Artistas são expulsos de cooperativa em demolição, em Pequim

No último dia 11 de agosto, membros da comunidade de artistas no distrito de arte de Caochangdi, no nordeste de Pequim, foram obrigados a evacuar de suas casas e estúdios.

Os artistas chineses Ai Weiwei e Wu Yuren, que estavam sob vigilância estatal durante muitos anos quando ainda moravam na China, publicaram em duas redes sociais, imagens gravadas durante os despejos em Caochangdi como gestos de denúncia.

Em seus vídeos, os artistas do departamento de arte da Cooperativa de Iowa, são acordados, com funcionários uniformizados que restringem o acesso ao local. À medida que os artistas são removidos à força de suas residências e estúdios pela polícia chinesa, os trabalhadores da construção civil sentam-se ao lado da entrada da comunidade, esperando para começar seu trabalho de demolição.

Os ocupantes da cooperativa de Iowa receberam uma notificação por escrito em 31 de julho, 1 e 5 de agosto, para deixarem o local, o documento citava a construção ilegal e uso de 6,1 hectares de terra como o motivo oficial para despejo e demolição. Para receber a chegada da equipe de segurança do estado chinês, os artistas da cooperativa montaram um “tapete arco íris” para os policiais de Pequim mobilizados para a operação.

Em vários vídeos, os policiais colocam os artistas para fora da comunidade, que lhes entregam um saco de lixo plástico cheio de notas de RMB (moeda chinesa) com valores de de 100, 50 e 5. Alguns artistas são vistos jogando punhados de notas e esvaziando suas sacolas. Os moradores que expressaram sua indignação quando confrontaram os oficiais, bem como aqueles que estavam relutantes em deixar seus espaços, foram agredidos pela polícia e arrastados para fora do bairro.

Após as expulsões em massa e as demolições que começaram há sete anos no distrito de Chaoyang em Pequim, a zona de arte Caochangdi perseverou em manter seu espírito utópico, tornando-se em casa para muitos artistas. No entanto, muito parecido com a maior colônia de artistas de Songzhuang – China, demolida no início de março – Caochangdi não estava isento dos planos do governo para a renovação econômica e urbana.

Com novos desenvolvimentos de alto nível e despejos de governo vigorosos, artistas chineses estão lutando para localizar um estúdio acessível e espaços de moradia em centros de arte da Ásia Oriental.

Compartilhar:
Notícias - 25/02/2016

A paixão segundo JL

O filme “A Paixão de JL” entra em cartaz nop dia 25 de fevereiro com estreia simultânea em São Paulo …

Notícias - 04/05/2017

Vito Acconci morre aos 77 anos

O artista de performance e designer Vito Acconci faleceu aos 77 anos.

A notícia foi divulgada no Instagram do escritor, curador e colecionador, …

Notícias - 01/09/2014

“Memórias Inapagáveis" seleciona trabalhos do Acervo Videobrasil

Realizada por conta de uma parceria entre o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil, a exposição “Memórias Inapagáveis …

Notícias - 02/02/2017

Museu subaquático abre na Espanha

O primeiro museu totalmente subaquático da Europa abriu oficialmente em 10 de janeiro de 2017 no leito do oceano, ao …

Notícias - 13/08/2014

Caixa abre edital para selecionar trabalhos de novos artistas

Para quem está iniciando sua labuta no mundo das artes, uma ótima notícia. A Caixa Econômica Federal abriu inscrições para …

Notas - 01/12/2015

A obra de arte contemporânea é apenas a ponta quebrada do lápis

Uma das maiores dificuldades da arte contemporânea é que, muitas vezes, o que é exposto é apenas um registro ou …

Notícias - 02/03/2017

Met de Nova York apresenta obras nativas americanas

O Museu Metropolitano de Arte (Met) em Nova York está exibindo a exposição “Obras-primas nativas americanas da Coleção Charles e …

Notícias - 02/08/2018

Usuários do Twitter recriam pinturas famosas com sanduíches

Recentemente, os usuários do Twitter, na Alemanha, começaram a fazer sanduíches que se parecem com pinturas de artistas famosos.

A ação …

Notícias - 25/10/2018

Em imagens: Conheça a primeira Bienal de Bangkok

Os planos para a primeira Bienal de Arte de Bangkok foram revelados pela primeira vez em uma cerimônia realizada na …

Notícias - 25/10/2018

Marc Quinn vai coletar duas toneladas de sangue de refugiados para nova obra de arte

O artista britânico Marc Quinn pretende extrair sangue de pelo menos 5 mil pessoas para sua nova instalação, a “Odyssey”, …

Notícias - 03/10/2016

O melhor e o pior da ArtRio 2016

Mais uma vez, a ArtRio abriu as portas para colecionadores e amantes da arte no Pier Mauá. Este ano, o …

Notícias - 04/05/2016

32ª Bienal de São Paulo divulga lista completa de participantes

Com abertura marcada para 10 de setembro, a Bienal anuncia a lista completa de 81 participantes da 32ª Bienal de …