As tatuagens de Carlos Vergara

“Os desenhos nos cadernos me interessavam, mas tinham um caráter de anotação. A proposta dessa exposição é dar a eles a potência do discurso. Vão para a parede como tatuagens”, comenta o artista.

Com curadoria de Fernando Cocchiarale, a mostra exibe trabalhos feitos com asfalto sobre MDF recortado, realizados a partir de desenhos selecionados em cadernos do artista, dos anos 1970 aos dias de hoje.

Entre o sólido e o pastoso, entre o poético e o plástico, entre o desejo de perpetuar e experimentar. A galeria apresenta a exposição Carlos Vergara – Inéditos, com cerca de 20 obras produzidaste nos últimos anos.

Todo o processo de making off da nova série poderá ser visto num vídeo assinado por Inês Vergara, que será exibido ininterruptamente na vitrine da galeria. A ideia é levar arte de forma gratuita e democrática para quem estiver passando pela calçada.

Além das tatuagens, Vergará ocupará a galeria com quatro múltiplos em 3D da série Mangue, iniciada em 2010, que tem como pretexto os manguezais da Barra, região onde o artista realizou intervenções artísticas de caráter público. Pinturas sobre telas, aquarelas e desenhos também estarão reunidos na mostra.

Sobre o artista

Carlos Vergara (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1941) iniciou sua trajetória nos anos 60, quando a resistência à ditadura militar foi incorporada ao trabalho de jovens artistas. Em 1965, participou da mostra Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um marco na história da arte brasileira, ao evidenciar esta postura crítica dos novos artistas diante da realidade social e política da época. A partir desta exposição se formou a Nova Figuração Brasileira, movimento que Vergara integrou junto a outros artistas, como Antônio Dias, Rubens Gerchmann e Roberto Magalhães, que produziram obras de forte conteúdo político. Vergara foi assistente de Iberê Camargo e realizou mais de 180 exposições individuais e coletivas de seu trabalho, dentre elas: as mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Salon de la Jeune Peinture, no Musée d’Arte Moderne de la Ville de Paris; Bienal de São Paulo (1963, 1967, 1989, 2010); 2ª Bienal de Medellín, Colômbia (1970); 39ª Bienal de Veneza (1980), Do Moderno ao Contemporâneo: Coleção Gilberto Chateaubriand, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (Portugal); Carlos Vergara 89/99, na Pinacoteca do Estado de São Paulo; 1ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, na Fundação Bienal de Artes Visuais do MERCOSUL, Porto Alegre (RS); Carlos Vergara Viajante (2003), no Instituto Tomie Ohtake; Carlos Vergara – a dimensão gráfica: uma outra energia silenciosa, no MAM-Rio (2010); e Carlos Vergara, na Almacén Galeria Unlimitedart, no Brooklyn, em Nova York (2010).

Compartilhar:
Notícias - 01/04/2016

Ícones da Pop Arte brasileira resgatam o movimento

A Ricardo Camargo Galeria leva para a edição 2016 da SP-Arte um recorte de representantes brasileiros do Pop Art e …

Notícias - 17/09/2015

Panoramas do Sul no Sesc_Videobrasil

Um recorte da produção cultural do Sul Geopolítico a partir das questões históricas, políticas, sociais e humanitárias ocupa a cidade …

Notícias - 15/04/2015

Instituto Moreira Salles e Fundação Biblioteca Nacional inauguram novo portal

No dia 17 de abril, às 11h, acontece o lançamento do portal Brasiliana fotográfica, uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional …

Notícias - 24/10/2017

Artur Lescher expõe em Paris

O escultor brasileiro Artur Lescher expõe individual no Palais d’Iéna, sede do Conselho Econômico, Social e Ambiental da Câmara de Comércio Internacional, …

Notícias - 04/02/2019

Arte Sesc promove exposições em todas as regiões do país

Carlos Vegara, Beatriz Milhazes e Artur Bispo do Rosário são alguns dos artistas que estão na programação do projeto Arte …

Notícias - 22/09/2016

Sem Título Galeria abre em Fortaleza

Quando um novo espaço de arte surge na cidade são novos modos de existir que passam a habitar o território. …

Notícias - 01/06/2017

Marchand americano é condenado a prisão

O negociante de arte, Perry Rubenstein, foi condenado a seis meses de prisão depois de não ter contestado duas acusações …

Notícias - 19/04/2016

Lume em Lima

Para a edição da ArtLima 2016, a Galeria Lume exibe em seu estande, 35 trabalhos de seis de seus artistas …

Notícias - 09/12/2014

Ação conjunta reúne galerias de Porto Alegre com programação especial

Gallery Night Poa é uma ação conjunta das galerias de arte de Porto Alegre que oferece ao público três noites …

Notícias - 15/09/2016

Carlos Cruz-Diez ganha homenagem no SCAD deFINE ART 2017

A Savannah College of Art and Design anuncia internacionalmente o renomado artista Carlos Cruz-Diez com o SCAD deFINE ART 2017 …

Notícias - 20/07/2017

Mostra de Modigliani é cancelada na Itália por denúncias de falsificação

Atualização 18.01.2018

As vinte pinturas apreendidas pela polícia italiana no verão passado de uma exposição de obras de Amedeo Modigliani realizada …

Notícias - 22/07/2015

Casa Daros se despede com arte cubana

Basta uma olhada nas primeiras imagens de divulgação da próxima exposição da Coleção Daros Latinamerica no casarão em Botafogo, RJ, …