Conheças as divertidas esculturas sátiras de ícones da arte de Elliott Arkin

Elliott Arkin, Menino Warhol se molhando na piscina, 2012. Cortesia do artista.

Se você andar ao longo do Brooklyn Greenway este mês, você provavelmente verá algo muito inesperado: uma escultura de 3 metros de altura de Picasso cortando um gramado.

Em exibição até 15 de julho, a escultura de Elliott Arkin, apropriadamente intitulada “The Spanish Gardener”, fica na esquina das Ruas Degraw e Columbia, no Distrito Waterfront de Columbia, a uma quadra ou duas do East River. Arkin, um artista viajante conhecido por suas esculturas malucas com referências de história de arte, mora nas proximidades.

“O Greenway do Brooklyn foi um ajuste perfeito”, disse Arkin à News Network. “Quando você está fazendo um grande trabalho como esse, acho importante dar um contexto social. Sem isso, seria apenas outra escultura pública ”.

O jardineiro espanhol de Elliott Arkin instalado no distrito de Waterfront de Columbia, no Brooklyn. Cortesia do artista.

Dito isso, é difícil imaginar o trabalho de Arkin ser visto como “apenas mais uma escultura pública”. Afinal de contas, um gnomo de jardim de desenhos animados do pintor mais famoso do mundo – vestido de sua camisa listrada horizontalmente – está tão em alta quanto uma cesta de basquete da NBA.

Como muitas das obras de Arkin, “The Spanish Gardener” nasceu de uma piada.

“Eu costumava dizer que, se Picasso estivesse por perto hoje, teria que cortar a grama para ganhar a vida”, diz ele. “O mundo da arte mudou muito.”

Ele descreve a peça como um “poema visual” com camadas de significado. No comunicado de imprensa, Arkin escreve que, por um lado, pode ser visto como uma “saudação ao homem comum”; por outro lado, é uma metáfora para os papéis dos artistas como “cuidadores, plantando ideias e fazendo o trabalho que molda nosso espaço e mundo”. Em última análise, ele observa: “é uma sátira no mundo da arte com comentários políticos, ambientais e sociais. .

A escultura faz parte da maior série de artistas famosos de Arkin retratados como gnomos do gramado, chamados “Um Reino Pacífico”. Outros incluem Georgia O’Keeffe plantando lírios ao lado de um crânio de vaca, Louise Bourgeois tomando chá com uma aranha, Vincent Van Gogh semeando sementes, e um Andy Warhol vestido de Speedo em pé em uma caixa de Brillo enquanto ele enche uma piscina inflável com uma mangueira de jardim. A maioria dessas obras tem apenas cerca de 30 centímetros de altura, no entanto, fazendo Picasso, de longe, o maior do grupo.

Resultado de imagem para Elliott Arkin georgia o'keeffe

A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo (O ‘Keeffe Planting Flowers) , 2013

Elliott Arkin, Ai Weiwei (2012). Cortesia do artista.

Resultado de imagem para Elliott Arkin georgia o'keeffe

Bourgeois tomando chá com aranha , 2013

Fonte: Artnet

Compartilhar: