Artista pendura retrato de Putin na suíte do Hotel Trump – e a pintura ficou lá por um mês

O artista Brian Whiteley alega que pendurou uma pintura do presidente russo Vladimir Putin em uma suíte do Trump International Hotel com vista para a Pennsylvania Avenue – e ninguém notou. Ele diz que expôs a pintura no luxuoso hotel em Washington, DC, como um comentário sobre o “culto ao autoritarismo” em torno dos aliados e apoiadores de Trump. Na grande pintura, Putin se senta, com as mãos cruzadas, colocando em primeiro plano um céu tempestuoso e a própria Casa Branca.

Whitely disse que o trabalho foi inicialmente pendurado em 01 de agosto de 2018, no quarto 435 do hotel, que está localizado a apenas cerca de 15 minutos a pé da Casa Branca.

O artista disse em um email:

“Numerosos convidados tinham ficado lá desde que eu coloquei a pintura e ninguém teve um problema com uma pintura de Vladimir Putin (com a Casa Branca ao fundo) pendurada no Hotel do Presidente … a passos da Casa Branca. Isso tudo me leva a acreditar que os convidados são totalmente dedicados ao presidente, não importa qual política ele abraça. Como muitos disseram, Trump trouxe um culto ao autoritarismo onde ele não pode fazer nada errado, não importa o quanto a transgressão seja flagrante.”

Ele diz que voltou no início do mês para pegar a pintura, dizendo aos funcionários do hotel que ele havia esquecido algo na suíte. “Eles me permitiram o acesso e eu consegui recuperar minha pintura, mas fui removido à força assim que o gerente viu o que eu estava recuperando”, afirma Whiteley.

O hotel, no entanto, diz que a situação é fabricada. Patricia Tang, diretora de vendas e marketing, disse: “Isso nunca aconteceu”.

Um amigo do artista que diz que ele participou do esquema supostamente registrou o quarto sob o seu nome e ajudou com o troca do retrato. Ele diz que, embora inicialmente hesitante em participar, ele cedeu aos pedidos de Whiteley.

A fonte disse que na noite em que eles ficaram no hotel, ele e o artista saíram para beber e trouxeram meia dúzia de partidários de Trump que estavam na capital do país para uma festa de aniversário. Ele diz que eles convidaram o grupo, também hospedado no hotel Trump, para uma saideira debaixo do santuário do político russo. (Ele disse: “Um deles até disse ‘Putin, porra, sim’. Eu fiquei impressionado”).

Ele afirma que algumas semanas após o evento inicial, ele foi novamente convencido a retornar ao hotel para recuperar o retrato:

“Eu acho que [Whiteley] trabalhou mais de 6 meses na pintura, então eu tive alguma simpatia nisso. Então voltamos de novo  … e então a tempestade de merda chegou. Nós entramos no hotel e nós lhes dissemos que nós esquecemos algo em nossa suíte. O porteiro / emburrado nos acompanhou até o quarto, nós entramos e vimos a pintura ainda pendurada, eu fiquei chocado. Eu tentei chamar a atenção do cara conversando com ele, mas eventualmente ele viu Brian puxar a pintura da parede (ela estava pendurada em cima de outra pintura que estava enroscada na parede). O cara pegou seu radio e ligou para a segurança ou gerência e logo eles apareceram. Brian teve que explicar que era a sua pintura e mostrou-lhe a sua identificação e assinatura na parte de trás da pintura. Eles não nos deixaram sair da sala por cerca de 20 minutos até que eles tinham inspecionado a suíte para se certificar de que não tinha feito nenhum dano ou não estavam roubando nada. Meu coração estava batendo o tempo todo. Em seguida, a segurança nos levou para fora do hotel bastante hostil. Foi um espectáculo.”

Compartilhar:
Notícias - 03/02/2016

MAM anuncia artistas selecionados para os Clubes de Colecionadores de 2016

Com o objetivo de incentivar o colecionismo da arte contemporânea brasileira, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta …

Notícias - 01/09/2014

“Memórias Inapagáveis" seleciona trabalhos do Acervo Videobrasil

Realizada por conta de uma parceria entre o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil, a exposição “Memórias Inapagáveis …

Notícias - 31/08/2018

Alexander Calder fez sua própria torradeira e porta-papel higiênico, e eles são incríveis

Alexander Calder era um virtuoso da decoração e dos gadgets do tipo “faça você mesmo”. A extensão de sua engenhosidade …

Notícias - 13/12/2017

Diego Rivera ganhará megaexposição em São Francisco

O Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA) e o City College of San Francisco (CCSF) anunciaram planos para …

Notícias - 10/06/2015

Reinventando a invenção

Que os artistas são grandes inventores não é novidade para ninguém: desde sempre inventam novas formas de ver o mundo …

Notícias - 14/08/2017

1ª Semana de arte abre em São Paulo

De 14 a 20 de agosto, acontece na capital paulista, uma feira de arte com conceito curatorial inovador, cercada de …

Notícias - 20/07/2017

Filha de Lygia Pape processa LG por possível uso de imagem de obra

Paula Pape, filha da artista brasileira Lygia Pape, processou a LG Eletronics Inc., no tribunal federal de Manhattan no mês …

Notícias - 12/03/2015

Ivani Pedrosa apresenta "Entretempos – O Indivíduo e a Cidade" no CCJF.

Camera obscura ( Latim, quarto escuro), espaço fechado com um orifício que permite a passagem da luz externa e projeta …

Notícias - 25/02/2016

Entrevista com o diretor da ARCOmadrid, Carlos Urroz

Em seu aniversário de 35 anos a ARCOmadrid traz grandes novidades, entre elas a primeira edição internacional da ARCO, em …

Notícias - 22/03/2018

Palais de Tokyo convida naturistas a visitar o museu completamente nu

Nunca antes visto na França: o Palais de Tokyo cria movimento e convida naturistas a visitar o museu nu.

Sessões de …

Notas - 01/03/2016

Natureza morta na Galeria Marcelo Guarnieri

A mostra coletiva irá explorar os aspectos encontrados na produção de seis artistas que tratam do gênero Natureza-morta. A mostra …

Notícias - 02/02/2017

Anish Kapoor faz protesto anti-Trump

O controverso artista britânico-indiano Anish Kapoor reinventou uma imagem de parte de uma performance seminal do artista alemão Joseph Beuys …