Destaques da Bienal de Veneza

A 56ª Bienal de Arte de Veneza, curada por Okwui Enzwezor, foi inaugurada no dia 9 de maio com mais de 136 artistas de 53 países diferentes, dos quais 89 exibem seus trabalhos na bienal pela primeira vez. Num percurso atento e cheio de afetividade, a Dasartes passou pelos pavilhões da 56ª Bienal de Arte de Veneza e traz uma pequena reunião de obras memoráveis de um conjunto provocante e belo ao mesmo tempo.

À entrada do Pavilhão Central, onde está a mostra universal curada por Enzwezor, bandeiras de tecido negro de Oscar Murillo, e as palavras Blues, Blood, Bruise (tristeza, sangue e ferida) de Glenn Ligon em letreiro luminoso dão o tom. Uma vez dentro da primeira sala são expostos desenhos com as palavras The End e Fine, realizados pelo falecido artista italiano Fabio Mauri (1926-2009), entre outras obras do mesmo artista. Ali, no início da jornada, já se percebe que o clima é escuro, sombrio, desconfortável… Começamos pelo fim!

Logo adiante, avistamos o canhão de Pino Pascali e outros trabalhos de grande impacto visual como o do artista Kutlug Ataman, The Portrait of Sakip Sabanci, 2014, feito com 9.216 painéis de LCD que, juntos, parecem um tapete voador, exibindo milhares de faces sem parar, de forma impactante.

A brasileira Sonia Gomes está presente com um trabalho que foi florescendo durante a montagem da obra, tomando forma, ganhando vida, encaixando-se nas fendas das colunas, como se tivesse nascido para aquele espaço.

Outros trabalhos imperdíveis que valem a pena citar são a instalação de Katharina Grosse, Untitled Trumpe, impactante e cheia de emoção; o trabalho de Barthélémy Toguo, Urban requiem (2015); a obra de Maja Bajevic, Arts, Crafts and Facts (2015);
Ainda falando do Arsenale, é importante mencionar o novo espaço inaugurado e aberto pela primeira vez ao público, a Sale d’Armi, reformada de maneira impecável, onde estão os pavilhões da África do Sul, do Peru, de Singapura, da Turquia, dos Emirados Árabes Unidos, entre outros países que contribuíram para a reforma.

Confira na galeria de fotos imagens de algumas das obras. Ao longo das próximas semanas, a Dasartes volta a trazer mais novidados sobre a Biennale.

Compartilhar:
Notícias - 23/12/2015

Crise chega ao Parque Lage

2015, ano marcado por grandes crises e perdas para o mundo da arte, parece não dar trégua até os últimos …

Notícias - 19/02/2016

Berna Reale denuncia agressão sofrida em centro de perícias de Belém

Berna Reale, artista paraense conhecida por trabalhos que lidam com a violência, denunciou agressões sofridas no Centro de Criminalística de …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Iberê Camargo tem novo Superintendente

Emilio Kalil assume a gestão executiva da Instituição para dar continuidade ao processo de reposicionamento de governança e programação artística

A …

Notícias - 15/03/2018

Revista Dasartes é indicada ao Prêmio ABCA

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulga os nomes indicados ao prêmio destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, …

Notícias - 03/03/2015

Exposição "João Turin - Vida, Obra, Arte" recebeu mais de 265 mil pessoas no MON

A exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, que ficou oito meses em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), consagrou-se …

Notícias - 19/08/2015

MAM Rio encerra a série de homenagens ao centenário de Iberê Camargo

Iberê Camargo: um trágico nos trópicos, exposição que abriu as homenagens ao centenário do artista no CCBB/SP, em maio de …

Notícias - 06/10/2016

A Rota da Seda e dos Sonhos

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) inaugura a partir de 6/10 a exposição “Nova Rota da Seda, Novos Sonhos”. A …

Notícias - 07/01/2016

Mondrian e outros grandes nomes para 2016

O ano mal começou e já começamos a receber ótimas novidades sobre as exposições de peso previstas para 2016.

Para o …

Notas - 13/07/2015

Novas Poéticas convida artistas para a sua segunda edição

Neste ano está sendo realizada a segunda edição do programa de exposição NOVAS POÉTICAS. O objetivo do programa é estimular …

Notícias - 16/08/2018

Veja 5 obras ambiciosas da residência Burning Man 2018

No final de agosto, espera-se que cerca de 75 mil pessoas desçam os sete quilômetros quadrados do deserto de Nevada …

Notícias - 05/08/2014

Frances Reynolds promove o programa Brazilian Studies do King's College

O Presidente Antony Pereira e o Vice-Presidente do Kings College London, onde acontece o Programa BRASA XII (Brazilian Studies Association) …

Notícias - 30/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 7: "Repertório", veja as novidades e imagens do novo setor

Uma das grandes novidades desse ano é o novo setor chamado “Repertório”.
Esse segmento vai apresentar artistas brasileiros e estrangeiros …