Arte Sesc promove exposições em todas as regiões do país

Carlos Vegara, Beatriz Milhazes e Artur Bispo do Rosário são alguns dos artistas que estão na programação do projeto Arte Sesc que acontece com 12 exposições simultâneas nas unidades do Sesc em todo o país. A iniciativa, criada para promover as artes visuais modernas e contemporâneas, também abre espaço para jovens artistas oriundos de diversos estados do país, que integram mostras coletivas. Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, além de palestras e oficinas de arte.

“O Arte Sesc é uma das ações de grande relevância para democratização das artes visuais. Nesse sentido o Sesc mantém uma programação regular de mostras artísticas em mais de 190 centros culturais e centros de atividades, nas capitais e no interior em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal”, ressalta Caroline Souza, analista de artes visuais do Sesc.

Em 2019, o Arte Sesc contará com 12 exposições. A mostra “Carlos Vergara viajante – Experiências de São Miguel das Missões” apresenta, por meio de filmes, pinturas, monotipias e montagens fotográficas, a pesquisa do artista após uma visita à região onde ficam as ruínas do povoado gaúcho em que, no século 17, a missão jesuíta atuou junto aos índios. A exposição já passou por 16 estados e em fevereiro chega a Santa Catarina.

Um dos maiores expoentes da arte contemporânea, o sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) tem sua vida e obra contadas na exposição educativa “Grande Veleiro – ativação da obra de Arthur Bispo do Rosário” que esse ano fará dois circuitos simultâneos nas regiões Nordeste e Norte. Um deles começa pelo Ceará passando por Juazeiro do Norte entre março a maio, Crato de junho a agosto e Fortaleza entre setembro e novembro. O outro circuito será em Rondônia, Tocantins e Maranhão entre os meses de abril e novembro.

Depois de passar pelas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, a exposição “Beatriz Milhazes: um itinerário gráfico” segue a partir de fevereiro para Porto Alegre. Composta por nove serigrafias realizadas entre 1996 e 2003, a mostra também apresenta um livro da artista intitulado Meu Bem (2008), que traz referências do Rio de Janeiro como a calçada de Copacabana e o Carnaval.

Em “Carybé Ilustra Jorge Amado” 30 serigrafias criadas pelo argentino Carybé ilustram em aquarela a abertura da minissérie especial O compadre de Ogum de Jorge Amado. A exposição estará em Boa Vista entre abril e o final de maio, e de agosto a novembro em Salvador.

Compartilhar:
Notícias - 28/05/2015

Picasso, Carl Einstein e Negerplastik, 100 anos depois no Brasil

No campo da arte, ainda hoje, a noção de forma levanta discussões passionais tanto entre defensores como detratores. Sobretudo, se …

Notas - 29/10/2015

Bia Doria é premiada na 10ª Edição da Bienal de Florença

A artista plástica Bia Doria acaba de retornar ao Brasil com a medalha de 4º lugar recebida na X Edição …

Notícias - 25/10/2018

Brasileira Jac Leirner recebe o prêmio Wolfgang Hahn do Ludwig Museum

O Museu Ludwig em Colônia, na Alemanha, concedeu seu Prêmio Wolfgang Hahn 2019 a Jac Leirner. Como vencedora do prêmio …

Notas - 07/08/2015

Guerra e Paz, de Candido Portinari, de volta a Nova York

Doados pelo Brasil à ONU em 1956, os painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari (1903-1962), voltaram a fazer parte …

Notícias - 14/02/2016

Van Gogh e pós-impressionistas em São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), surpreende a a capital paulista com mais uma grande exposição, Vincent Van Gogh …

Notícias - 14/08/2014

Prêmio Gravura EAV Parque Lage + Mul.ti.plo já tem seus 3 finalistas

Quando alguém no Rio de Janeiro decide optar por um curso de formação em artes, uma das primeiras opções vem diretamente …

Notas - 05/02/2016

Casa Triângulo ganha novo edifício e apresenta seu calendário de exposições para 2016

O novo edifício da galeria tem aproximadamente 500m² e uma forte presença urbana. A arquitetura tem traços retos, como uma …

Notícias - 22/02/2018

Artista processa Kendrick Lamar por uso de suas obras em videoclipe

Kendrick Lamar e SZA roubaram uma artista utilizando sua famosa obra de arte e usando-a para promover a trilha sonora …

Notícias - 19/07/2018

Documentário mostra mais de 100 mil replicas de Van Gogh feita por chineses

O clichê do artista faminto assume novas dimensões em “China’s Van Goghs”, um documentário dos pai e filha co-diretores Haibo …

Notícias - 25/11/2015

Pinacoteca de São Paulo realiza exposição com fotos feitas por deficientes visuais

Os dez alunos do Curso de Fotografia para Deficientes Visuais, realizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), da Pinacoteca do …

Notícias - 25/11/2015

Semana de imersão cultural na Usina Santa Terezinha reúne mais de 15 artistas

Entre os dias 16 e 22 de novembro, mais de 15 artistas brasileiros, de variadas expressões culturais como música, cinema, …

Notícias - 12/11/2018

Vizinhos da Tate Modern levam o museu à justiça por questões de privacidade

A vista de 360 ​​graus do topo do Edifício Blavatnik, de 10 andares, da Tate Modern, oferece vistas inigualáveis ​​do …