Uma ilha de barris temporária de 20 metros de altura será construída no lago Serpentine em Hyde Park, em Londres, como parte de uma exposição dedicada ao excêntrico artista Christo.
O “Mastaba”, que tem o nome de um antigo estilo de túmulo egípcio, feito de 7.506 barris, mantidos juntos por andaimes de aço, em uma plataforma de cubos de plástico flutuando no lago – teria segurança 24 horas.
Nascido na Bulgária, Christo de 82 anos – retratado com uma versão de uma instalação na França no ano passado – trabalhou com sua esposa Jeanne-Claude até sua morte em 2009. Seu primeiro trabalho em conjunto, em 1961, foi um conjunto de barricas empilhadas por docas em Colônia e eles passaram a envolver a ponte Pont Neuf de Paris e o Reichstag de Berlim com tecido.
O “Mastaba” funcionará ao lado de uma exposição na Serpentine Gallery. Os planos apresentados ao conselho da cidade de Westminster mostram que o trabalho deverá demorar 20 semanas para ser construído e instalado e permanecerá no lago até novembro.
Um relatório para os conselheiros admite que “esconderá” alguns pontos de vista de Westminster, mas afirma que isso é considerado aceitável devido à “natureza temporária” do trabalho e aos benefícios públicos. Acrescenta que não haveria “nenhum impacto adverso” na vida selvagem. Os conselheiros vão considerar nesta semana. Foram recebidas duas cartas de objeção.