CCBB-RJ inaugura exposição de seu novo prêmio

Em 2014, pela primeira vez, o Banco do Brasil incluiu no edital anual do Centro Cultural Banco do Brasil um prêmio para as artes visuais. É o Prêmio CCBB Contemporâneo, que contemplou 10 projetos de exposição, selecionados entre inscritos de todo o país, para ocupar a Sala A do CCBB Rio de Janeiro.

A série de exposições inéditas, em 10 individuais, começa com o Chelpa Ferro em munho de 2015, seguido das mostras de Fernando Limberger [RS-SP], Ana Hupe [RJ], Jaime Lauriano [SP], Carla Chaim [SP], Ricardo Villa [SP], Flávia Bertinato [MG-SP], Alan Borges [MG], Vicente de Mello [SP-RJ] e Floriano Romano [RJ], até julho de 2016.

Abrindo a temporada de exposições do prêmio, o grupo Chelpa Ferro (formado pelos artistas Luiz Zerbini, Barrão e Sergio Mekler) apresenta a instalação inédita “Sonorama”, na qual os artistas revestem o espaço com materiais acústicos reaproveitados do cotidiano e transformam a sala de exposição em um grande estúdio musical improvisado, ocupando o ambiente com objetos acústicos construídos pelo grupo e equipamentos de som.

A instalação surge do interesse no imaginário visual de estúdios de música, onde ensaios e gravações acontecem em meio a amplificadores, instrumentos, tapadeiras acústicas, caixas de som, cases e cabos. Com seu “Sonorama”, o Chelpa Ferro remonta esse espaço, explorando visualmente alguns elementos sonoros e criando um ambiente musical, como se ali fosse o estúdio em que costumam trabalhar. Para os fins de semana, estão previstas performances, ensaios abertos e improviso com convidados. Os encontros serão gravados e os áudios estarão disponíveis para o visitante ouvir durante a semana. A exposição segue até 13 de julho.

O Prêmio CCBB Contemporâneo é um desdobramento do projeto Sala A Contemporânea, que surgiu de um desejo da instituição em sedimentar a Sala A como um espaço para a arte contemporânea brasileira. O projeto realizou 15 individuais de artistas ascendentes de várias regiões do país desde o ano de 2010.

Compartilhar:
Notícias - 13/11/2015

Trienalle di Milano retorna após 20 anos

Um dos eventos mais esperados por designers do mundo todo tem sua próxima edição confirmada. A XXI Esposizione Internazionale della …

Notícias - 19/07/2018

Gosta de Street-Art? Conheça o Clube de Colecionadores Casa Jacarepaguá

A Casa Jacarepaguá é um espaço de criação e renovação.
Uma galeria de arte, residência artística e ateliê especializada em Street …

Notas - 18/04/2017

MUSIV.AR17: 1ª Exposição e Festival Internacional de Mosaic Contemporânea na Argentina

MUSIV.AR17 nasceu da ideia de divulgar o mosaico como arte, fora do seu uso como um revestimento ou decoração, bem …

Notícias - 13/06/2018

Filha processa seu pai por causa da pintura de Jean-Michel Basquiat

Uma feroz guerra familiar explodiu com a venda de “Flesh and Spirit” (1982-83), de Jean-Michel Basquiat, uma pintura a óleo …

Notícias - 01/02/2018

Obras e exposições de Chuck Close são alteradas por alegações de má conduta sexual ao artista

Em frente às alegações de má conduta sexual do artista Chuck Close, alguns museus começaram a alterar exposições. A National …

Notícias - 13/01/2015

Fortes Vilaça inaugura a mostra Coletiva de Verão

A Galeria Fortes Vilaça apresenta a mostra Coletiva de Verão, com obras de Ernesto Neto, Jac Leirner, Lucia Laguna, Marina …

Notícias - 29/06/2017

Max Beckmann: Noite de recordes para a Arte Moderna na Christie's

Christie’s alcançou um novo recorde de leilão para Max Beckmann durante a sua venda impressionante na noite de Arte Moderna …

Notícias - 17/12/2014

Paço Imperial inaugura quatro mostras simultâneas neste mês.

O Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a Associação dos Amigos do Paço …

Notícias - 26/10/2015

PARTE traz oficinas e diálogos com curadores, artistas, acadêmicos e gestores culturais

A PARTE Feira de Arte Contemporânea, que acontece entre 4 e 8 de novembro no Paço das Artes, completa cinco …

Notícias - 21/04/2016

34ª edição da Art Brussels 2016

A 34ª edição da Art Brussels estreia em um novo espaço, Tour & Taxis, um prédio da Alfâandega do século …

Notícias - 16/04/2017

Phillips passa a investir no mercado brasileiro

Uma das maiores casas de leilão do mundo, a antiga Phillips de Pury, está entrando com força no Brasil. Uma …

Notícias - 13/03/2015

SESC SP APRESENTA PROJETO LUGARES DE STELA BARBIERI.

O Sesc São Paulo realiza em três de suas unidades – Belenzinho, Bom Retiro e Santana – a segunda edição …