Capela Rothko é alvo de vandalismo por supremacistas brancos

Uma das instituições culturais mais queridas de Houston, a Capela Rothko, foi alvo de vandalismo na sexta-feira passada. Tinta foi derramada perto da entrada e na piscina refletindo a famosa escultura “Obelisco Quebrado”, de Barnett Newman, que é dedicada ao Dr. Martin Luther King Jr. O chão também estava cheio de panfletos com a frase “Não há problema em ser branco.”

A boa notícia é que nada foi permanentemente danificado, então os visitantes de Houston ainda podem continuar a desfrutar da capela. A má notícia é que, mais uma vez, a cidade mais diversificada da América é forçada a lembrar que temos um grupo de supremacistas brancos com problemas mal resolvidos no meio de nós.

David Leslie, o diretor, disse que em vez de esconder o ato de ódio dos visitantes enquanto a pintura estava sendo limpa, os docentes foram abertos com a presença dos visitantes de uma forma que puderam continuar honrando Martin Luther King Jr., a quem Newman dedicou sua escultura. “Queríamos continuar a nos envolver com os visitantes”, disse Leslie. “Nossa primeira resposta foi abrir de novo o mais rápido possível e não permitir que algo como isso silenciasse nossa mensagem”.

A capela Rothko – que foi projetada por Mark Rothko como um lugar para paz e introspecção, e contém 14 obras encomendadas pela familia Menils seis anos antes de sua morte – fica ao lado da Coleção Menil, a instituição que abriga a coleção do falecido casal de Houston. A dupla usou a fortuna do petróleo para montar uma das maiores coleções de arte da história do Texas e promover os direitos civis em uma cidade cada vez mais dividida. Eles apoiaram uma arrecadação de fundos para o Dr. King em 1967, e quando, mais de uma década depois, um spray racista pintou “White Power” e uma suástica na base do obelisco de Newman, houve manifestações pacíficas, e Dominique disse que o vandalismo deveria permanecer como um “distintivo de honra”.

O Rothko está considerando adicionar mais câmeras e outras medidas de segurança em resposta. Eles tinham uma segurança mínima antes, porque, seriamente, quem destrói a Capela Rothko?

Compartilhar:
Notícias - 09/05/2015

Livro reúne 30 anos de trajetória de Lia do Rio

Lia do Rio, conceituada artista contemporânea brasileira, em atividade desde a década de 80, terá, pela primeira vez, sua obra …

Notícias - 29/11/2018

Texugos estão sendo espancados até a morte na China para produzir pincéis, diz a PETA

Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA) está pressionando para que as empresas de fornecimento de arte parem de …

Notícias - 31/10/2018

MASP comemora 50 anos do edifício icônico de Lina Bo Bardi com seminário internacional

Na década de 1960, a grande novidade na paisagem da avenida Paulista foi a construção do MASP, projeto da arquiteta …

Notas - 21/10/2015

'O céu de chumbo' ilustrado por Caetano Dias

Caetano Dias realiza sua mostra “Céu de chumbo”, um compilado de trabalhos em fotografia, vídeos e objetos. O artista baiano …

Notícias - 05/03/2016

SIM Galeria e Delson Uchôa ganham destaque internacional

o site ARTSY andou pelos corredores dos dois piers da The Armory Show 2016 em Nova Iorque que este ano …

Notícias - 04/03/2015

Conheça as galerias participantes da 11ª edição da SP-Arte.

A 11ª edição da SP-Arte, que ocorre em 8/4 (abertura para colecionador4es e convidados) e entre 9 e 12/4 (público …

Notícias - 13/01/2015

Fortes Vilaça inaugura a mostra Coletiva de Verão

A Galeria Fortes Vilaça apresenta a mostra Coletiva de Verão, com obras de Ernesto Neto, Jac Leirner, Lucia Laguna, Marina …

Notas - 30/06/2015

Destaques da primeira noite do Leilão James Lisboa

Aconteceu no dia 29 de junho o primeiro dia do leilão de arte brasileira moderna e contemporânea realizado por James …

Notícias - 25/01/2015

A Embaixada do Brasil, em parceria com Rainhart Gallery apresenta "Arte de Pernambuco".

A exposição apresenta obras de 17 artistas do estado de Pernambuco, conhecido por seu dinamismo cultural, e reúne quatro gerações de artistas, …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Marcos Amaro abre mostra permanente em sua sede FAMA em Itu

Um panorama abrangente da arte brasileira, com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. Com esse mote, a Fundação Marcos Amaro …

Notícias - 20/11/2014

Curto Circuito: artistas curitibanos abrem suas portas

O espaço onde o artista desenvolve suas obras revela muito sobre seu trabalho e suas inspirações. Por isso, um grupo …

Notícias - 20/04/2016

PIMASP – Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo

De 19 de abril a 31 de maio de 2016, o MASP abre convocatória para o primeiro PIMASP –Programa Independente …