Artista austríaco quer abater um touro e atrai a ira dos defensores dos animais

Os defensores dos direitos dos animais pedem o cancelamento de uma performance na Austrália do artista austríaco Hermann Nitsch, um dos membros fundadores dos Acionistas Vienenses.

O evento em questão, que está programado para acontecer na Tasmânia em 17 de Junho, propõe super active levitra o abate de um touro antes do início da atuação. Atores e uma orquestra usarão a carcaça de animais para realizar um “ritual de sacrifício sangrento”, de acordo com o site da Dark Mofo, um festival anual de música organizado pelo Museu de Arte Nova e Moderna (MONA).

Em 18 de abril, o grupo ativista Animal Liberation Tasmania lançou uma petição on-line em change.org pedindo à cidade de Hobart para bloquear o desempenho porque “trivializa o abate de animais para uso humano, e condena um ser sensível à morte na perseguição de empreendimentos artísticos “. Até esse momento a petição havia sido assinada por mais de 6.000 partidários.

O diretor criativo de Dark Mofo, Leigh Carmichael, disse em um e-mail: “O trabalho de Hermann Nitsch em questão usa carne, peixe, frutas e sangue, artistas ao vivo e uma orquestra como parte do desempenho. O animal a ser utilizado está especificamente no mercado de abate. A carcaça será adquirida localmente e o animal será morto humanamente, aderindo aos padrões australianos”.

Em um post no blog em 19 de abril, o fundador do MONA, David Walsh, disse: “Para meus propósitos, é uma boa arte. Acredito que já tenha aumentado uma conversa sobre a adequação do abate, e no Dark Mofo não aconteceu ainda”.

A controvérsia segue o cancelamento em janeiro de 2015 de uma exposição de Nitsch na coleção Jumex na Cidade do México que também atraiu ativistas dos direitos dos animais. Em uma declaração divulgada na época, Nitsch disse: “Todo mundo que me conhece, sabe que eu sou um protetor de animais. Do meu ponto de vista, a agricultura de fábrica é o maior crime em nossa sociedade. “E você também deve ter uma rachadura em sua própria casa para começar colocar em ordem. Você deve, naturalmente, parar de comer carne e cultivos avassaladores, e você deve parar de fazer qualquer coisa que tenha custo (econômico, social ou ambiental).”

Compartilhar:
Notícias - 05/05/2016

Um burro ao vivo na Frieze NY gera filas mas enfurece ativistas

Este ano a Frieze New York terá um verdadeiro animal de fazenda ao vivo debaixo da tenda branca gigante na …

Notícias - 07/06/2015

CCBB-RJ inaugura exposição de seu novo prêmio

Em 2014, pela primeira vez, o Banco do Brasil incluiu no edital anual do Centro Cultural Banco do Brasil um …

Notícias - 06/09/2017

Umas das primeiras pinturas de Rothko nunca exibida nos EUA estará em exposição em Boston

Uma exibição imersiva de 11 obras-primas de Mark Rothko (1903-70), emprestado pela National Gallery of Art em Washington, DC, convida …

Notícias - 26/10/2017

Escultura de 14 metros substitui o mausoléu comunista em Sófia, na Bulgária

Uma nova escultura de 14 metros de altura do artista búlgaro Plamen Deyanoff, chamado “The Bronze House”, está instalada no …

Notícias - 30/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 8: Performances 2017, veja programação completa

Em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a SP-Arte apresenta um setor dedicado exclusivamente a performances.
Os …

Notícias - 06/07/2017

Família de Franz West ganha batalha legal sobre sua propriedade

A família do falecido escultor austríaco Franz West (Veja aqui matéria sobre o artista na Dasartes 61 – Página 48) …

Notícias - 16/02/2017

Conheça todos os artistas e pavilhões da Bienal da Veneza

A 57ª edição da Bienal de Veneza, intitulado “Viva Arte Viva” pelo curador Christine Macel, lançou a lista dos 120 …

Notícias - 13/04/2017

Thiago Rocha Pitta estréia segunda individual em Nova York

Marianne Boesky Gallery, em Nova York, está organizando a exposição “The First Green” de Thiago Rocha Pitta que estará em exibição …

Notícias - 07/05/2015

Belo Horizonte recebe feira de arte

De 23 a 26 de maio, cerca de 30 das melhores galerias de arte do país movimentam o Minascentro, em …

Notícias - 23/12/2015

Crise chega ao Parque Lage

2015, ano marcado por grandes crises e perdas para o mundo da arte, parece não dar trégua até os últimos …

Notícias - 25/10/2018

Marc Quinn vai coletar duas toneladas de sangue de refugiados para nova obra de arte

O artista britânico Marc Quinn pretende extrair sangue de pelo menos 5 mil pessoas para sua nova instalação, a “Odyssey”, …

Notícias - 10/05/2018

Depois de fracasso de vendas, Barbie Frida Khalo processa parente da artista

A Frida Kahlo Corporation está processando sobrinha do artista mexicana, alegando que ela está falsamente apresentando-se como alguém que tem …