Conquistas recentes de Ai Weiwei

Quatro anos após ter seu passaporte confiscado, o artista e ativista Ai Weiwei o recebeu de volta das autoridades chinesas. O artista celebrou o fato publicando uma foto onde segura seu passaporte em sua página no Instagram.

A notícia foi divulgada a apenas oito semanas da abertura de sua exposição individual na Royal Academy of Arts, em Londres. Ai Weiwei anunciou que estará em Londres para a sua mostra, que abre no dia 19 de setembro, mas sua primeira viagem será para Berlim, onde mora seu filho de seis anos de idade.

O artista também terá suas obras expostas ao lado de trabalhos de Andy Warhol na National Gallery of Victoria, em Melbourne, a partir de dezembro. Uma porta-voz da galeria anunciou que, se tudo der certo, Ai Weiwei estará presente na mostra.

Enquanto isso, Circle of Animals / Zodiac Heads (2010), uma série de esculturas de bronze de Ai Weiwei que representam os 12 animais do zodíaco chinês, está em um tour mundial, chegando no Centro de Arte Contemporânea de Málaga, na Espanha, no dia 18 de setembro. A série já passou pelo Brasil e foi um dos destaques da 29ª bienal de São Paulo. O artista ainda não confirmou presença na abertura da mostra em Málaga. Organizadores de sua exposição no Helsinki Art Museum, na Finlândia, também aguardam a confirmação da presença do artista na abertura, que acontece no dia 25 de setembro.

Ai Weiwei não está preocupado com a possibilidade de ser forçado a exilar-se, caso viaje ao exterior. “Eu acho que se as autoridades me deixam ir, tenho certeza de que me deixarão voltar. Eles têm sido bastante razoáveis”, afirmou ao Guardian.

A China tem diminuído a pressão sobre o trabalho de Ai Weiwei. Recentemente o artista realizou quatro exposições individuais em Pequim, encerrando a proibição que estava em vigor desde que foi preso, em 2011. A realização das mostras com o mínimo de interferência das autoridades chinesas surpreendeu a todos, inclusive o artista.

As exposições de Ai Weiwei sempre tiveram foco internacional, mesmo antes de seu confinamento. Suas únicas mostras individuais recentes na China haviam sido na Faurschou Gallery, em 2009, e na Galerie Urs Meile, em 2006. Muitas galerias chinesas hesitavam em trabalhar com Ai, devido ao medo de se envolverem em problemas com as autoridades. Após a sua prisão, esta situação se agravou.

Sua interação com o ocidente costuma ser mal vista pelos críticos na China. Mas agora o público chinês tem a oportunidade de ver por si mesmo o trabalho de Ai Weiwei, que ganha um novo contexto ao ser exposto em seu próprio país. A primeira de suas mostras recentes em Pequim, realizada em conjunto pela Galleria Continua e pela Tang Contemporary Art, contou com 2000 visitantes no dia da abertura. Este fato revela o engano de quem julga que Ai Weiwei não tem admiradores em seu país de origem.

Compartilhar:
Notícias - 15/09/2016

Carlos Cruz-Diez ganha homenagem no SCAD deFINE ART 2017

A Savannah College of Art and Design anuncia internacionalmente o renomado artista Carlos Cruz-Diez com o SCAD deFINE ART 2017 …

Notícias - 14/05/2015

Circuito de galerias agita o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebe em maio a segunda edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre …

Notícias - 25/01/2018

Mostras de Basquiat estreiam em São Paulo e Nova York

O colecionador japonês bilionário Yusaku Maezawa revelou que o Brooklyn Museum será a primeira parada em uma turnê mundial de …

Notícias - 02/08/2017

Vote no Prêmio PIPA Online, segundo turno

Começou o segundo turno do PIPA Online 2017. Até o próximo domingo, 6 de agosto, o público poderá votar nos 12 artistas …

Notícias - 21/05/2014

Coleção inusitada de Sylvio Perlstein

O carioca de origem belga Sylvio Perlstein tem uma fração de suas aproximadamente 1 000 obras apresentadas ao público no MAM …

Notícias - 07/02/2015

EAV recebe inscrições para curso gratuito de formação em arte contemporânea.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage recebe inscrições até 28/02/15 para o programa Formação Gratuita – Práticas Artísticas …

Notícias - 14/12/2015

Biografia não-autorizada de Banksy chega ao Brasil

A Editora Nossa Cultura lança Banksy – Por trás das paredes, uma biografia que desvenda a arte do grafiteiro Banksy, …

Notícias - 20/04/2015

A Experiência da Arte no SESC Santo André

O Sesc Santo André exibe A Experiência da Arte, com curadoria de Evandro Salles e nove obras, independentes entre si, …

Notícias - 08/01/2015

Art Dubai: Marker 2015 e o foco do programa curatorial na América Latina

Marker é o programa de curadoria da Art Dubai, localizado dentro da feira, o programa foca a cada ano em …

Notícias - 24/04/2018

Inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio estão abertas

Destinado a artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira, a premiação quer estimular e reconhecer a produção artística contemporânea …

Notícias - 17/01/2019

MASP tem entrada gratuita e programação especial no aniversário de São Paulo

O MASP terá uma programação especial para o aniversário da cidade de São Paulo, que neste ano cai numa sexta-feira. A entrada do museu …

Notas - 04/12/2015

ArtShot inaugura sua primeira galeria em São Paulo

Inspirada em modelos europeus e com o intuito de democratizar a FotoArte no Brasil, a ArtShot inaugura sua primeira galeria …