Arte Presente – O Presente é a Realidade

A primeira edição do evento ARTE PRESENTE focada em Performance recebe a artista carioca Celina Portella para uma conversa informal no dia 23 de maio, a partir das 19h. Celina vai apresentar vídeos de seus trabalhos e falar sobre seu processo de criação, influências e referências.

Com o enorme sucesso da histórica exposição de Marina Abramovic em São Paulo, o evento pega o gancho para tratar o tema da Performance e a relação do público com o artista. Como se dá a troca de energia entre eles? O registro permite trazer para o presente a mesma verdade do momento da performance? As mídias criam novas dimensões, novos tempos, mas o presente é a realidade. Essas e outras questões serão tratadas na conversa.

Celina trabalha a questão do deslocamento do espaço virtual para o plano material e suas interações com o vídeo dão a característica de performance. Suas projeções possuem um caráter dimensional, projetam diversos planos simultâneos, e questionam a nossa percepção do real ao criar uma ilusão. Celina já realizou trabalhos no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, no Parque Lage e recentemente no Centro Municipal Hélio Oiticica no Rio de Janeiro. No Espaço Apis vai apresentar “Derrube” e “365 graus”.

A artista barcelonesa Camila Cañeque também estará presente com suas obras e uma instalação no cofre do Espaço Apis. A artista usa o folclore para sinalizar uma crise de identidade. Na Arco 2013 em Madrid foi expulsa por apresentar sua performance final da série “Dead End” no corredor da feira, sem permissão, o que a rendeu ser expulsa e sair em algumas matérias de jornal. Este trabalho estará em exposição junto com “Invitation to Violence” que apresentou no Museu Lázaro Galdiano durante a Arco 2015 e que também estará na mostra “Verbo” na galeria Vermelho em junho deste ano.

A programação musical desta primeira edição fica a cargo do músico cubano Rene Ferrer, sobrinho de Ibrahim Ferrer do Buena Vista Social Club, que apresentará uma mistura de ritmos caribenhos, brasileiros e africanos. Depois, o DJ Rodrigo Correia comanda a pista com um downbeat eletrônico.

Compartilhar:
Notícias - 21/12/2015

Incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa

Um incêndio de grandes proporões atingiu o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, na tarde de segunda-feira, 21 de …

Notícias - 15/03/2018

Artistas de rua estão pedindo um boicote a loja H&M

A nova campanha da H&M apresenta um modelo em sua linha de roupas esportivas “New Routine”, na frente do graffiti …

Notícias - 20/10/2016

MoMA surpreende com mostra sobre crise dos Refugiados

“Inseguranças: Traçando Deslocamento e abrigo”, é mais nova exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, com tema que …

Notícias - 23/12/2015

Crise chega ao Parque Lage

2015, ano marcado por grandes crises e perdas para o mundo da arte, parece não dar trégua até os últimos …

Notícias - 24/08/2017

Banksy é intimado a grafitar Las Meninas de Velázquez, na Espanha

Canido é um distrito de Ferrol, na Espanha, e em 2008 lançou uma nova iniciativa para revitalizar a área. Para …

Notícias - 20/11/2015

"Telas Urbanas" inicia a primeira etapa em Belo Horizonte

83 artistas contemplados pelo edital do projeto Telas Urbanas irão requalificar e transformar espaços urbanos, públicos ou privados de Belo …

Notícias - 13/08/2014

Caixa abre edital para selecionar trabalhos de novos artistas

Para quem está iniciando sua labuta no mundo das artes, uma ótima notícia. A Caixa Econômica Federal abriu inscrições para …

Notícias - 16/12/2016

Em janeiro: 8º Salão dos Artistas sem Galeria

A 8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), realiza, a …

Notas - 07/08/2015

Guerra e Paz, de Candido Portinari, de volta a Nova York

Doados pelo Brasil à ONU em 1956, os painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari (1903-1962), voltaram a fazer parte …

Notícias - 14/12/2015

Biografia não-autorizada de Banksy chega ao Brasil

A Editora Nossa Cultura lança Banksy – Por trás das paredes, uma biografia que desvenda a arte do grafiteiro Banksy, …

Notícias - 21/08/2014

PÓ DE CASA

Por quase dez anos, Brígida Baltar fez pequenas ações de armazenamento poético de substâncias domésticas, tais como gotas de chuva …

Notícias - 06/07/2017

Família de Franz West ganha batalha legal sobre sua propriedade

A família do falecido escultor austríaco Franz West (Veja aqui matéria sobre o artista na Dasartes 61 – Página 48) …