Casa Daros deve fechar as portas no fim do ano

Em coletiva de imprensa no dia 13 de maio de 2015, os diretores da Casa Daros anunciam o fim das exposições no espaço. Após dois anos de grandes mostras, entre elas a antológica retrospectiva de Julio Le Parc, eleita exposição de destaque do ano pela Dasartes, a Daros pretende concentrar suas energias na Coleção Daros, sediada na Suíça e com obras figurando e incontáveis exposições ao redor do mundo.

 

As atividades se encerram após grande coletiva de arte cubana, prevista para encerrar em dezembro. Leia abaixo o comunicado divulgado pela equipe da Casa Daros:

 

Casa Daros: Coleção Daros Latinamerica abre novos caminhos

Amanhã, 13 de maio, às 11h, na Casa Daros, o presidente do Conselho da Coleção Daros Latinamerica, Christian Verling, o diretor artístico da Coleção, Hans-Michael Herzog, e o diretor da Casa Daros, Dominik Casanova, estarão à disposição da imprensa para mais informações acerca do futuro da Casa Daros. Segue abaixo comunicado oficial.

Após a exposição “Made in Brasil”, a Coleção Daros Latinamerica, sediada em Zurique, Suíça, irá exibir na Casa Daros, no Rio de Janeiro, a partir de setembro de 2015, a exposição “Ficción y Fantasía – Arte de Cuba”, com 140 obras de 15 destacados artistas daquele país. Com o fim da exposição “Ficción y Fantasía – Arte de Cuba”, previsto para meados de dezembro de 2015, a Coleção Daros Latinamerica irá abrir novos caminhos e focar suas atividades públicas no contexto internacional, e redirecionará a Casa Daros para um novo objetivo. A Casa Daros é parte do patrimônio cultural brasileiro, cujo impacto ressoa pelo continente, e como tal deve permanecer preservada como uma plataforma viva para a população do Rio.

A abrangente Coleção Daros Latinamerica, com 1.200 obras de 120 artistas, nascidos ou que vivem na América Latina, continuará sendo cuidadosamente mantida, e aumentará o número de exposições e empréstimos para prestigiosos museus e instituições ao redor do mundo.

Desde 2006, a Coleção Daros Latinamerica vem desenvolvendo com a Casa Daros no Rio de Janeiro uma parte importante da história cultural brasileira. A partir de 2007, paralelamente à monumental e detalhada obra de restauração e modernização de seu edifício neoclássico, a Casa Daros realizou diversas atividades públicas de arte e educação. Assim, surgiu um espaço singular para a arte e educação, que hoje é reconhecida como uma importante plataforma para o intercâmbio da arte latino-americana.

Desde 2013, a Coleção Daros Latinamerica realiza na Casa Daros exposições com suas obras de arte. Com cerca de 20 exposições, assim como numerosas performances, conversas abertas com artistas, oficinas e encontros criativos, a Casa Daros apresentou ao público os pilares essenciais da Coleção Daros Latinamerica, e estabeleceu um diálogo vivo sobre arte latino-americana, a partir de seu próprio continente.

Nos próximos meses, várias instituições no mundo irão exibir obras da Coleção, como a Fundación Proa, em Buenos Aires, o Museu de Arte de Wolfsburg, na Alemanha, o Bildmuseet de Umeå, na Suécia, e também o Miami Art Museum (2016), nos EUA. Além disso, a Daros Latinamerica também disponibiliza integralmente sua Coleção na internet, e criou visitas virtuais para as exposições “Made in Brasil”, “Fabian Marcaccio – Paintant Stories” e “Ilusões”[1], que apresentam ao usuário as obras com conteúdos multimídia e elementos interativos, que convidam ao diálogo. A visita virtual da exposição “Ilusões” ganhou o “Silver Awards” em duas categorias do importante prêmio suíço “Best of Swiss Web Awards 2015”. Além disso, a Daros Latinamerica é reconhecida pelas cuidadosas publicações sobre artistas e obras selecionados que faz regularmente, e possui, na Europa, a maior biblioteca especializada em arte latino-americana contemporânea, que inclui mais de 8.500 monografias e catálogos de exposições.

“Ficción y Fantasía – Arte de Cuba”

Há poucos países na América Latina que têm uma paisagem cultural e artística tão próspera e constante ao longo de décadas como Cuba. Apesar de todas as adversidades econômicas e políticas que dominam a ilha caribenha, o Instituto Superior de Arte, da Universidad de las Artes de Cuba, tem sempre revelado talentosos artistas.

