“Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” chega aos cinemas brasileiros em maio de 2016

© Divulgação

A boa safra de filmes brasileiros no circuito internacional de festivais ganha mais um forte representante: “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” (The Space In Between – Marina Abramović and Brazil). Dirigido por Marco Del Fiol, o documentário terá première mundial no mais inovador dos festivais norte-americanos, o SXSW 2016– South By Southwest. Realizado, em Austin, no Texas, de 11 a 20 de março, o evento reúne filmes, música e tecnologia, atraindo participantes como Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, a artista Yoko Ono, o cineasta Wes Anderson e a cantora e atriz Lady Gaga.

O filme será exibido na mostra “Documentary Feature Competition”, sendo o único título não americano entre os 10 selecionados para a categoria. Neste ano, 1013 documentários foram inscritos no festival.

Inteiramente captado e produzido no país entre 2012 e 2015, “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” é mais um fruto da parceria da artista sérvia com a produtora Casa Redonda, que também assinou a produção da exposição Terra Comunal – Marina Abramović + MAI. Realizada no ano passado no Sesc Pompeia, em São Paulo, foi eleita a melhor exposição de 2015 na cidade pelo jornal Folha de São Paulo.

O filme apresenta Abramović em uma jornada pelo Brasil em busca do que ela chama de “pessoas e locais de poder” e das conexões entre arte e espiritualidade. Mix de road movie e thriller espiritual, ele revela a pesquisa da artista sobre rituais sagrados e comunidades espirituais, em meio à exuberância da natureza brasileira.

A equipe de filmagem percorreu mais de seis mil quilômetros pelo país, acompanhando Abramović pelas experiências de cura e cirurgias realizadas pelo médium João de Deus, em Abadiânia (GO), em cerimônias e incorporações do Vale do Amanhecer, no Distrito Federal, na força do sincretismo religioso de Salvador, rituais de ayahuasca na Chapada Diamantina (BA) e em processos xamânicos em Curitiba (PR).

A jornada externa dispara em Abramović uma outra viagem, interna e pessoal, por lembranças, dores e aprendizados. O público segue de perto as vivências da artista, suas emoções e transformações ao longo do processo. Imagens captadas durante “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI” completam o documentário, representando os desdobramentos da pesquisa da artista no Brasil em sua obra e carreira.

Primeiro longa-metragem do diretor – que também assina seu roteiro, montagem e produção executiva –, “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” é o resultado de mais de 15 anos de experiência de Marco Del Fiol na realização de documentários sobre artistas, tendo em sua filmografia premiados médias-metragens e programas de TV sobre grandes representantes da arte contemporânea brasileira e internacional, como Olafur Eliasson, Isaac Julien e Marepe.

O filme conta com a produção associada da Flagcx, direção de fotografia de Cauê Ito, montagem de Marco Korodi e Marco Del Fiol e primorosa trilha sonora original da dupla mineira O Grivo. A produção é das irmãs Jasmin e Minom Pinho, sócias da Casa Redonda. Com distribuição da Elo Company – que acaba de emplacar a indicação da animação “O Menino e o Mundo” ao Oscar 2016 –, e codistribuição da SPCINE, o documentário chega em maio às salas de cinema do país.

Compartilhar: