As impressões digitais de Rembrandt são encontradas na superfície de uma pintura

Duas impressões digitais quase certamente pertencentes a Rembrandt foram descobertas em uma pequena pintura retratando Jesus, que será leiloada em Londres no próximo mês.

A obra, chamada “Estudo da cabeça e mãos entrelaçadas de um jovem como Cristo em oração”, um esboço de óleo rapidamente pintado em um painel de carvalho, está chegando ao mercado pela primeira vez em 60 anos e é estimada em cerca de £ 6 milhões.

George Gordon, co-presidente do antigo departamento de pinturas de mestres da Sotheby’s, disse que não foi possível confirmar 100% das impressões digitais pertencentes a Rembrandt, porque nenhum exemplo comparável foi encontrado. “Mas a descoberta das marcas na camada original de tinta ao longo da borda inferior torna sua conexão com o artista altamente credível”, disse ele.

Impressões digitais são freqüentemente encontradas no verniz de obras de arte – mas as impressões na pintura de Rembrandt estão na pintura original, o que significa que o artista pode ter pegado a arte enquanto ela ainda estava molhada.

A descoberta foi feita antes da inclusão da pintura na exposição de 2011 do Louvre, Rembrandt and the Face of Jesus, que posteriormente foi para a Filadélfia e Detroit. As impressões digitais foram publicadas pela primeira vez no ano passado.

Michel van de Laar, um conservador que viu pela primeira vez as impressões digitais com Arie Wallert, um pesquisador científico, disse que a pintura teria sido executada de uma só vez, uma prática conhecida como “ten eersten opmaken”. Envolve cores e camadas adicionais que são aplicadas apressadamente antes que o fooro seque. O método era propenso a manchas e só poderia ser realizado pelos mais habilidosos pintores, disse ele.

“A descoberta das impressões digitais é mais uma prova da velocidade com que o trabalho foi provavelmente executado, e fornece uma nova visão sobre a complexa e rápida técnica de pintura de Rembrandt”, acrescentou Van de Laar.

A obra de arte foi criada por volta de 1655 e o modelo, provavelmente um dos jovens judeus que viviam no bairro do artista em Amsterdã, teria sido escolhido por sua aparência marcante.

É um dos sete esboços à óleo sobreviventes que descrevem o mesmo homem que Cristo, embora haja um debate sobre quantas obras foram indiscutivelmente feitas por Rembrandt. Este esboço à venda, e outro no museu de arte Gemäldegalerie em Berlim, são aceitos como sendo feitos pelo artista.

A obra de arte estava até este verão emprestado ao Museu Rembrandt House, em Amsterdã. Antes de sua exibição no Louvre, ela ficou escondida em uma coleção particular por décadas, disse a Sotheby’s.

Van de Laar discutirá as descobertas em um evento na Sotheby’s em Londres em 30 de novembro. A pintura será leiloada em 5 de dezembro.

Fonte: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 30/11/2018

Robert Morris morre aos 87 anos

O escultor minimalista, pintor e crítico de arte norte-americano Robert Morris morreu de pneumonia no dia 28 de novembro em …

Notícias - 04/09/2015

Piero Atchugarry Gallery

A Galeria de Arte Piero Atchugarry é especializada em artistas contemporâneos italianos, uruguaios e americanos. A proposta trazida para participação …

Notícias - 10/12/2012

Carlos Vergara

Como se dá seu processo criativo?

Não tem regra. É trabalho. Na verdade, estou sempre em torno de um assunto, às …

Notícias - 09/04/2015

Waltercio Caldas em exposição inédita na Galeria Raquel Arnaud

“Ficção nas coisas” reúne trabalhos recentes e inéditos de Waltercio Caldas. As oito esculturas e os oito objetos de papel, …

Notícias - 11/05/2015

O Tate Modern se transforma em Museu da dança

Esta não é a primeira vez que a dança vai parar no museu. Em 2011, a exposição ‘Danser sa vie’ apresentou …

Notícias - 30/05/2018

Homem bêbado ataca uma das pinturas mais celebradas em museu de Moscou

Uma das pinturas mais famosas da Rússia foi danificada na sexta-feira em Moscou, quando um visitante embriagado na Galeria Tretyakov …

Notícias - 23/11/2017

Obra de arte pirotécnica de Cai Guo-Qiang para comemorar a primeira reação nuclear

Em 2 de dezembro de 1942, às 3:25 da tarde, o mundo inaugurou a “Era Atômica” quando o cientista Enrico …

Notícias - 06/01/2015

Emma Thomas expõe coleção de videoarte do acervo de Alfredo Hertzog

São Paulo, janeiro de 2015 – A galeria Emma Thomas abre a exposição “O que você vê, não é o …

Notícias - 14/05/2015

Circuito de galerias agita o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebe em maio a segunda edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre …

Notícias - 08/01/2015

Art Dubai: Marker 2015 e o foco do programa curatorial na América Latina

Marker é o programa de curadoria da Art Dubai, localizado dentro da feira, o programa foca a cada ano em …

Notícias - 13/06/2018

Filha processa seu pai por causa da pintura de Jean-Michel Basquiat

Uma feroz guerra familiar explodiu com a venda de “Flesh and Spirit” (1982-83), de Jean-Michel Basquiat, uma pintura a óleo …

Notícias - 26/02/2018

Pintura roubada de Degas é encontrada em um ônibus

Uma pintura de Degas roubada de um museu de Marselha em 2009 foi encontrada em um ônibus perto de Paris.

A …