Banksy é intimado a grafitar Las Meninas de Velázquez, na Espanha

Canido é um distrito de Ferrol, na Espanha, e em 2008 lançou uma nova iniciativa para revitalizar a área. Para o projeto, optou-se pela cultura urbana e em suas fachadas, paredes e portas em todos os tipos de habitação foram feitas pinturas baseadas em “Las Meninas” de Velázquez. Este museu ao ar livre foi um sucesso e atualmente existem mais de 250 murais de artistas como Menchu Lamas, Antón Patiño, ou César Lombera Victor Coyote. Agora, os defensores estão fazendo de tudo para que Banksy possa aderir à iniciativa e fazer a sua própria interpretação de “Las Meninas” em uma das ruas de Canido. A 1906, cervejarias da família Rivera, não hesitou em apoiar o projeto.

Entrar em contato com o mais famoso artista de graffiti no mundo não é fácil, ainda mais por sua identidade real desconhecida. Ele só é conhecido por ser de origem inglesa e, portanto, a 1906, lançou uma campanha para localizá-lo.

Especificamente, eles têm colocado anúncios em outdoors pelo Reino Unido e mensagens para Banksy em jornais nacionais europeus como “The Times”, ” Daily Telegraph”, “La Repubblica”, “Le Parisien” e “The Guardian”. Os anúncios dizem: “Temos reservado um espaço para você em uma de nossas ruas onde você pode expressar livremente a sua melhor interpretação mais pessoal de “Las Meninas” e nos ajudar a fazer nosso bairro um lugar mais bonito para se viver. Estamos te esperando!” Assinado por moradores do bairro Canido Ferrol. A campanha está tendo grande impacto amplificado pelas redes sociais.

Os envolvidos para revitalizar Canido estão esperançosos de que Banksy não perca esta nomeação especial. Será no primeiro fim de semana em setembro, a data em que este bairro ferrolano estará cheio de músicos, escritores, fotógrafos e, claro, os pintores dispostos a estender esta galeria ao ar livre tão especial. Será que Banksy aparecerá?

Compartilhar: