Exposição "João Turin – Vida, Obra, Arte" recebeu mais de 265 mil pessoas no MON

A exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, que ficou oito meses em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), consagrou-se como a exposição mais visitada da história do MON. Encerrada no dia 22 de fevereiro, a mostra foi vista por 266 mil pessoas, que conferiram de perto o legado deixado pelo artista paranaense João Turin (1878-1949).

O preciosismo com os detalhes da exposição – como a sonorização ambiente e a iluminação cenográfica, além da reprodução da fachada da Casa Paranista e da parte interna do ateliê onde Turin viveu até sua morte aliado à curadoria do crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, contribuíram para que ela entrasse para a história do museu e ficasse guardada na memória dos paranaenses.

Para Teixeira Leite, o resultado da exposição fez jus à contribuição de Turin à arte brasileira. “Foi um das mais importantes exposições realizadas em 2014, tendo servido para colocar, de uma vez por todas, no mapa de melhor escultura brasileira um grande artista a quem até então não se tinha feito a devida justiça. Não tenho dúvidas que o sucesso da exposição em Curitiba se repetirá por diversas capitais brasileiras”, comenta.
Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, diz ser de extrema importância para o museu valorizar um artista paranaense. “O número de pessoas que visitaram a exposição revela a qualidade de um artista como João Turin”.

A diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini, analisa que é uma grande responsabilidade o MON expor um artista tão importante como João Turin. “A exposição, além de ressaltar a trajetória e obra do artista, apresentou Turin a um grande público, sendo assim uma mostra que obteve muito êxito, tanto na produção artística como na receptividade dos visitantes”, afirma.

Itinerância

A partir de agora, a exposição itinerante toma outros rumos, disposta a percorrer outras cidades no Brasil ou no exterior para levar ao mundo a trajetória de vida de Turin que se aventurou por diversas áreas artísticas mostrando o seu talento. Mas foi mesmo com suas onças, tigres e outros felinos que se afirmou como um dos maiores escultores animalistas do século XX. Para Samuel Ferrari Lago, do Ateliê João Turin e responsável pela compra do acervo que possibilitou o resgate da obra do artista, há muito trabalho pela frente. “Já estamos em contato com outros museus que demonstraram interesse em realizar a exposição e estamos abertos a novas propostas. Nosso objetivo é difundir a obra de Turin com toda a grandeza que ela merece” afirma Lago. O próximo museu a receber a exposição é a Pinacoteca de São Paulo, que tem previsão de inaugurá-la ainda este ano.

 

Compartilhar:
Notícias - 24/05/2016

Sebastião Salgado na Silvia Cintra + Box4

A Galeria Silvia Cintra + Box4 acaba de anunciar que passa a representar a obra de Sebastião Salgado e sua …

Notícias - 14/02/2019

Os trabalhos mais famosos de Leonardo da Vinci nos selos postais do Reino Unido

É raro encontrar pessoalmente um trabalho de Leonardo da Vinci , mas em breve você poderá vê-lo em sua caixa …

Notícias - 22/07/2015

Funarte lança nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro

No dia 24 de julho (sexta-feira), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco, e o ministro …

Notícias - 11/03/2016

Especial Berlim, José Leonilson, Sérgio Camargo e mais na Dasartes 46

A edição 46 da Dasartes já está disponível em nosso aplicativo para Android com matéria especial de capa sobre Berlim, …

Notícias - 14/10/2015

Rubens Gerchman recebe selo da UNESCO

O conjunto documental “Arquivo Pessoal Rubens Gerchman” foi incluído no registro nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO – …

Notícias - 07/03/2018

Phillips anuncia destaques do maior leilão de Londres na história da empresa

A noite de vendas de arte do século 20 e Arte Contemporânea da Phillips, em Londres, está pronta para tornar-se …

Notícias - 12/12/2018

‘Histórias afro-atlânticas’ conquista o Grande Prêmio da Crítica da APCA

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, centro da capital, a …

Notícias - 28/08/2015

Meio século de arrebatamento e prazer

Está na hora de clamar em alto e bom som – agora que a inauguração da exposição celebra meio século …

Notícias - 14/11/2017

Noite de Arte Moderna e Impressionista na Christie's Nova York tem melhor resultado desde 2007

A casa de leilões Christie’s fechou na noite passada em Nova York (13/11/17) seu segundo maior resultado da história para …

Notícias - 26/01/2016

SP-Arte divulga galerias de sua 12ª edição

Referência no mercado de arte, a SP-Arte, que realiza sua 12ª edição de 7 a 10 de abril, traz para …

Notícias - 03/08/2017

Sotheby's divulga resultados e aumento da confiança na recuperação do mercado de arte

Devido às despesas decorridas por vários investimentos em seu crescimento, a Sotheby’s viu o seu lucro líquido diminuir em 14% para …

Notícias - 08/06/2016

500 anos de história da arte na UNIFOR

Coleção particular do chanceler Airton Queiroz é tema da nova exposição em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza. …