Exposição em comemoração aos 30 anos do Itaú Cultural reúne 750 obras no Ibirapuera

Uma constelação de histórias, identidades e estéticas ocupa os quatro andares da Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A exposição Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos comemora as três décadas de atividade do instituto com um mergulho em cerca de 750 obras do acervo de arte do Itaú Unibanco.

Para a curadoria – realizada em parceria com as áreas do instituto –, foi convidado Paulo Herkenhoff, que agregou ao projeto Thais Rivitti e Leno Veras. A seleção construída por esse grupo dispõe, nos quatro andares da Oca, as obras seguindo a ideia de constelação: pela proximidade, diálogos entre artistas, temas e momentos históricos são criados, sem que haja um percurso único. Vários sentidos podem ser percorridos pelo visitante.

A expografia – criada pela equipe de Álvaro Razuk – acompanha essa orientação e dispõe as obras em um modelo radial, que dá uma visão de conjunto de cada andar e só sugere caminhos e seções, sem delimitar o acesso. Também no sentido de incentivar múltiplas visões está o aplicativo (itaucultural.org.br/30anos), em que o visitante pode sugerir os seus próprios percursos pela mostra, assim como acessar textos e entrevistas.

Além disso, a exposição também ressalta os esforços do instituto em incentivar a criação, a manutenção da memória e o pensamento crítico em cultura. Publicações impressas e produtos audiovisuais produzidos pela nossa equipe estarão disponíveis no espaço.

As peças foram organizadas em 20 núcleos espalhados pelos quatro andares do edifício, projetado pelo renomado Oscar Niemeyer. Cada piso tem uma organização temática por período: no térreo estão “São Paulo” e “De memória e matéria”; no subsolo fica “Da numismática à cibernética”; no primeiro andar, “Expressão e racionalidade”; e no segundo andar, “Uma invenção simbólica do Brasil: África e barroco”.

Entre os principais destaques da exposição, está a escultura “Spider”, de Louise Bourgeois, que pela primeira vez sai do local onde estava instalada desde 1997, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, para dentro da Oca. Ou uma escultura de mais de cinco metros de altura de Ascânio MMM, comissionada ao artista por Olavo Setúbal nos anos 1970 quando era prefeito da cidade. Removida em 1989 da Praça da Sé, onde dividia espaço com obras de Sergio Camargo, Rubem Valentim e Felícia Leirner, foi dada como irrecuperável e agora foi reconstruída especialmente para a mostra.

Há também raridades como dois mapas do século XVII: “Jodocus Hondius: AmericaSeptentrionalis” (1613) e “Henricus Hondius: Accuratissima Brasiliae Tabula” (1630) e seis livros do mesmo período. Estas obras antigas dividem espaço com obras contemporâneas, de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Vik Muniz, Berna Reale, Jaime Lauriano, Ayrson Heráclito e Eder Oliveira.

Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos está em cartaz até 13 de agosto de 2017 de terça a domingo | 9h às 18h com entrada gratuita na Oca | Avenida Pedro Álvares Cabral – Portão 3 – Parque Ibirapuera – São Paulo.

Compartilhar:
Notícias - 16/08/2018

Conheça o Momentum, o festival de arte de vidro

O festival Momentum acontecerá de 13 a 15 de setembro em Promenade Park, em Toledo, no estado de Ohio. Com …

Notícias - 02/02/2015

Inscrições abertas para o Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

O Centro Cultural São Paulo está com inscrições abertas até 21/02/14 para o Programa de Exposições 2015. Podem se inscrever …

Notas - 10/08/2015

Canvas faz exposição e leilão com obras inéditas de grandes nomes da pintura

Conhecer o que existe de mais raro e nunca apresentado do artista cearense Antônio Bandeira. Este é um dos diferenciais …

Notas - 23/07/2015

Instituto Rubens Gerchman comemora 40 anos da EAV Parque Lage divulgando conteúdo inédito

O Instituto Rubens Gerchman comemora os 40 anos da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage compartilhando (ou publicando) …

Notícias - 23/02/2017

Fotografia do assassinato de embaixador russo vence o World Press Photo

A World Press Photo Foundation administra o prêmio, que está em seu 60º ano e é dado às fotografias que …

Notícias - 29/11/2018

Texugos estão sendo espancados até a morte na China para produzir pincéis, diz a PETA

Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA) está pressionando para que as empresas de fornecimento de arte parem de …

Notícias - 04/10/2018

Livro destaca artistas femininas do expressionismo abstrato americano que não tiveram seu reconhecimento

Como as heroínas míticas da escola de Nova York mudaram a arte moderna?
Mary Gabriel traça o movimento expressionista abstrato através …

Notícias - 22/10/2014

Roberto Cabot: o ateliê como território-móvel

A pintura fina e precisa acumula camadas e disfarça caminhos. Acima, o óleo sobre tela de quase 3x6m de Roberto Cabot introduz o …

Notícias - 24/01/2018

Loving Vincent, filme pintado de Van Gogh é indicado ao Oscar

O filme Loving Vincent, sobre o icônico artista holandês Vincent van Gogh, se destaca como o primeiro filme pintado completo …

Notícias - 17/03/2015

Confira os artistas indicados para o Prêmio Pipa 2015.

Os artistas relacionados abaixo receberam indicações para a 6ª edição do Prêmio Investidor Profissional de Arte, o PIPA, pelo Comitê …

Notícias - 07/08/2014

Nara Roesler inaugura galeria no Rio de Janeiro com exposição de Marcos Chaves

A conceituada Galeria paulistana Nara Roesler estende- se ao Rio de Janeiro, a partir das 19h desta quinta-feira (07), para …

Notícias - 19/04/2016

As tatuagens de Carlos Vergara

“Os desenhos nos cadernos me interessavam, mas tinham um caráter de anotação. A proposta dessa exposição é dar a eles …