Bienal de Veneza: Pavilhão do Brasil recebe menção honrosa

Cinthia Marcelle

A artista mineira Cinthia Marcelle propôs a instalação “Chão de caça” [Hunting Ground] no Pavilhão Brasileiro, com a curadoria de Jochen Volz, recebeu a menção honrosa durante a Bienal de Arte de Veneza 2017, inaugurada em 13 de maio. A instalação é composta por um piso inclinado feito de grades de ventilação soldadas que ocupa todo o interior das duas galerias do pavilhão brasileiro. Entre os pequenos vãos das grades, seixos rolados dos arredores do local da exposição foram inseridos. Entrelaçados com a grade e os seixos, estão elementos escultóricos adicionais, uma série de pinturas e um filme tocando ininterruptamente.

Desenvolvido por Cinthia Marcelle em conjunto com o cineasta Tiago Mata Machado, o vídeo mostra um único enquadramento de um telhado sendo gradualmente desmontado a partir do interior, sugerindo uma rebelião ou uma fuga. Referencia-se às diversas rebeliões ocorridas em todo o mundo, Glasgow, Milão, Sri Lanka e Sydney, até o horrível massacre ocorrido nas penitenciárias brasileiras nos últimos meses. Naturalmente, o filme de Marcelle e Machado não menciona diretamente nenhum desses eventos, muito menos ilustra as reais condições de prisão. Veja imagens.

Fonte: Eduardo Costa (ArchDaily Brasil)

Ernesto Neto

O povo Huni Kui estará presente ao evento, por meio da exposição do artista plástico brasileiro Ernesto Neto que é inspirado na cultura desse povo.
Uma delegação constituída por lideranças Huni Kuin, entre eles o assessor para Assuntos Indígenas do governo do Acre, Zezinho Yube, o presidente da Federação Huni Kui do Acre (Fephac), Ninawa Inu Huni Kui, o conselheiro e liderança do Jordão Siâ Osair Sales, a liderança na aldeia São Joaquim, Siã Tadeu e duas mestras do Kene, Maria Carla e Ana Paula, foram convidados para participar da abertura da exposição.
A arte de Ernesto Neto exposta na Bienal de Veneza+! foi construída em composição com a arte tradicional Kene, desenhos geométricos que, segundo um dos mitos Huni Kuin, vieram do Yube, a jiboia encantada e é um relevante bem patrimonial desse povo.
Além de participar da abertura da exposição à viagem da Veneza teve o objetivo de divulgar a cultura indígena e viabilizar parcerias. Assim, alguns integrantes da delegação participaram de outras agendas como contatos com lideres e representantes de governos, apresentação de projetos e articulação de parcerias com a finalidade de beneficiar o fortalecimento da Fephac e do povo Huni Kuin como um todo.

Paulo Bruscky

Para tentar passar despercebido pela censura na época da ditadura, o recifense Paulo Bruscky fazia circular suas ideias por meio do serviço de postagem. Cartas, postais, fotocópias e anúncios de jornal eram seus suportes preferidos. Para a Bienal de Veneza, Bruscky escolheu o mesmo serviço: ele enviou trinta caixas à cidade italiana, que chegaram de barco e depois foram levadas por trinta carregadores até o local onde se concentra o evento.
Bruscky defende a ideia de que a arte e a vida andam sempre juntas – por isso, não poderia deixar de trazer uma performance que poderia passar despercebida, como um acontecimento cotidiano do evento. A diferença é que, dentro das caixas padronizadas e etiquetadas não havia obras de arte: elas estavam vazias. Com isso, ele faz uma crítica à falta de profundidade das obras contemporâneas que, a sua vista, são meros objetos de consumo.
Ele também apresentou um trabalho na qual artistas vestem camisetas que completam as palavras Poesia Viva.

Erika Verzutti

A artista paulistana participou da última Bienal de São Paulo, em 2016, e logo foi escalada para o time de brasileiros em Veneza. Ela apresenta a escultura Turtle, uma tartaruga de papel machê, e Pet Cemetery, uma série de obras feitas em concreto, bronze, resina e cerâmica espalhadas em um dos jardins da cidade italiana.
Para esta última série, Erika teve como referência imagens de túmulos de animais e as esculturas que seus donos colocam neles. Criou, então, esculturas de todos os animais que pudesse pensar, explorando diversos materiais e suas propriedades.

Compartilhar:
Notas - 29/10/2015

Athos Bulcão para todos os meses do ano

Já está no ar a campanha de financiamento coletivo do Calendário Ilustrado 2016 da Fundação Athos Bulcão. A partir de …

Notícias - 14/10/2015

Rubens Gerchman recebe selo da UNESCO

O conjunto documental “Arquivo Pessoal Rubens Gerchman” foi incluído no registro nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO – …

Notícias - 20/07/2017

Filha de Lygia Pape processa LG por possível uso de imagem de obra

Paula Pape, filha da artista brasileira Lygia Pape, processou a LG Eletronics Inc., no tribunal federal de Manhattan no mês …

Notícias - 18/05/2016

Anna Bella Geiger engavetando memórias

Anna Bella Geiger é uma das artistas brasileiras mais relevantes, tanto pela inquietação que a levou a experimentar diversos meios, …

Notícias - 10/01/2019

Abertas as inscrições para ocupação artística do Red Bull Station

O Red Bull Station promove a quarta edição do programa OCUPAÇÃO, que incentiva artistas e coletivos para ocupar espaços do …

Notícias - 15/12/2017

Revista Parkett anuncia o fim do impresso depois de 33 anos de publicação

A força colaborativa da revista Parkett se desenrola com artistas e escritores, com visões retrospectivas e futuras, mais uma vez. …

Notícias - 21/09/2015

MAM realiza a V Semana Cultural Sinais na Arte

Pioneiro no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais, o Museu de Arte Moderna de São …

Notícias - 16/04/2017

Phillips passa a investir no mercado brasileiro

Uma das maiores casas de leilão do mundo, a antiga Phillips de Pury, está entrando com força no Brasil. Uma …

Notícias - 02/06/2016

Arte tribal asiática

Cerca de 85 merchants internacionais de antiguidades e arte tribal e asiáticos estão se reunindo para a primeira edição das …

Notas - 01/12/2015

Gabinete de Arte k2o participa da feira Pinta em Miami

O Gabinete de Arte k2o é a primeira galeria de Brasília a participar de uma feira no exterior.

A galeria participa …

Notícias - 19/04/2016

Zanine ganha exposição em Nova Iorque

A galeria R & Company anuncia a sua primeira exposição de desenhos históricos de um ícone brasileiro do design, José …

Notícias - 13/12/2018

Adolescente alterado quebra obras raras de arte animal no Denver Art Museum

Um bizarro incidente de vandalismo no Museu de Arte de Denver resultou em 10 obras de arte danificadas no fim …