Essex Peabody Museum contratou um neurocientista para mudar a maneira como olhamos a arte

A partir do final do século 16 até o início do século 20, a suspensão do estilo de salão era a convenção de exibição predominante em toda a Europa. Mas pinturas penduradas já caíram fora de obrigação, em parte porque tende a impedir que os telespectadores se concentrem em uma única obra.

Mas por quê, exatamente?

A razão pode ter algo a ver com os circuitos do cérebro humano – e é por isso que pelo menos um museu está se ramificando e recrutando um neurocientista para se juntar a sua equipe. “Em um nível comportamental, pode ser uma distração para andar em um quarto e tem toneladas de coisas para olhar”, disse Dr. Tedi Asher, que no início deste ano entrou para o Essex Peabody Museum, em Salem, Massachusetts, para uma um ano de pesquisa como Neuroscience Researcher. “No nível de ativação neurológica, cada pintura será apresentada com menos força”.

Em seu escritório, as paredes são decoradas com desenhos e diagramas com temas cerebrais, incluindo uma imagem de tamanho jumbo de células de Purkinje em um cerebelo de rato. Para corroborar sua afirmação, Asher invocou a teoria da supressão sensorial, que sustenta que uma barragem de estímulos sensoriais – como o estilo de salão – atrapalha o aparelho neurológico óptico do espectador.

Ele ilustrou o ponto apontando para o seu smartphone e uma caneta de plástico. “Se você tem vários objetos na mesma visão, você terá alguns neurônios que respondem ao telefone e outros neurônios que respondem à caneta”, disse ele. “Foi demonstrado que os neurônios que respondem a um estão ativamente a reprimir os neurônios que respondem ao outro. A representação dos objetos no cérebro parece ser enfraquecida por ter múltiplos objetos”.

A nomeação de Asher é parte de uma campanha mais ampla de Dan Monroe, o diretor e CEO da Rose-Marie e Eijk van Otterloo do Museu, para implantar a neurociência no serviço do design de exposições.

Compartilhar:
Notícias - 21/06/2018

Artista serve sopa de pedra em viaduto de Porto Alegre

Matheus Rocha Pitta apresenta a ação Sopa de Pedra, que vai ocupar a escadaria do Viaduto Otávio Rocha, mais conhecido …

Notícias - 14/12/2018

José Olympio da Veiga Pereira é o novo presidente da Fundação Bienal de São Paulo

José Olympio da Veiga Pereira é o novo presidente da Fundação Bienal de São Paulo, eleito pelo Conselho de Administração …

Notas - 05/11/2015

Nina Pandolfo expõe em Nova Iorque

Nina Pandolfo apresenta a exposição ‘Little things for life’ na galeria Coburn Projects, em Nova Iorque, a partir de 6 …

Notas - 15/12/2017

Novo museu em Jacarta

1º museu de arte contemporânea da cidade criado pelo empresário Haryanto Adikoesoemo para expor sua coleção particular.

O Museu de Arte Moderna …

Notícias - 19/05/2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição do artista José Bechara

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 24 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na sala 06, a exposição “Nos intervalos …

Notícias - 02/08/2018

Em protesto, artista afunda Le Corbusier no mar da Dinamarca

O artista Asmund Havsteen-Mikkelsen afundou um modelo de escala de um dos edifícios mais famosos de Le Corbusier em um …

Notícias - 08/01/2019

Bienal de Curitiba | 25 Anos é prorrogada até março

Em 2018, Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba completou 25 anos de atividade. Como comemoração, elaborou uma programação especial com …

Notícias - 06/09/2017

Umas das primeiras pinturas de Rothko nunca exibida nos EUA estará em exposição em Boston

Uma exibição imersiva de 11 obras-primas de Mark Rothko (1903-70), emprestado pela National Gallery of Art em Washington, DC, convida …

Notícias - 30/11/2015

Tunga expõe obra inédita e abre seu ateliê pela primeira vez para visitação

A 5ª edição do Festival Novas Frequências, evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, acontece …

Notícias - 07/01/2016

Mondrian e outros grandes nomes para 2016

O ano mal começou e já começamos a receber ótimas novidades sobre as exposições de peso previstas para 2016.

Para o …

Notícias - 25/05/2017

Exposição em comemoração aos 30 anos do Itaú Cultural reúne 750 obras no Ibirapuera

Uma constelação de histórias, identidades e estéticas ocupa os quatro andares da Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A exposição …

Notícias - 20/05/2014

Exposição Casa da Vez: Pinacoteca

A exposição apresentou a recente produção dos artistas visuais Carlos Ribeiro, Cristina Suzuki, Guilherme Augusto e Gustavo Jeronimo, que há …