Brasileira Jac Leirner recebe o prêmio Wolfgang Hahn do Ludwig Museum

O Museu Ludwig em Colônia, na Alemanha, concedeu seu Prêmio Wolfgang Hahn 2019 a Jac Leirner. Como vencedora do prêmio deste ano, que é entregue anualmente a uma artista contemporânea, Leirner agora ganhará uma mostra na instituição, que também adicionará o trabalho da artista paulistana à coleção. Uma quantia máxima de € 100.000 (cerca de US$ 115.000) também será concedida a Leirner, embora o valor exato que ela receberá não tenha sido especificado em um comunicado. A vitória de Leirner marca a primeira vez que o prêmio foi para um artista sul-americano.

Leirner é conhecida por suas esculturas e instalações que exploram o que a artista chamou de “infinidade de materiais” – as maneiras pelas quais os objetos são coletados e reformulados para que tenham ressonância pessoal para seus proprietários. Em seu trabalho, materiais cotidianos, como bolsas, caixas de cigarro e etiquetas de bagagem, são organizados em padrões minimalistas, destinados a mudar a maneira como os espectadores entendem os papéis dos itens no mundo.

Ocasionalmente, ela direciona sua atenção para o próprio mundo da arte – para o trabalho de 1985/2018 “Museum Bags”, que será adicionado ao acervo do Museu Ludwig através de fundos da Sociedade de Arte Moderna de Colônia, sacolas plásticas de várias instituições são coladas juntas, de tal forma que elas não servem mais para seu propósito original.

Em um comunicado, Jochen Volz, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e jurado convidado do prêmio deste ano, disse: “Jac Leirner é um dos expoentes mais importantes da arte conceitual hoje, bem como dos chamados Institucionais. Crítica desde a década de 1980, suas esculturas, pinturas e instalações têm questionado a noção do original e o valor das obras de arte”.

Volz foi acompanhado no júri por Yilmaz Dziewior, diretor do Museu Ludwig, e membros do conselho executivo da Society for Modern Art.

Os últimos vencedores do Prêmio Wolfgang Hahn incluem Andrea Fraser (2013), Fischli / Weiss (2010), Kerry James Marshall (2014), Cindy Sherman (1997) e Haegue Yang (2018).

Fonte: Artnews

Compartilhar:
Notícias - 30/11/2015

Tunga expõe obra inédita e abre seu ateliê pela primeira vez para visitação

A 5ª edição do Festival Novas Frequências, evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul, acontece …

Notícias - 01/06/2017

Marchand americano é condenado a prisão

O negociante de arte, Perry Rubenstein, foi condenado a seis meses de prisão depois de não ter contestado duas acusações …

Notícias - 11/09/2015

Entrevista exclusiva com o casal Rubell

Em sua primeira visita ao Rio de Janeiro em 30 anos, o casal de colecionadores norte-americanos Don e Mera Rubell …

Notícias - 29/06/2017

Frida Khalo pelo olhar de seu amante e confidente

O Museu de Arte Latino-Americana (MOLAA), Los Angeles, mostra   as fotografias de Nickolas Muray da famosa pintora mexicana Frida Kahlo, em uma …

Notícias - 05/12/2016

Ferreira Gullar: Crítico de arte, artista e grande poeta

Em homenagem póstuma ao poeta Ferreira Gullar, que faleceu neste último dia 4/12, a Dasartes prepara a releitura de sua …

Notícias - 30/09/2016

ArtRio 2016 em imagens

Em sua quinta edição, a feira de arte internacional do Rio de Janeiro – ArtRio enfrenta um grande desafio. Reduzida …

Notícias - 29/06/2017

A incrível história da galerista que descobriu Rothko e Reinhardt

A lista das aventuras e realizações de Betty Parsons é imensa.

Como galerista, ela deu a Jackson Pollock, e uma miríade …

Notícias - 31/10/2018

MASP comemora 50 anos do edifício icônico de Lina Bo Bardi com seminário internacional

Na década de 1960, a grande novidade na paisagem da avenida Paulista foi a construção do MASP, projeto da arquiteta …

Notícias - 06/11/2018

FAMA inaugura três salas e expande a mostra O tridimensional na coleção Marcos Amaro

Disseminar a arte contemporânea brasileira é um dos pilares que regem a Fundação Marcos Amaro (FMA), instituição sediada na Fábrica …

Notícias - 27/08/2015

Adriana Varejão - Pele do Tempo

O Espaço Cultural Airton Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza, apresenta, de forma primorosa, a exposição Pele do Tempo, da …

Notícias - 07/11/2018

Selfie desastrosa danifica obras de Dalí e Goya

Um grupo de quatro meninas que tiravam selfies danificou obras de Salvador Dalí e Francisco Goya em um museu russo. …

Notas - 01/07/2015

Museu de Arte do Rio (MAR) recebe obras de Vera Chaves Barcellos

O Museu de Arte do Rio (MAR) acaba de receber obras da artista Vera Chaves Barcellos através de recursos da …