Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC abre em Belo Horizonte com 65 artistas locais

Entre 27 e 29 de outubro, Belo Horizonte recebe uma iniciativa inédita e pioneira que vai movimentar seu cenário cultural, a primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, no CentoeQuatro.

Realizado pela Akala, o evento traz a oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e a ampliação do acesso do público aos contextos de produção e circulação das Artes Visuais.
Durante a fase da convocatória, 185 inscrições passaram sobre o olhar criterioso do trio de curadores: Ana Luiza Teixeira Neves, Jorge Cabrera Gómez e Sara Moreno Rocha, que selecionaram 65 artistas e coletivos, prezando pelo desenvolvimento das obras e diversidade de idades, origens e temas trabalhados, que nortearam a escolha de artistas amadurecidos e também em processo de pesquisa e experimentação. Entre os participantes desta edição da FLAC estão: Cyro Almeida, Fabíola Tasca, Isabela Prado, Marcel Diogo, Maria do Céu Diel, Thiago Alvim.

Durante os três dias de Feira, os visitantes terão contato com diversas áreas de expressão artísticas como desenho, fotografia, pintura, colagem, gravura, grafite, escultura, assemblagem, cerâmica, instalação, vídeo, arte digital, performance, e outras manifestações. “A FLAC tem como objetivos fomentar o cenário artístico e divulgar a produção atual na capital mineira e seu entorno, em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, mas também sensibilizar para o reconhecimento da visão estratégica da Arte e da Educação Artística e Cultural como fundamentais para desenvolvimento integral de qualquer sociedade”, comenta Andréia Menezes De Bernardi, sócia fundadora da Akala, associação proponente do projeto, e uma das coordenadoras do projeto.

A programação ainda conta com um leilão de obras de arte, na abertura da feira, dia 27 de outubro. Cada artista participante selecionou ao menos uma obra inédita a ser leiloada e parte da receita será destinada à campanha Outubro Rosa através do grupo “Pérolas de Minas”, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama em todo o Estado.

Além da Feira em si, a FLAC propõe a Ação Educativa que provoca uma reflexão sobre as obras presentes. Atividades convidarão o público a experiências, como visitas temáticas, que propõem um diálogo entre educador, visitante e artistas. Esta é uma maneira de refletir sobre criação, áreas de expressão artísticas e modos de fazer diversos. Além disso, nas mini oficinas, os educadores irão propor ações que convidam os participantes a explorar materiais e criar a partir de suas referências pessoais e experiências vividas na Feira.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da MGS.

Compartilhar:
Notas - 30/04/2015

MCM Gallery abre em São Paulo

São Paulo ganha mais um espaço dedicado às artes plásticas. A MCM Gallery, dos sócios Maria Claudia Mastrangello, Matheus Bulhões …

Notícias - 15/08/2017

Pantone anuncia cor púrpura oficial em homenagem ao Prince

O Pantone Color Institute anunciou que desenvolveu uma tonalidade oficial da cor púrpura em homenagem ao superstar Prince.

Colaborando com a …

Notícias - 26/10/2017

A primeira biografia de Calder revela o lado radical do escultor bem-amado

“Eu estava emoldurado”, escreveu Alexander Calder na idade média quando olhou para trás em sua infância e sua tentativa fracassada …

Notas - 18/02/2016

MIAN leva exposição olímpica para a Suíça

A exposição “Rio Naïf, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos” está em cartaz na galeria Espace L na Suíça (até o dia …

Notícias - 17/07/2017

Performer preso deseja apresentação de retaliação

O artista Maikon K, preso durante performance no último sábado, disse em entrevista ao Correio Braziliense querer voltar a se …

Notícias - 28/04/2016

Diretor da Christie's abrirá novo Museu em Paris por Redação

O francês François Pinault, magnata de bens de luxo e o proprietário da casa de leilões Christie’s, anunciou planos para …

Notícias - 02/03/2016

Um show a parte em Nova Iorque

Atualizado 3.3.2016 (Veja Galeria de Imagens exclusiva do Preview do dia 2.3.2016)

Atuando como principal uma das principais feiras internacionais de …

Notas - 29/10/2015

Sótão do antigo Cine Theatro Brasil é transformado em espaço expositivo

O escritório de arquitetura Vazio S/A apresentou um projeto de intervenção no antigo sótão do Cine Theatro Brasil Vallourec, transformando …

Notícias - 05/09/2014

Novidades em Inhotim

Quando imaginamos que Inhotim não pode ficar melhor, novas galerias e obras são inauguradas. Seguindo a tradição de apresentar novidades …

Notícias - 19/04/2018

Famoso crítico de arte de língua solta ganha Prêmio Pullitzer

Jerry Saltz, que atuou como crítico de arte sênior para a revista New York desde 2006, foi eleito o vencedor do Prêmio Pulitzer …

Notícias - 10/05/2018

Lindo e inquietante, mostra que mistura o sagrado e o profano no Metropolitan atrai olhares do mundo

Três dias antes da abertura de “Corpos Celestiais: moda e imaginação católica” do Met Costume Institute, o museu realizou sua …

Notas - 16/12/2015

Pinacoteca e Estação Pinacoteca mudam os dias de funcionamento em 2016

A partir de 04 de janeiro de 2016, a Pinacoteca de São Paulo e a Estação Pinacoteca ficarão abertas para …