderna brasileira”, de acordo com o Metropolitan Museum of Art, onde uma exibição de suas obras está em cartaz até 23 de julho. Oponente do regime militar do Brasil, ela foi presa, mantida em solitário confinamento e torturas, de acordo com a denúncia.

Ela nunca trabalhou com uma galeria comercial até o final de sua vida. Sua exposição no Metropolitan em Nova York abrange cinco décadas e inclui escultura, pintura e cinema.

“Que a LG e outros roubaram seu trabalho para seus grandes fins comerciais não é apenas contra a lei, é uma afronta, um lembrete feio de que corporações enormes como a LG acreditam estar acima da lei”, disse Paula Pape. “Eles podem roubar agora e pagar mais tarde com o lucro”, disse ela.

“Eles não têm respeito por aqueles que vivem para trazer beleza para o mundo, para os artistas e para todos os seres humanos que se esforçam para viver com propósito e integridade”, disse Pape.

John Mancini, sócio da Mayer Brown LLP, que representa as duas unidades LG baseadas nos EUA, nomeada na denúncia, recusou-se a comentar o processo.

Fonte: Site Bloomberg

Compartilhar:
Caixa SP
Notícias - 19/07/2018

Documentário mostra mais de 100 mil replicas de Van Gogh feita por chineses

O clichê do artista faminto assume novas dimensões em “China’s Van Goghs”, um documentário dos pai e filha co-diretores Haibo …

Notícias - 01/12/2015

Luciana Caravello lança campanha em favor à cidade de Mariana

São tempos difíceis os que passamos agora no Brasil e no mundo. Há muito o que se refletir e observar …

Notícias - 23/11/2017

O famoso sofá de Salvador Dali pode deixar o Reino Unido se um comprador não for encontrado

O sofá “Mae West Lips” de Salvador Dali, uma das peças de mobiliário mais famosas do século 20, poderá ser …

Notas - 01/07/2015

Museu de Arte do Rio (MAR) recebe obras de Vera Chaves Barcellos

O Museu de Arte do Rio (MAR) acaba de receber obras da artista Vera Chaves Barcellos através de recursos da …

Notícias - 27/10/2015

Imóvel que sedia a Casa Daros será vendido ao grupo Eleva Educação

A Coleção Daros Latinamerica, sediada em Zurique, Suíça, informa que o imóvel neoclássico localizado em Botafogo, zona sul do Rio …

Notícias - 31/03/2016

Videobrasil e SP-Arte inauguram exposição centrada na tragédia em Mariana

A ideia para a individual surgiu da relação do artista com pessoas diretamente afetadas pelo desastre ambiental, ocorrido no final …

Notícias - 21/12/2015

Incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa

Um incêndio de grandes proporões atingiu o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, na tarde de segunda-feira, 21 de …

Notícias - 23/11/2018

As impressões digitais de Rembrandt são encontradas na superfície de uma pintura

Duas impressões digitais quase certamente pertencentes a Rembrandt foram descobertas em uma pequena pintura retratando Jesus, que será leiloada em …

Notícias - 01/02/2018

Edvard Munch também foi um fotógrafo experimental - veja as imagens assustadoras

O que a Galeria diz: “Esta exposição de fotografias, filmes e uma pequena seleção de gravuras de Edvard Munch enfatiza …

Notícias - 11/05/2016

Ai weiwei prepara seu primeiro longa-metragem

O artista e ativista chinês Ai Weiwei está filmando seu primeiro filme de longa-metragem, um documentário sobre refugiados.

O artista visitou …

Notícias - 24/01/2018

Loving Vincent, filme pintado de Van Gogh é indicado ao Oscar

O filme Loving Vincent, sobre o icônico artista holandês Vincent van Gogh, se destaca como o primeiro filme pintado completo …

Notícias - 12/03/2015

Ivani Pedrosa apresenta "Entretempos – O Indivíduo e a Cidade" no CCJF.

Camera obscura ( Latim, quarto escuro), espaço fechado com um orifício que permite a passagem da luz externa e projeta …