Especial SP-Arte – Nota 15: Review dia 6/4

O primeiro dia da abertura oficial da SP-Arte manteve os corredores do Pavilhão da Bienal mais tranquilos e repleto de olhares curiosos por todos os lados.

Destaques:

– A artista Alice Shintani, representada pela Galeria Marcelo Guarnieri ganhou o prêmio para residência de três meses na Delfina Foudation em Londres. Sua instalação de dobraduras de papel coloridas mostra a delicadeza e forte influência de sua cultura em suas obras, já que Alice tem descendência japonesa. O prêmio é oferecido pelo Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP-Arte). O segundo prêmio foi para a artista Regina Parra, da Galeria Millan, que passará temporada na Residency Unlimited (RU), em Nova York (EUA). Os trabalhos dos artistas finalistas foram avaliados durante o evento pelo júri, composto por um representante de cada instituição, além do curador e pesquisador Márcio Harum.

– Circulando pela feira haviam vários compradores de museus internacionais como Museu de Houston e Austin, ambos dos EUA, e de coleções particulares e art advisory como por exemplo Simon Watson.

– O artista André Grifo representado pela Galeria Athena Contemporânea teve uma procura muito grande por suas obras, isto já aconteceu no ano passado. O jovem artista, descoberto pela galeria, teve sua única obra vendida já no preview da feira, mas a procura continuou. Segundo a galeria, sua produção é muito lenta e não tem como atender esta demanda e também não há a intenção de inflacionar o artista no inicio de sua carreira.

– Burburinhos: Um dos maiores destaques da feira ficou para o novo setor Japan House, uma prévia do novo espaço dedicado a cultura e arte contemporânea japonesa que inaugura em maio na Avenida Paulista. Ocupando no terceiro andar do pavilhão, um dos maiores setores da feira, o espaço trouxe obras de artistas como Mariko Mori, Yayoi Kusama e Hiroshi Sugimoto representados por galerias que farão parte da Japan House São Paulo.

– No geral as galerias estão satisfeitas com as vendas, algumas diziam estar melhores que o ano passado e outras nem tanto. Mas de um modo geral os expositores pareciam animados e muito se falava de uma eventual recuperação, enquanto outros diziam que nunca ouve crise no mercado de arte e que isto foi somente um ajuste depois do furor de altas nos preços de 2012/2013 com impacto mundial.

Veja matéria completa na Dasartes 59 

Veja mais imagens e acompanhe a feira em tempo real em nossas redes sociais e em notas diárias em nosso site.

Instagram: @revistadasartes

Facebook: Dasartes Brasil

Compartilhar:
Notícias - 29/06/2015

Entrevista com Palatnik

A Fundação Iberê Camargo leva a Porto Alegre a retrospectiva itinerante do mestre internacional da arte cinética Abraham Palatnik, com …

Notícias - 31/03/2014

Lançamento do livro O Rei do Mau Gosto

Lançamento do livro O Rei do Mau Gosto, de Rube…TOS Paulo Jabur

Notícias - 16/02/2017

Anish Kapoor doa prêmio de US$ 1 milhão para refugiados

O artista britânico Anish Kapoor está doando seu prêmio de US$ 1 milhão por ser nomeado ao Prêmio Gênesis 2017 …

Notas - 05/02/2016

CAIXA Cultural e expo “Empresa Colonial” promovem oficina sobre processo criativo

Oficina para jovens artistas e estudantes de artes acontece no dia 13 de fevereiro de 2016, sábado, das 16 às …

Notas - 24/11/2015

Artista carioca expõe pinturas de pássaros brasileiros na Alemanha

Após expor sua série Pássaros Brasileiros em Toulouse, na França, em setembro deste ano, o artista carioca Rodrigo Andrian se …

Notícias - 23/11/2018

Calvin Klein lança linha de potes de biscoito inspirados em Andy Warhol

Há muito pouco sobre peculiaridades de Andy Warhol que não tenha sido divulgado antes, além de seu gosto por latas …

Notícias - 01/11/2016

DOTMOV Festival chega ao Rio de Janeiro

Dotmov é um festival multimídia internacional, criado no Japão, em 2003. Desde 2008, roda pelo mundo sua versão de vídeo …

Notícias - 10/06/2015

FotoRio celebra o Rio de Janeiro

Com o objetivo de valorizar e estimular cada vez mais a fotografia, o FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do …

Notícias - 01/02/2018

Pôlemica Guggenheim: Demissão para a curadora que ofereceu vaso sanitário de ouro para Trump?

Será que o Museu Guggenheim pagará um preço alto por sua rejeição já famosa do pedido da Casa Branca para …

Notícias - 09/04/2015

Marino Marini apresenta individual na Fundação Iberê Camargo

Marino Marini é apontado como um dos artistas mais importantes de sua época por personalidades como o crítico e ex-curador …

Notícias - 18/04/2015

Museu da Casa Brasileira exibe mostra dedicada à Op-Art

O Museu da Casa Brasileira apresenta, entre 16 de abril e 1 de junho, a exposição Op-Art – Ilusões do …

Notícias - 28/07/2016

Museu do Açude inaugura obras de Ângelo Venosa, Waltercio Caldas José Rezende

Na década de 1990, os artistas Waltercio Caldas, José Resende e Angelo Venosa enriqueceram a paisagem do Rio de Janeiro …