As impressões digitais de Rembrandt são encontradas na superfície de uma pintura

Duas impressões digitais quase certamente pertencentes a Rembrandt foram descobertas em uma pequena pintura retratando Jesus, que será leiloada em Londres no próximo mês.

A obra, chamada “Estudo da cabeça e mãos entrelaçadas de um jovem como Cristo em oração”, um esboço de óleo rapidamente pintado em um painel de carvalho, está chegando ao mercado pela primeira vez em 60 anos e é estimada em cerca de £ 6 milhões.

George Gordon, co-presidente do antigo departamento de pinturas de mestres da Sotheby’s, disse que não foi possível confirmar 100% das impressões digitais pertencentes a Rembrandt, porque nenhum exemplo comparável foi encontrado. “Mas a descoberta das marcas na camada original de tinta ao longo da borda inferior torna sua conexão com o artista altamente credível”, disse ele.

Impressões digitais são freqüentemente encontradas no verniz de obras de arte – mas as impressões na pintura de Rembrandt estão na pintura original, o que significa que o artista pode ter pegado a arte enquanto ela ainda estava molhada.

A descoberta foi feita antes da inclusão da pintura na exposição de 2011 do Louvre, Rembrandt and the Face of Jesus, que posteriormente foi para a Filadélfia e Detroit. As impressões digitais foram publicadas pela primeira vez no ano passado.

Michel van de Laar, um conservador que viu pela primeira vez as impressões digitais com Arie Wallert, um pesquisador científico, disse que a pintura teria sido executada de uma só vez, uma prática conhecida como “ten eersten opmaken”. Envolve cores e camadas adicionais que são aplicadas apressadamente antes que o fooro seque. O método era propenso a manchas e só poderia ser realizado pelos mais habilidosos pintores, disse ele.

“A descoberta das impressões digitais é mais uma prova da velocidade com que o trabalho foi provavelmente executado, e fornece uma nova visão sobre a complexa e rápida técnica de pintura de Rembrandt”, acrescentou Van de Laar.

A obra de arte foi criada por volta de 1655 e o modelo, provavelmente um dos jovens judeus que viviam no bairro do artista em Amsterdã, teria sido escolhido por sua aparência marcante.

É um dos sete esboços à óleo sobreviventes que descrevem o mesmo homem que Cristo, embora haja um debate sobre quantas obras foram indiscutivelmente feitas por Rembrandt. Este esboço à venda, e outro no museu de arte Gemäldegalerie em Berlim, são aceitos como sendo feitos pelo artista.

A obra de arte estava até este verão emprestado ao Museu Rembrandt House, em Amsterdã. Antes de sua exibição no Louvre, ela ficou escondida em uma coleção particular por décadas, disse a Sotheby’s.

Van de Laar discutirá as descobertas em um evento na Sotheby’s em Londres em 30 de novembro. A pintura será leiloada em 5 de dezembro.

Fonte: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 24/11/2016

Leilão do antigo banco Santos arrecada R$ 11.8 milhões

Aconteceu nesta terça-feira (22) em São Paulo, o leilão presencial da coleção de arte da massa falida do Banco Santos. Comandado …

Notícias - 25/10/2017

Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC abre em Belo Horizonte com 65 artistas locais

Entre 27 e 29 de outubro, Belo Horizonte recebe uma iniciativa inédita e pioneira que vai movimentar seu cenário cultural, …

Notas - 26/07/2015

Oi Futuro apresenta o Festival Multiplicidade 2025_Ano 20

No ano de 2015, o Festival Multiplicidade aponta para o futuro e avança diretamente para o ano de 2025. Depois …

Notícias - 12/03/2015

Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo realiza novo Ciclo de Palestras

A APAP convida para a próxima palestra que será ministrada pelo professor do Departamento de História da Universidade de São …

Notícias - 18/05/2016

Gonçalo Ivo e a aurora amanhecida

A mostra “Aurora” reúne parte das 35 pinturas que ilustram a edição brasileira do livro Aurora, do pai do artista, …

Notícias - 24/10/2016

Héctor Zamora aterriza no CCBB São Paulo

De caráter original arquitetônico e geométrico, a obra do mexicano Héctor Zamora se constrói com frequência a partir de recursos …

Notícias - 11/05/2016

Burle Marx e Beatriz Milhazes no Museu Judaíco em Nova York

Em Nova York, o museu judaíco abre duas novas exposições que remetem a flora e natureza celebrando a obra do …

Notícias - 04/10/2018

Bilionário russo, dono de Salvator Mundi e Nu de Modigliani, processa a Sotheby's em US$ 380 milhões

A contínua e violenta batalha entre o bilionário russo de fertilizantes Dmitry Rybolovlev e Yves Bouvier, um comerciante de arte …

Notícias - 22/06/2017

ArtBasel em vendas: Economia lenta X Resultados impressionantes

Art Basel em Basel, é a melhor feira de arte do mundo, criando um grupo mais prestigiado de colecionadores e …

Notícias - 07/06/2015

Museu de Arte Sacra de Paraty reabre suas portas

Com a missão de pesquisar, conservar, expor e promover culturalmente o acervo de arte sacra pertencente às irmandades religiosas da …

Notícias - 12/04/2016

Fundação Louis Vuitton anuncia instalação de Daniel Buren

Com mais de três mil peças de vidro interferidos por 13 diferentes filtros coloridos, o emblemático edifício da Fundação Louis …

Notícias - 19/04/2018

Uma das cidades mais violentas do México ganha um parque repleto de arte contemporânea

A casa de pelo menos três gerações de traficantes, Culiacán é a capital de Sinaloa e uma das cidades mais …