Bicicletas transformam-se em praças públicas na nova exposição do Bijari.

No dia 14 de março, sábado, às 15h, a Choque Cultural abre a exposição “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS”, do coletivo Bijari. A exposição se desenrola dentro do espaço expositivo da Choque e também nas ruas da Vila Madalena, onde se situa a galeria. O projeto “PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS” nasce da experiência cotidiana de transitar pela cidade e interagir com a carência de espaços públicos de descanso – como parques e praças. O projeto surge então como um dispositivo de ativação do espaço ao criar novas formas de convivência na cidade, convertendo temporariamente vazios urbanos em uma praça. A ideia é que qualquer pequeno espaço da cidade possa ter um banco, vegetação e uma sombra. Esses elementos são conectados na figura das bicicletas adaptadas que se transformam em pequenas praças articuláveis entre si.

“Com um guarda chuva/sol, bancos escamoteáveis e floreiras, a escultura-bike se transforma numa micro-praça-pública. E quando algumas dessas praças modulares se encontram, é possível formar espaços de convivência muito confortáveis e provocativos”, conceitua o curador Baixo Ribeiro. “Além das esculturas móveis, o coletivo apresentará uma série de composições gráficas em painéis lenticulares (que se alteram conforme a posição de quem a vê). Também está prevista para a abertura da mostra, uma intervenção no espaço público com a transformação da fachada da Choque e a instalação de uma obra na rua em frente à galeria”, adianta o curador. “”Pensamos nas formas como a arte pode se configurar como elemento transformador do espaço público. Nosso olhar se dirige às fendas através das quais podemos construir uma nova cidade”, pontuam os artistas do coletivo Bijari.

PRAÇAS (IM)POSSÍVEIS from BijaRi on Vimeo.

 

Compartilhar:
Notícias - 07/04/2016

Tudo sobre a SP-Arte

SP-ARTE 2016
PRIMEIRO DIA – QUARTA-FEIRA DIA, 06/04/2016

Já antes da abertura do portões, o clima no Pavilhão da Bienal era animado. …

Notícias - 22/06/2017

Um desfile de obras estelares no leilão do Século 20 na Phillips

A Phillips prepara sua noite do “Século 20 e Arte Contemporânea” de junho que vai reunir um amplo espectro de …

Notícias - 23/12/2015

Crise chega ao Parque Lage

2015, ano marcado por grandes crises e perdas para o mundo da arte, parece não dar trégua até os últimos …

Notícias - 07/03/2016

Petição é aberta em prol do EAV/Parque Lage e Casa França Brasil

A campanha aberta nesta segunda-feira já somam cerca de 1000 assinaturas. Com o título “Manter projeto artístico e pedagógico da …

Notícias - 28/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 3: Galeria Ybakatu de Curitiba participa pela oitava vez

A Galeria Ybakatu participará da 13ª edição da SP-Arte, evento que reunirá mais de 120  das principais galerias nacionais e …

Notícias - 23/11/2017

Bernardo Paz quer saldar dívida com obras do Inhotim

Segundo o jornal O Globo, o empresário Bernardo Paz, criador do Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto …

Notícias - 28/07/2016

De mestre para mestre: Tributo a Picasso por Redação

Obras gráficas de Pablo Picasso estarão no centro das atenções na nova exposição da galeria Künstlerhaus em Munique. A mostra …

Notícias - 03/11/2016

Feira PARTE em imagens - Primeiro Dia

A PARTE, feira de Arte Contemporânea, abriu nesta quarta dia 2 de novembro, no clube A Hebraica, mais uma edição, …

Notícias - 30/04/2015

VERBO anuncia artistas e performances selecionados

A 11ª. edição da Verbo (Galeria Vermelho) anuncia os artistas e performances que participam de sua edição que acontece entre …

Notícias - 17/03/2015

Gonçalo Ivo apresenta sua primeira exposição individual na Espanha.

O pintor Gonçalo Ivo, radicado há 15 anos em Paris, realiza exposição individual na Galeria Materna y Herencia, Calle Ruiz …

Notícias - 19/05/2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição do artista José Bechara

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 24 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na sala 06, a exposição “Nos intervalos …

Notícias - 31/03/2014

Conheça o Conselho do Patrimônio Museológico

O Jornal Folha de São Paulo divulgou os representantes da sociedade civil que comporão o Conselho do Patrimônio Museológico, responsável …