Christo prepara escultura para flutuar no lago Serpentine, em Londres

Uma ilha de barris temporária de 20 metros de altura será construída no lago Serpentine em Hyde Park, em Londres, como parte de uma exposição dedicada ao excêntrico artista Christo.

O “Mastaba”, que tem o nome de um antigo estilo de túmulo egípcio, feito de 7.506 barris, mantidos juntos por andaimes de aço, em uma plataforma de cubos de plástico flutuando no lago – teria segurança 24 horas.

Nascido na Bulgária, Christo de 82 anos – retratado com uma versão de uma instalação na França no ano passado – trabalhou com sua esposa Jeanne-Claude até sua morte em 2009. Seu primeiro trabalho em conjunto, em 1961, foi um conjunto de barricas empilhadas por docas em Colônia e eles passaram a envolver a ponte Pont Neuf de Paris e o Reichstag de Berlim com tecido.

O “Mastaba” funcionará ao lado de uma exposição na Serpentine Gallery. Os planos apresentados ao conselho da cidade de Westminster mostram que o trabalho deverá demorar 20 semanas para ser construído e instalado e permanecerá no lago até novembro.

Um relatório para os conselheiros admite que “esconderá” alguns pontos de vista de Westminster, mas afirma que isso é considerado aceitável devido à “natureza temporária” do trabalho e aos benefícios públicos. Acrescenta que não haveria “nenhum impacto adverso” na vida selvagem. Os conselheiros vão considerar nesta semana. Foram recebidas duas cartas de objeção.

Compartilhar: