Festival Multiplicidade: entrevista com a Alumbramento

© Divulgação

De 05 a 08 de Novembro, o Festival Multiplicidade promove o encerramento do seu ano 20, dedicado a antevisão. Ocupando pelo terceiro ano consecutivo o espaço da EAV-Parque Lage, o festival convida a descobrir diferentes sonoridades através de instalações, performances e workshops, e a participar também dos painéis de discussão sobre processos criativos e as memórias futuras da arte.

Inspirado tanto pelos filmes fantásticos e de ficção científica, quanto pelo cinema mudo e marginal, ‘Medo do Escuro’ é um longa-metragem da cearense Alumbramento filmes, produtora super atuante do cinema brasileiro atual e dirigida pelo cineasta Ivo Lopes Araújo.

Uma das atrações do Festival Multiplicidade, a exibição do longa contará com o som sendo executado ao vivo por um quarteto de músicos, criando uma atmosfera híbrida e mutante que conduz o espectador para dentro da experiência única.

Confira a entrevista realizada com Ivo Lipes Araújo:

Quais foram as fontes de inspiração para o filme “Medo do Escuro”?

Ivo – “Medo do Escuro” surgiu dos encontros e da vontade de construir junto. Surgiu do desejo de se relacionar com as ruas de Fortaleza e com uma geração de artistas que hoje habita e resiste fazendo uma arte viva e aguerrida.

Vocês procuram sempre extrapolar a tela tradicional de cinema. Quais os lugares mais curiosos que já projetaram e porque?

Ivo – Nos livramos das salas de cinemas e ganhamos a cidade com todos os seus infinitos espaços.

Vocês participarão do painel ‘Cinema Transversal’. O que acham que podem acrescentar de relevante nessa discussão?

Ivo – Somos artistas fora do eixo, ou seja, existimos independentemente de um mercado. Não somos validados por nenhuma tv nem pelas revistas de arte. Não há um circuito para circular, ou seja, temos que criar tudo.

O que esperar da apresentação no Multiplicidade? O som será executado ao vivo?

Ivo – Até agora fizemos 7 apresentações do “Medo do Escuro”, todas com som a trilha ao vivo e todas com sala lotada. No Multiplicidade mais uma vez a banda sonora será executada ao vivo e esperamos ver bastante gente por lá.

É a primeira vez que se apresentam no Rio?

Ivo – Sim. Essa vai ser nossa primeira passagem pelo Rio.

O que Alumbramento planeja para um futuro próximo?

Ivo – Alumbramento completa 10 anos em 2016 e temos muitos planos pra comemorar e mais uma vez nos reinventarmos. Temos muitas surpresinhas vindo por aí.

Compartilhar: