Depois de toda polêmica, Jeff Koons não instalará mais suas tulipas no Palais de Tokyo

Protestos impedem a instalação de mega escultura de koons presenteada à cidade de Paris .

Após vários meses de controvérsia, a escultura monumental de Jeff Koons será instalada em outro local da capital francesa. Um encontro entre o Ministério da Cultura, a cidade de Paris e representantes do artista americano está marcado para segunda-feira para determinar sua localização.

Fim do drama em torno do Buquê de Tulipas Jeff Koons, uma enorme instalação oferecida pelo artista em Paris. “Recebi Jeff Koons e conversei com ele várias vezes. Compartilhamos o desejo de sair de toda controvérsia sobre o assunto. Ele não será apoiado pelo Palais de Tokyo. Em conexão com a cidade de Paris, vamos oferecer outros lugares na capital”, diz Françoise Nyssen.

Jeff Koons, um artista americano de renome mundial, doou uma obra de arte em Paris após os ataques de 2015. O prefeito de Paris anunciou que o Buquê – uma mão segurando nove tulipas, medindo 12 metros de altura e pesando 33 toneladas – seria instalado entre o Palais de Tokyo e o Museu de Arte Moderna da cidade de Paris, perto do Trocadero.

Em uma nota publicada no Libération , vinte e três personalidades do mundo da arte e da cultura denunciaram a escolha da localização, perto da Torre Eiffel, por este “emblema de uma arte industrial, espetacular e especulativa”. A controvérsia foi “excessiva, e desagradável porque dirigida contra um artista, Koons, julga o ministro da Cultura. Um mal para um bem, já que este caso, no entanto, abriu outro debate interessante e relevante sobre o lugar dos artistas e suas obras no espaço público”.

Veja o vídeo:

 

Compartilhar: