Diretor da Christie’s abrirá novo Museu em Paris por Redação

O francês François Pinault, magnata de bens de luxo e o proprietário da casa de leilões Christie’s, anunciou planos para a criação de um museu privado em Paris para apresentar a sua vasta coleção de arte contemporânea. Pinault disse que era a sua ambição “contribuir para o brilho de Paris de uma forma original e forte.”

Pinault, que completa 80 anos neste verão, disse em uma coletiva de imprensa no City Hall em Paris que o museu seria instalado em um antigo edifício de bolsa de mercadorias do século 18, perto do recém-construído La Canopée em Les Halles. Tadao Ando, ​​o arquiteto japonês, que redesenhou o Palazzo Grassi, em Veneza em um museu que Pinault inaugurou em 2006, irá supervisionar as reformas, disse ele. O museu, que ainda não tem nome, será construído até o final de 2018.

Com o anúncio, parece que Pinault vai cumprir uma ambição que foi frustrada em 2005, quando ele abandonou os planos para a construção de um museu em uma antiga fábrica da Renault na Île Seguin no Sena. Na época, ele se queixou sobre os obstáculos burocráticos, dizendo que “a eternidade é para a arte, não para projetos destinados a servi-lo.” Ele acabou restaurando dois palácios históricos em Veneza para exibir partes de sua coleção, que tem mais de 3.000 obras.

Filho de um fazendeiro em Brittany, Pinault construiu sua fortuna a partir de um negócio de importação de madeira, depois de vende-la, investiu no negócio de bens de luxo, que evoluiu para a holding Kering, que agora inclui o Grupo Gucci, Saint Laurent e Balenciaga. Ele não havia visitado um museu até a fase mais adulta, desenvolvendo um gosto por arte contemporânea e colecionando ao longo destes últimos 40 anos.

Desde que cedeu o controle da empresa em 2003 para seu filho, François-Henri Pinault, ele tem se concentrado na expansão e edição de sua coleção com uma equipe de consultores de arte que inclui Jean-Jacques Aillagon, um ministro da Cultura e ex-presidente Centro Pompidou. Muitas das obras de Pinault foram adquiridos diretamente de artistas como Damien Hirst e Jeff Koons, e ele ainda apoiou jovens artistas up-and-coming como Danh Vo.

Compartilhar:
Notícias - 26/04/2018

Desenho esboço de Salvador Dalí para o filme O Cão Andaluz vai a leilão

Três obras previamente desconhecidas de Salvador Dali, duas delas, um possível retrato de Garcia Lorca 1926, bem como uma mão …

Notícias - 14/06/2018

MASP vence na justiça contra taxação de obras de arte pelo seu valor

Segundo a coluna de Mônica Bergamo do Jornal A Folha de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo …

Notícias - 18/08/2016

Vencedores ​do Prêmio Mundie de Fotografia

Selecionados entre quase 350 fotógrafos de 21 estados, os vencedores do Prêmio Mundie de Fotografia terão suas obras expostas na …

Notícias - 07/12/2017

David Hockney recebe o prêmio mais prestigiado da SF Opera

O artista e designer David Hockney recebeu uma reverência depois da atuação do “Turandot” de Puccini – para o qual …

Notícias - 02/06/2016

Jeff Koons por Damien Hirst

A Galeria Newport Street de Damien Hirst em Londres está apresentando uma mostra individual dos trabalhos do artista americano influente …

Notícias - 24/11/2016

Esculturas hiper-realistas na Dinamarca

A exposição coletiva intitulada “Gosh! Is it Alive?” que apresenta esculturas hiper-realistas, que retratam o corpo humano, estará em exibição no …

Notícias - 02/02/2017

Museu subaquático abre na Espanha

O primeiro museu totalmente subaquático da Europa abriu oficialmente em 10 de janeiro de 2017 no leito do oceano, ao …

Notícias - 23/11/2017

O famoso sofá de Salvador Dali pode deixar o Reino Unido se um comprador não for encontrado

O sofá “Mae West Lips” de Salvador Dali, uma das peças de mobiliário mais famosas do século 20, poderá ser …

Notícias - 15/03/2018

Cientista brasileiro descobre segredo em desenho de Michelangelo

Um cientista brasileiro afirma que o pequeno esboço de um homem dobrado no canto do desenho de Michelangelo de Vittoria …

Notícias - 06/09/2017

Umas das primeiras pinturas de Rothko nunca exibida nos EUA estará em exposição em Boston

Uma exibição imersiva de 11 obras-primas de Mark Rothko (1903-70), emprestado pela National Gallery of Art em Washington, DC, convida …

Notícias - 21/07/2017

Artista cria, pela primeira vez na história da arte, um poema em território extraterrestre.

Eduardo Kac, que está atualmente em exposição na Luciana Caravello Arte Comtemporânea, é autor de “Telescópio Interior” a primeira obra …

Notícias - 16/10/2014

Luiz Camillo Osorio é nomeado curador da 56a. Bienal de Veneza

A Fundação da Bienal de São Paulo anunciou ontem que o crítico e curador carioca Luiz Camillo Osorio, 51, foi …