Para a exposição “Ficción y Fantasia”, na Casa Daros no Rio de Janeiro, foram selecionados 15 artistas cubanos dos quais a maioria vive e trabalha em Havana. As mais de 140 obras pertencentes à Coleção Daros Latinamerica foram produzidas entre 1975 e 2008, cobrindo um período de tempo de mais de trinta anos.

A seleção não pretende abarcar todas as correntes artísticas de Cuba, mas busca transmitir uma excelente ideia das facetas mais importantes desta produção nas últimas décadas. O ponto central de todas as considerações e estratégias artísticas continua a ser a ilha de Cuba, a sua cultura e a sua história. O sistema singular de governo, bem como o bloqueio e a precária situação econômica continuam a ser, em larga medida, o centro das atenções.

A partir de uma distância crítica, desde uma fina ironia até o sarcasmo, está a análise política e social, vista nos trabalhos de Lázaro Saavedra, René Francisco Rodríguez e Tonel. As relações e contradições especificamente cubanas, frequentemente bizarras, são igualmente refletidas por Ivan e Yoan Capote, utilizando os mais simples materiais. O conceitualismo lúdico caracteriza os projetos no desenho, na sua maioria não realizados, de Los Carpinteros. A tensão entre a saudade e a realidade inevitável nos chega a partir dos trabalhos de Manuel Piña e Juan Carlos Alom, de uma maneira poética, enquanto Javier Castro, nos seus vídeos sobre o cotidiano, observa de forma inteligente a opinião do povo. Ana Mendieta e Tania Bruguera colocam, nas suas performances radicais, a sua feminilidade em relação à sociedade dominada pelos homens. Marta María Pérez Bravo analisa o seu papel perante o contexto iconográfico da Santería, uma das religiões sincréticas semelhante ao brasileiro Candomblé. José Bedia, Belkis Ayón e Santiago Rodríguez Olazábal discutem, por fim, sobre o mundo imaginário, misterioso, sobrenatural das religiões afro-cubanas.

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2017

Patricia Rebello vence Concurso Garimpo 2017 pela escolha do júri

Selecionada pela Dasartes entre os finalistas do Concurso Garimpo 2017, a artista Patrícia Rebello tem na mistura entre técnicas artísticas e registro …

Notícias - 06/10/2016

O Crato de Sérvulo Esmeraldo

A surpreendente exposição de Sérvulo Esmeraldo em sua cidade natal, o Crato, continua em cartaz até 15 de outubro, atraindo …

Notas - 19/02/2016

Morre em São Paulo o colecionador Marco Antônio Mastrobuono

Morreu em São Paulo no último dia 16 de fevereiro o colecionador Marco Antonio Mastrobuono, um dos maiores colecionadores das …

Notas - 10/06/2015

Lançamento do catálogo da exposição "Uma escultura na sala" de Eduardo Coimbra

O artista Eduardo Coimbra lança, quarta-feira, 17 de junho, às 19h, o catálogo de sua individual “Uma escultura na sala”, …

Notícias - 12/07/2018

Incêndio em galeria do Chelsea fecha temporariamente galerias de arte adjacentes

Paula Cooper, a antiga vendedora que ajudou a fazer do Chelsea um destino de referência para galerias em Nova York, …

Notícias - 29/11/2018

Madonna compra obra de artista "vândala" feminista de Montreal

A artista de rua de Montreal, MissMe, vendeu uma de suas obras, um autorretrato de sua série “Portrait of a …

Notícias - 25/03/2015

Exposição "Made in Brazil" reúne grandes nomes da arte brasileira na Casa Daros

A chegada da Casa Daros ao Rio de Janeiro, em março de 2013, ampliou o acesso do público carioca ao …

Notícias - 17/08/2017

Artistas são expulsos de cooperativa em demolição, em Pequim

No último dia 11 de agosto, membros da comunidade de artistas no distrito de arte de Caochangdi, no nordeste de Pequim, …

Notícias - 18/08/2016

Sp-Arte Foto 10 anos

Vem aí a 10ª edição da SP-Arte/Foto de 24 a 28 de agosto. Veja abaixo programação completa e galeria de …

Notícias - 14/04/2016

Galerias paulistas se preparam para a ArteBA 2016

A arteBA – Feira de Arte Contemporânea de Buenos Aires anuncia a lista completa de galerias participantes de sua 25ª …

Notícias - 13/04/2017

Art Berlin: Negociações para uma nova feira na capital alemã

Art Cologne, principal feira de arte da Alemanha, está em discussões com Abc Art Berlim Contemporânea para estabelecer uma nova …

Notícias - 27/04/2016

Recorde de expositores na Feira de Arte de Tóquio

A Feira de Arte de Tóquio retorna ao Fórum Internacional de Tóquio a partir do próximo dia 12 a 14 …