Banksy pego em flagra?

Um turista britânico alega ter fotografado o ilustre artista de rua Banksy em ação fazendo seu último mural em Belém, em Israel. O trabalho pintado em spray tem a mensagem “Peace on Earth” e apresenta um asterisco estilizado como a estrela do norte com letras finas abaixo “Termos e condições aplicáveis”.

O turista Jason Stellios diz que tirou a foto no momento que o artista anónimo estava dando acabamentos em uma nova obra em uma porta de madeira de um pátio adjacente à Gruta do Leite, uma capela católica na Cisjordânia dos territórios palestinos que atrai peregrinos e turistas. A foto mostra um homem de meia-idade de pé na frente da porta, agarrando uma lata de aerossol e um estêncil, e usando um chapéu de palha distintivo, um calção e casaco cinzas.

Falando ao Daily Mail, Stellios disse que não ocorreu que a pessoa que ele fotografou fosse Banksy até que ele começou a ver as noticias sobre o artista na Cisjordânia. “Eu estava conversando com as pessoas e eles disseram que queriam ir ver a nova peça de Banksy, que eu não conhecia e fui com eles até a igreja”, disse Stellios. “Eu então percebi que vi isso sendo pintado por spray alguns dias antes.”

No site de Banksy, que o artista usa para autenticar suas obras, há a confirmação de que o trabalho na porta era de fato um Banksy original.

Apesar do suposto encontro com o artista de rua anônimo, Stellios admitiu que nem gosta de Banksy. “Eu não estou muito interessado em arte de rua, mas estou bastante animado por ter visto ele em ação”, disse ele. “Banksy está ajudando as pessoas aqui pelo que ele está fazendo, mas não sou fã nem nada”.

Houve muitas especulações sobre a identidade do artista de rua mais famoso do mundo ao longo dos anos, mas até à data, ele permanece não identificado.

Compartilhar: