Em São Paulo, Parque da Juventude recebe obra interativa do artista Marcos Amaro

O parque da juventude é um complexo cultural, recreativo e esportivo, que desde 2007 oferece lazer e entretenimento na Zona Norte da capital paulistana. O local, que até 2003 abrigava o antigo complexo de detenção do Carandiru, possui, ao longo de seus 249 mil metros quadrados, área verde, espaço para esporte, lazer e turismo, além de acesso a computadores.

Desde setembro deste ano, mais uma atração habita o parque. O artista Marcos Amaro, que vê nos espaços públicos uma oportunidade de conectar a população à arte, tornando-a mais acessível e democrática, presenteou a cidade de São Paulo e o Parque com a instalação da obra Gafanhoto. A referência aeronáutica, presente em toda sua trajetória artística, segue criando novos formas e contextos também nesta obra. A escultura permanente simboliza a esperança nas cores da bandeira do Brasil, em uma homenagem à cidade de São Paulo.

A obra Gafanhoto, desenvolvida a partir do convite do ex Secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, carrega muito deste simbolismo de democratização. “O que era um antigo avião de guerra, aterrissa no Parque da Juventude de forma enérgica, lúdica, interativa e permanente. A obra é pra tocar, subir e pra cumprir a proposta de transmitir esperança e prosperidade a toda população que tiver a oportunidade de contemplá-la”, explica o artista.

O Parque da Juventude fica localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP.

 

Compartilhar:
Caixa SP
Notícias - 05/10/2017

Após polêmica no Guggenheim, Christie's fica em alerta com obra de Damien Hirst com peixes vivos

Na sequência da recente controvérsia de Guggenheim – em que três obras que usam ou representam animais vivos foram retiradas de …

Notícias - 08/08/2017

Arte beneficiente na COMPARTIARTE

“Figurinhas” conhecidas do circuito, as colecionadoras Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel há quatro anos colocam seu carisma e bons relacionamentos …

Notícias - 14/05/2015

João Turin no MNBA

Depois de ter batido recorde de visitação no período em que esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde recebeu …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Iberê Camargo tem novo Superintendente

Emilio Kalil assume a gestão executiva da Instituição para dar continuidade ao processo de reposicionamento de governança e programação artística

A …

Notícias - 10/04/2015

SP-Arte 2015 supreende em vendas e público

Com expectativas em baixa, expositores da SP-Arte estavam sorridentes no primeiro dia de abertura da feira ao grande público, quinta …

Notícias - 24/02/2016

Doze galerias brasileiras participam da ARCOmadrid

Coincidentemente pela primeira vez na feira, algumas das galerias mais prestigiadas do mundo irão fazer um único compromisso para promover …

Notícias - 24/11/2014

Entrevista com o artista Rodrigo Braga

Leia a entrevista exclusiva com Rodrigo Braga, artista da mostra “Agricultura da Imagem” aberta até dia 30 de novembro no …

Notas - 26/11/2015

Ateliê Galeria Priscila Mainieri realiza oficina de graffiti e atividades para crianças

No mês de dezembro, aproveitando o início da férias escolares, o Ateliê Galeria Priscila Mainieri inclui na sua programação cultural …

Notas - 13/02/2016

Fundação Cultural Badesc está com edital aberto até final de fevereiro

Está aberto até o dia 29 de fevereiro de 2016, o Edital 2016 da Fundação Cultural Badesc. Ao todo, serão …

Notícias - 18/05/2016

Gonçalo Ivo e a aurora amanhecida

A mostra “Aurora” reúne parte das 35 pinturas que ilustram a edição brasileira do livro Aurora, do pai do artista, …

Notas - 22/02/2016

Formas do Moderno

Uma das mais significativas coleções de arte brasileira chega a Belo Horizonte pela primeira vez. Reunindo cerca de 60 obras …

Notícias - 24/05/2018

Gerhard Richter doa 18 obras para desabrigados

Venda pretende levantar 1 milhão de euros para ajudar a comprar 100 habitações
O artista Gerhard Richter doou 18 obras para …