Diego Rivera ganhará megaexposição em São Francisco

O Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA) e o City College of San Francisco (CCSF) anunciaram planos para exibir o mural histórico de Diego Rivera, “Pan American Unity”, como destaque de um grande exposição do trabalho do artista no SFMOMA em 2020. O mural – uma das obras mais importantes da arte pública em São Francisco – estará em exibição na Galeria Roberts no andar térreo do museu, parte do espaço livre do museu. Um programa abrangente de conservação, educação pública e estágios estudantis do CCSF acompanharão a exibição do trabalho e serão anunciados em maior detalhe posteriormente.

“O casamento da expressão artística do Norte e do Sul no continente”, mais conhecido como “Unidade Pan-Americana”, foi criado em 1940 como parte do programa Arte em Ação na Exposição Internacional Golden Gate (GGIE) na Ilha do Tesouro de São Francisco, onde artistas locais e internacionais criaram obras de pintura, escultura, tecelagem, vitrais e gravuras. Medindo 22 metros de altura e 74 metros de largura (quase 1.800 metros quadrados), o mural é o maior criado por Rivera e seu último feito nos Estados Unidos.

Como resultado de uma parceria entre um dos comissários da GGIE e Rivera, desde o início, o mural foi programado para ser exibido permanentemente o que agora é conhecido como City College of San Francisco. Ricos em simbolismo e imagens de todo o continente norte-americano, incluindo México, Estados Unidos e Canadá, “Pan American Unity” esteve em exibição no Teatro Diego Rivera no campus principal do City College of San Francisco desde 1961.

“A SFMOMA tem uma longa e maravilhosa história com Diego Rivera, incluindo 17 exposições individuais e em grupo”, disse Neal Benezra, Helen e Charles Schwab, diretor da SFMOMA. “Seu trabalho, “The Flower Carrier” foi uma das primeiras pinturas a entrar na nossa coleção como um presente do administrador fundador Albert Bender em 1935. Através de sua amizade com Bender, Rivera conseguiu um visto para viajar para San Francisco para pintar murais em o City Club e a California School of Fine Arts [agora o San Francisco Art Institute]. Nosso diretor fundador, o Dr. Grace McCann Morley, prestou assistência para o retorno de Rivera para criar a “Unidade Pan-Americana” e estamos muito satisfeitos pelo o fato de o CCSF estar disposto a nos oferercer como a peça central da exposição do seu trabalho que planejamos para 2020.”

Compartilhar:
Notas - 10/08/2015

Canvas faz exposição e leilão com obras inéditas de grandes nomes da pintura

Conhecer o que existe de mais raro e nunca apresentado do artista cearense Antônio Bandeira. Este é um dos diferenciais …

Notícias - 22/07/2015

Funarte lança nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro

No dia 24 de julho (sexta-feira), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco, e o ministro …

Notícias - 28/07/2016

Coletivo de artistas do Oriente Médio estréia em Nova York

“Positive Pathway (+)” é uma exposição de obras do coletivo de artistas GCC. Eles estarão em exibição na galeria Mitchell-Innes …

Notícias - 31/08/2017

SOS Notre Dame: € 100 milhões para salvar a catedral

O arcebispo de Paris abriu uma campanha de angariação de fundos de € 100 milhões para salvar as gárgulas e arcos góticos …

Notícias - 01/07/2016

ArtRio vem aí

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notícias - 23/08/2014

Seis artistas doam suas obras para leilão beneficente

A arte nos permite às diversas realizações, que vão desde a uma emoção pessoal até as utopias que servem para …

Notícias - 12/07/2018

Caverna na Tailândia vai virar Museu

O complexo de cavernas no norte da Tailândia, onde 12 meninos e seu treinador de futebol ficaram presos por mais …

Notícias - 17/10/2014

Gotas de água são ampliadas em prédios em intervenção urbana

No Museu de Arte do Rio, gotas de água projetadas escorrerão pelas paredes no fim de semana entre 24 e …

Notícias - 06/07/2017

Retábulo de Jacopo Tintoretto de David Bowie será exposto na Bienal de Veneza 2019

Por 30 anos, David Bowie apreciou seu retábulo de Jacopo Tintoretto, até mesmo nomeou sua gravadora com o nome do …

Notas - 10/08/2015

Schoeler Editions leva novidades à SP-Arte/Foto 2015

A Schoeler Editions participa da SP-Arte/Foto 2015, levando para seu stand portfólios e prints avulsos de consagrados fotógrafos brasileiros e …

Notícias - 14/06/2015

Prêmio PIPA divulga finalistas

Já consolidado como um dos principais prêmios em arte do Brasil, o PIPA divulgou no dia 12 de junho seus …

Notícias - 01/11/2018

Artista queer acusa autoridades de Bal Harbour de censurarem seu trabalho

Durante seis meses, Pacifico Silano se preparou incansavelmente para sua exposição ao ar livre na vila costeira de Bal Harbour, …