Especial SP-Arte – Nota 13: Ricardo Camargo leva obras icônicas de Victor Brecheret e Claudio Tozzi

Brecheret

Ricardo Camargo apresenta na 13ª edição da SP-Arte a obra Os Cavaleiros, maquete definitiva da parte frontal do Monumento às Bandeiras, que fica localizado em frente ao Parque Ibirapuera, e é a obra mais famosa de Brecheret. Feita em gesso patinado, possui um décimo do tamanho real do monumento.

A maquete, de 130 x 95 x 140 cm, foi vendida em 1991 pelo galerista, quando realizou a primeira exposição de Brecheret, no circuito comercial, após sua morte em 1955. Vinte e seis anos, retorna às mãos de Ricardo Camargo, que a apresenta ao público em seu espaço na SP-Arte.

Lá poderão ser apreciados os detalhes da parte frontal da referida obra, que foi apresentada por Brecheret (a maquete do monumento todo) ao então Presidente Washington Luís, que, ao vê-la, prometeu ao artista que o projeto se tornaria realidade, o que ocorreu 33 anos após o encontro. O Monumento às Bandeiras, obra pioneira para a época, retrata as diversas miscigenações do brasileiro: “o branco, o negro, o índio e o mameluco figuram na grandiosa marcha empreendida pelo nosso Estado, sendo o monumento “puxado” por dois índios a cavalo, em direção ao Pico do Jaraguá” (trecho do texto Trinta Anos de um Monumento pelas Mãos de Brecheret, publicado em novembro/dezembro de 1982).

Guevara Vivo ou Morto

Guevara Vivo ou Morto, de Claudio Tozzi, participou do Salão de Arte de Brasília em 1967 em pleno governo militar, que durante a mostra sofreu agressões e danificaram parte da obra. Em 2006 o galerista vendeu a um colecionador argentino com a condição de deixá-la exposta durante um ano no MALBA, que ocorreu durante o mesmo ano e parte de 2007.

Após 10 anos esta importante obra da produção do artista, que é um ícone do Pop político brasileiro, retorna as mãos do galerista onde irá expô-la no seu stand da SP Arte (D 4).

Além dos destaques acima citados serão apresentados 16 papeis de artistas modernistas representados por Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Antonio Gomide, Candido Portinari, Cícero Dias, Di Cavalcandi, Ferrignac, Flávio de Carvalho, Lasar Segall e Ismael Nery. Da geração anos 60 Antonio Dias, Artur Barrio, Frans Krajcberg, Ivan Serpa, Mira Schendel, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Tomoshige Kusuno e Wesley Duke Lee.

Compartilhar:
Notícias - 28/07/2016

Coletivo de artistas do Oriente Médio estréia em Nova York

“Positive Pathway (+)” é uma exposição de obras do coletivo de artistas GCC. Eles estarão em exibição na galeria Mitchell-Innes …

Notícias - 27/10/2016

Feira PARTE: Preview e programação completa

A PARTE, feira de Arte Contemporânea, apresenta a partir do dia 02 de novembro, no espaço Hebraica, mais uma edição, …

Notícias - 23/11/2017

Zanele Muholi ganha o maior prêmio cultural da França

A fotógrafa e ativista sul-africana Zanele Muholi foi prestigiada com seu primeiro prêmio cultural da França, o “Chevalier de l’Ordre …

Notícias - 07/10/2015

Bienal Internacional de Curitiba tem como tema "A Luz do Mundo"

No ano de 2015, declarado pela UNESCO como Ano da Luz, a 22ª Bienal Internacional de Curitiba traz como tema …

Notícias - 03/03/2015

Zipper Galeria participa da feira Moving Image Nova York.

A Moving Image, realizada anualmente em Londres, Istambul e Nova York, oferece uma experiência com a emoção e a vitalidade …

Notícias - 31/03/2014

Abertura da exposição Primeiro Estudo

Abertura da exposição Primeiro Estudo – Sobre Am…TOS Paulo Jabur

Notícias - 23/02/2015

Grupo de Estudo e Poetry Slam são as principais atividades abertas da Red Bull Station.

Seguindo a tradição das edições anteriores, a 10a Residência Artística do Red Bull Station, que começou no dia 2 de …

Notícias - 02/02/2015

Inscrições abertas para o Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

O Centro Cultural São Paulo está com inscrições abertas até 21/02/14 para o Programa de Exposições 2015. Podem se inscrever …

Notas - 19/10/2015

Projeto Palavras Cruzadas aposta em intercâmbio de linguagens artísticas

Em seu quarto ano, o Palavras Cruzadas – com curadoria e direção de Marcio Debellian – se consolida como um …

Notícias - 30/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 10: Preview de 13 obras de arte incríveis

Na próxima semana, abre a semana do maior festival internacional de arte de São Paulo e no dia 6, a …

Notícias - 15/04/2015

"Observatório", de Felipe Morozini, inaugura espaço da Zipper Galeria

No dia 25 de abril, inaugura XAVIER, espaço localizado no centro de São Paulo, sob direção da Zipper Galeria, dedicado …

Notícias - 24/10/2018

Escultura de Martin Luther King Jr. corre risco de ser removida

Um ativista da comunidade diz ter reunido mais de 6 mil assinaturas para substituir uma grande escultura de Martin Luther …