Carlos Cruz-Diez ganha homenagem no SCAD deFINE ART 2017

A Savannah College of Art and Design anuncia internacionalmente o renomado artista Carlos Cruz-Diez com o SCAD deFINE ART 2017 como homenageado e palestrante. A oitava edição deFINE ART – um programa anual de exposições de arte, palestras, apresentações e eventos públicos – acontecerá de 21 a 23 fevereiro de 2017 em locais SCAD de Savannah e Atlanta, Geórgia, e Hong Kong.

Cruz-Diez junta a uma lista dos principais artistas e visionários internacionais que também foram homenageados, incluindo Carrie Mae Weems, Xu Bing, Alfredo Jaar, Shirin Neshat, Marina Abramovic e Fred Wilson.

A universidade vai mostrar obras de arte de Cruz-Diez em uma exposição no Museu de Arte SCAD de 21 de fevereiro a 2 de maio de 2017. Composta de instalações site-specific e novos trabalhos, a exposição vai trazer a atenção para o experimental e a multidisciplinar natureza da prática de Cruz-Diez.

“Estou profundamente honrado e grato a SCAD, não só em meu nome, mas em nome da arte e dos artistas”, disse Cruz-Diez.

Cruz-Diez tem refinado sua inovadora teoria da cor e filosofia da arte durante uma carreira que se estende por mais de sete décadas.

A exposição é organizada por Storm Janse van Rensburg, principal curador de exposições da SCAD e Raquel Serebrenik Sultan (B.F. A., história da arte, 2015), em parceria com o estúdio do artista Articruz e da Fundação Art Cruz-Diez.

Sobre o artista

Francês-venezuelano, Carlos Cruz-Diez nasceu em Caracas.

Venezuela, nasceu em 1923, e viveu e trabalhou em Paris desde 1960. Ele é um grande protagonista no campo da cinética e da arte Op, um movimento que encoraja “uma consciência da instabilidade da realidade.” Seu corpo de trabalho estabeleceu-o como um dos principais pensadores do século 20 no reino da cor.

A pesquisa de Cruz-Diez, com base em três condições de cor (subtrativo, aditivos e reflexivos), tem contribuído para uma nova maneira de entender fenômenos da cor na arte, expandindo seu universo perceptual. Em suas obras, Cruz-Diez mostra que a cor, através da interação com o espectador, torna-se uma realidade em evolução autónoma, desprovido de anedotas, que evolui em tempo real e espaço. Seu trabalho inclui pesquisa, ele chamou Couleur Additive, Physichromie, indução Chromatique, Chromointerférence, Transchromie, Chromosaturation e Couleurà l’espace.

Suas obras estão alojados em coleções permanentes de prestígio em instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York, EUA; a Tate Modern, em Londres, Inglaterra; o Museu de Belas Artes de Houston, EUA; o Museu Wallraf-Richartz em Colônia, Alemanha; eo Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris e do Centro Georges Pompidou em Paris, França.

Compartilhar:
Notícias - 12/11/2018

O hospício de utopias falidas de Luis Camnitzer

No Museo Reina Sofía, o artista Luis Camnitzer empilhou uma grade de 80 blocos e envolveu-os em gaze marrom. Com …

Notícias - 13/01/2015

Fortes Vilaça inaugura a mostra Coletiva de Verão

A Galeria Fortes Vilaça apresenta a mostra Coletiva de Verão, com obras de Ernesto Neto, Jac Leirner, Lucia Laguna, Marina …

Notícias - 10/05/2018

Arábia Saudita e França se unem para projeto multi-bilionario histórico

Fonte: The Art Newspaper. Por Vincent Noce

A França e a Arábia Saudita chegaram a um acordo no mês passado sobre …

Notícias - 14/06/2018

Quanto ganha um artista?

O Creative Independent é um recurso de orientação emocional e prática para artistas de todos os tipos. Com o principal …

Notícias - 17/08/2017

Yayoi Kusama abrirá seu próprio museu em Tóquio

Yayoi Kusama anunciou através de seu site que abrirá um museu dedicado a seu trabalho em Tóquio no dia 1 de …

Notícias - 01/11/2016

DOTMOV Festival chega ao Rio de Janeiro

Dotmov é um festival multimídia internacional, criado no Japão, em 2003. Desde 2008, roda pelo mundo sua versão de vídeo …

Notícias - 05/05/2016

Prêmio ABCA divulga a lista dos vencedores da edição 2015

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – anunciou os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e …

Notícias - 31/08/2018

Semana de Arte em São Paulo, veja toda programação

Evento organizado em torno de uma feira internacional, que apresenta ainda uma série de atividades culturais exclusivas, será realizado no Pavilhão …

Notas - 13/08/2015

Filhote do Inhotim invade o Rio

Começa no 15 de agosto, sábado, às 15h, o Festival de Esculturas do Rio. Além de exposição coletiva de 27 …

Notícias - 02/02/2017

Anish Kapoor faz protesto anti-Trump

O controverso artista britânico-indiano Anish Kapoor reinventou uma imagem de parte de uma performance seminal do artista alemão Joseph Beuys …

Notas - 24/09/2015

Galeria Lume participa da edição 2015 da Odeón - Feria de Arte Contemporáneo, em Bogotá

Dando seguimento a sua agenda de feiras internacionais, a Galeria Lume participa da edição 2015 da Odeón – Feria de …

Notícias - 24/08/2017

Primeiro espaço dedicado aos cartazes abre em Nova York

Uma nova instituição cultural quer que você leve mais a sério sua decoração favorita de dormitório. A House Poster, o primeiro …