Desenho esboço de Salvador Dalí para o filme O Cão Andaluz vai a leilão

Torso femenino desnudo, de Salvador Dalí.

Três obras previamente desconhecidas de Salvador Dali, duas delas, um possível retrato de Garcia Lorca 1926, bem como uma mão com formigas de 1927, que era um esboço preparatório para o filme “Un Chien Andalou”, será colocado a leilão no dia 10 de maio para La Suite de Barcelona.

A terceira obra é um desenho a tinta assinado e datado em 1927 que mostra um torso feminino com um braço musculoso e que foi publicado pela primeira vez em outubro daquele ano na revista La Nova, conforme relatado pela casa de leilões em um comunicado.

Durante o leilão, você também pode comprar uma seleção de peças de artistas espanhóis e europeus, sob o título Século 20. Pintura-Desenho-Vidro e Art Nouveau e Art Déco de móveis.

A diretora da La Suíte, Beatriz du Breuil, disse que, para a catalogação adequada dos desenhos tiveram “a inestimável ajuda do jornalista Victor Fernandez e por isso sabemos, por exemplo, o desenho de tinta mostrando um torso feminino nos lembra o braço do torso de dois óleos do mesmo ano: “Aparato e mão”, e “Mel é mais doce que sangue”.

Além disso, o estudo que foi realizado determina, segundo o especialista Agustín Sánchez Vidal, que o retrato é do cineasta Luis Buñuel, que era um amante do boxe.

Em “mão com formigas”, tinta sobre papel assinado e datado de 1927, o desenho é “muito significativo, pois mostra uma imagem que se refere a alguns dos mais impressionantes que eles podem mais tarde ser visto no filme “Un Chien Andalou”, o cume fez dois anos mais tarde, juntamente com Luis Buñuel, considerado uma obra-prima da história do cinema”.

 

Compartilhar: