Caverna em Porto Rico se transforma em espaço expositivo

© Guayanilla–Peñuelas, Puerto Rico. Cortesia Dia Art Foundation. © Allora & Calzadilla. Foto: Myritza Castillo

Puerto Rican Ligths (Cuerva Vientos) é o novo projeto de Allora & Calzadilla, que consiste na instalação da obra de Dan Flavin, Puerto Rican Light (to Jeanie Blake), de 1965, dentro de uma caverna em Porto Rico, onde é alimentada com luz solar.

A peça foi comissionada pela Dia Art Foundation, de Nova Iorque, e pela Para la Naturaleza, de Porto Rico. Os financiadores incluem os filantropos baseados em Porto Rico, Robert e Encarnita Valdes Quinlan e a Teiger Foundation, sediada em Nova Jersey.

Allora & Calzadilla sublinham o papel da luz, natural e elétrica, na história moderna, assim como suas representações e significados. O trabalho mostra ecos claros de mitos e histórias associadas às cavernas (a caverna de Platão, por exemplo), ao mesmo tempo que destaca o valor das produções rupestres, os primeiros sinais de atividade artística humana há milhares de anos atrás.

A instação estará disponível até 23 de setembro de 2017 para visitação sob agendamento com grupos de até 6 pessoas. Segundo os organizadores, a trilha para a caverna dura cerca de duas horas.

Compartilhar: