Uma exposição em Londres alterará para sempre a imagem automática conjurada quando as pessoas se referem a Damien Hirst como um “enfant terrible” da arte contemporânea. Uma escultura da versão de Benjamin Button do “bad boy” da arte britânica, do artista italiano Valter Casotto, está em exibição, entre outras obras hiper-realistas, em uma divertida mostra na Opera Gallery de Londres este mês.
O bebê Hirst de Casotto está entre uma variedade de brinquedos, incluindo um tubarão em miniatura, vacas e uma borboleta (motivos comuns na arte de Hirst em idade adulta). Ele está em boa companhia: Casotto também criou uma espécie de jardim de infância para artistas com versões em miniatura de Maurizio Cattelan e Paul McCarthy. O artista, que teve sua introdução à escultura através de seu trabalho em maquiagem protética para filmes como “Harry Potter” e “O Hobbit” , também mostra, por qualquer motivo, uma escultura em grande escala dos olhos de David Bowie.
Intitulado “Beyond Reality”, a mostra acontece de 13 a 28 de dezembro. Além do charme de Casotto sobre figuras contemporâneas, a mostra – dedicada a artistas hiper-realistas – inclui trabalhos esculturais do guru de efeitos especiais John Humphreys e esculturas de sociedade de Marc Sijan com figuras negligenciadas, incluindo guardas de segurança e faxineiras.
Estes serão mostrados ao lado de pinturas fotorrealistas de Tigran Tsitoghdzyan, Mike Dargas, Michael Moebius e Yigal Ozeri. Enquanto isso, os quebra-cabeças “trompe-l’oeil” do artista romeno Nicolae Maniu e do artista coreano Lee Jung Woong trazem uma virada surrealista para o grupo hiper-realista.
Veja abaixo mais algumas das obras incluídas na exposição:

Mike Dargas no estúdio.

Artistas de Valter Casotto (Paul, Maurizio, Damien) . Imagem cedida pela Opera Gallery

Marc Sijan e retrato. Imagem cedida pela Opera Gallery

Marc Sijan, A Empregada

Marc Sijan, Butler (2015).

Yigal Ozeri Sem título; Olya in the Field (2017)

Marc Sijan, guarda de pé (2018). Imagem cedida pela Opera Gallery