Banksy confirma que está em Paris enquanto seus murais são vandalizados

O artista finalmente confirmou sua presença na capital francesa, enquanto outro trabalho não confirmado parece ser seu tributo às vítimas dos ataques terroristas de novembro de 2015.

Banksy está ocupado durante a sua estadia parisiense. Finalmente, ele confirmou no Instagram que realmente está na capital francesa, postando duas imagens de um rato travesso empunhando um estilete pintado atrás de uma placa de trânsito ao lado do Centre Pompidou, que abriga o museu de arte nacional moderno e contemporâneo da França. A legenda em um dos posts sugere que o trabalho é uma homenagem ao movimento de protesto de maio de 1968 na França: “Cinquenta anos desde a revolta em Paris, em 1968. O berço da moderna arte em estêncil.”

Outro trabalho (não confirmado) que se acredita ser do artista de rua britânico foi encontrado em uma das portas de saída de emergência do Bataclan, o local do show onde 89 pessoas foram mortas em um ataque terrorista de novembro de 2015. Ele apresenta uma figura feminina velada que parece estar de luto. É profundamente mais sombrio e contido do que os outros murais recentes atribuídos a Banksy em toda Paris, que incluíram referências históricas da arte elaboradas com comentários políticos muito ousados.

Na verdade, pelo menos um daqueles murais anteriores atribuídos a Banksy já foi vandalizado: o de uma garota pintando sobre uma suástica com uma estampa padrão de papel de parede rosa foi parcialmente pixado como tinta azul e marrom. Metade de um dos murais menores, em que um rato anda sobre uma rolha de garrafa de champanhe estalada, parece ter sido arrancado completamente da parede.

Outros murais de Banksy, no entanto, já ganharam protetores de acrílico. Uma reportagem em vídeo do jornal Le Monde mostra os murais de um homem oferecendo um osso e um rato usando um arco colorido sob o texto “mai 1968” estão sendo preservados, por enquanto. E fotos recentes do Instagram sugerem que o maior dos novos murais, uma referência ao icônico retrato equestre de Jacques-Louis David, “Napoleon Crossing the Alps”, também foi coberto com uma folha de acrílico.

Compartilhar:
Notícias - 21/07/2016

Bienal de Liverpool apresenta obra de artista indiano Sahej Rahel

O artista e escultor indiano baseado em Mumbai Sahej Rahel está apresentando suas criações na Bienal de Liverpool 2016, que …

Notícias - 30/10/2018

Tragédia inspira intervenção artística improvisada no Curdistão iraquiano

Nos arredores da cidade curda de Koya fica uma imponente fortaleza de tijolo bege que lembra uma base militar ou …

Notícias - 24/01/2019

Paralisação nos EUA coloca grande exposição de Tintoretto na National Gallery of Art em risco

O desfile de primavera da National Gallery of Art pode se tornar a mais recente vítima da paralisação parcial do …

Notícias - 26/04/2018

Primeiro Museu Palestino nos EUA abre em Connecticut

O mais novo museu de Connecticut não é onde se esperaria encontrar um museu. É no primeiro andar de um …

Notícias - 24/07/2017

Depois da tempestade, fogo destrói obras do Louvre

Após a notícia da semana passada de que várias obras da coleção do Louvre foram danificadas pela água de fortes tempestades recentes em …

Notícias - 29/01/2015

Projeto Permanências e Destruições ocupa diferentes áreas da cidade do Rio de Janeiro.

A destruição como condição de reconfiguração espacial. Foi a partir dessa ideia que o curador João Paulo Quintella criou o …

Notícias - 25/10/2018

Harold Gregor, pintor de paisagens do meio-oeste, morre aos 89 anos

Harold Gregor, que é mais conhecido por suas pinturas do meio-oeste americano, morreu aos 89 anos, segundo a Richard Gray …

Notícias - 17/11/2016

Kandinsky, Monet, Lichtenstein e Mira Schendel aquecem leilões de NY

Os leilões de arte contemporânea da Phillips e de modernos e impressionistas da Christie’s, no dia 16/11/2016, afirmaram que grandes …

Notas - 01/03/2016

Baixo Ribeiro da Choque Cultural em bate-papo exclusivo no Espaço Cult

Programa de comunicação intitulado “Lema: Planejamento, Criação e Relacionamento”, criado pela Agência Lema para o Espaço Cult, tem cinco dias …

Notícias - 07/08/2015

Osgemeos dominam a Times Square

A dupla de artistas brasileiros OSGEMEOS volta com seus icônicos personagens coloridos em um novo trabalho intitulado Conexão Paralela (Parallel …

Notícias - 29/06/2017

Frida Khalo pelo olhar de seu amante e confidente

O Museu de Arte Latino-Americana (MOLAA), Los Angeles, mostra   as fotografias de Nickolas Muray da famosa pintora mexicana Frida Kahlo, em uma …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Marcos Amaro abre mostra permanente em sua sede FAMA em Itu

Um panorama abrangente da arte brasileira, com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. Com esse mote, a Fundação Marcos Amaro …